TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislexia

Tese: Dislexia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  7.257 Palavras (30 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 30

DISLEXIA

Dificuldade de Aprendizagem

Resumo

A escrita e a leitura são competências consideradas objetivos fundamentais na área da educação. Ao nível de escolaridade elementar, a leitura e a escrita constituem a base da aprendizagem e faz progredir para todas as áreas da aprendizagem. Inúmeros problemas podem causar o atraso ou a falta de aprendizagem. Dislexia é uma dificuldade especifica de aprendizagem que se apresenta na língua escrita. É especifica nos processamentos da linguagem para reconhecer, reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras, organizando-as corretamente. Escolas regulares podem receber alunos com dislexia utilizando procedimentos didáticos adequados que possibilitam o aluno desenvolver todas as suas capacidades, habilidades naturais. Uma intervenção adequada ao aluno disléxico é para a escola uma fonte de valorização do aluno, nas suas capacidades, da turma, na diversificação de aprendizagem e da escola na partilha, na inclusão e no sucesso.

PALAVRAS-CHAVE: dislexia, inclusão, sucesso.

INTRODUÇÃO

A dislexia é uma perturbação primaria da leitura e resulta de um processamento anormal da palavra lida em termos cerebrais. Estas dificuldades são inesperadas relativamente as restantes capacidades cognitivas da criança. A dislexia tem sido descrita como tendo uma base genética muito forte.

Dislexia, termo proposto, em 1917, por Hinschelwood, refere-se à dificuldade para aprender a ler encontrada em indivíduos saudáveis, de inteligência normal ou superior e sem deficiências sensoriais, Capovilla (2000, p.11).

Na educação, para atender as crianças com dislexia a instituição escolar tem um papel de grande relevância com uma importância estrutural no desenvolvimento do individuo. Entretanto, a escola ainda não responde com total eficiência o desafio de trabalhar com as necessidades educacionais das crianças especiais, especialmente às relacionadas com as dificuldades de linguagem como a dislexia. Sendo assim, a dislexia representa no momento atual um grave problema escolar, para a qual todos os profissionais da educação estão cada vez mais conscientizados. Pelas características culturais de nosso país, com a agravante da desinformação, a Dislexia tem sido de fato um de nossos mais sérios problemas sócio-educaionais,

Essa dificuldade de aprendizagem ocorre quando uma criança não lê bem ou não encontra sentido diante do texto escrito. Cabe à escola saber lidar com esses problemas com a intenção de melhor ajudar os alunos que sofrem com tais problemas.

A leitura e escrita são competências consideradas como objetivos fundamentais de qualquer sistema educativo, ao nível da escolaridade elementar. Segundo Dockrell (2000) a leitura e a escritura consistem em aprendizagens de base e funcionam como uma mola propulsora para todo e qualquer tipo de aprendizagem. Assim, uma criança com dificuldade nesta apresentará lacunas em todas as restantes matérias, o que provoca um desinteresse cada vez mais marcado por todas as aprendizagens escolares e uma diminuição da autoestima. A dislexia pode ser moderada ou severa, parece afetar mais homens do que mulheres, afeta crianças com vários níveis de inteligência e persiste ao longo da vida. Pode ser identificada precocemente em alguns casos, mas em outros se identifica quando são necessárias competências de leitura e de escrita mais complexas.

A desinformação dos pais e da escola brasileira, muitas vezes leva crianças e adolescentes a trilharem caminhos perigosos que acabam por desestruturar as suas vidas e o próprio corpo social em que ela vive. Diante das suas dificuldades educacionais, elas perdem-se, desestimulam-se e por fim, desistem. Todo esse sofrimento é fruto da falta de informações sérias e profundas a cerca da Dislexia e/ou dos Distúrbios da Leitura e da Escrita.

A dislexia acompanha a criança ou a adolescente no dia a dia em sua aprendizagem, não há dificuldade em compreender os conteúdos de aula, mas um reforço seria algo dificultoso para o aluno. É um distúrbio, e o que ocorre é uma equipe de saúde fornecer o diagnostico, e muitas vezes não conseguem fazer o acompanhamento, que é algo muito importante para uma criança dislexa. Muitas vezes a família acaba não sabendo lidar com a situação, procuram um profissional e dizem que o filho tem dislexia e por isso não se comportam em casa, mas temos que entender que uma criança dislexa tem dificuldades no processo escolar e não um mau comportamento.

Sendo assim, se faz necessário compreender melhor os motivos do distúrbio da dislexia no processo de aprendizagem aluno no cotidiano escolar principalmente em seus primeiros anos de estudo.

Este trabalho pretende, dentro de uma perspectiva de sensibilização, reflexão e informação, responder a uma necessidade que se faz essencialmente presente no atual sistema educacional. A desinformação entre pais e educadores, tem deixado de lado, sem socialização educacional, as crianças disléxicas e/ou com problemas de aprendizagem.

Definição

A palavra dislexia é derivada do grego "dis" (dificuldade) e "lexia" (linguagem), sendo definida como uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura. Entretanto, ela não é causada por uma baixa de inteligência. O que ocorre é uma lacuna inesperada entre a habilidade de aprendizagem e o sucesso escolar, sendo que o problema não é comportamental, psicológico, de motivação ou social (Associação Nacional de Dislexia, 2005).

A dislexia tradicionalmente é definida como um distúrbio específico de linguagem, de origem constitucional, que se caracteriza por dificuldades na codificação e decodificação de palavras simples e que pode ocorrer em sujeitos que têm instrução escolar adequada, inteligência, bom nível sócio-cultural e ausência de distúrbios cognitivos e sensoriais fundamentais. Este tipo de definição de distúrbio de linguagem se assenta em uma noção estreita de linguagem - em suas manifestações oral e escrita - que despreza seu funcionamento e se restringe a uma visão normativa de língua.

Ou seja, a dislexia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com