TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação acidentes aéreos

Por:   •  10/9/2016  •  Dissertação  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Em um acidente aéreo a complexidade de descobrir os motivos do mesmo e de quem é a culpa se torna maior porque depende dos resultados dos relatórios oficiais para alguma comprovação de especulações. Muitas vezes são muitos fatores envolvidos que juntos contribuem para um acidente e perguntas que precisam ser respondidas e não há um culpado.

No acidente áureo que ocorreu com Eduardo Campos, Oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentaram em seu relatório final quatro fatores que contribuíram para a queda do avião: a atitude dos pilotos, as condições meteorológicas adversas, a desorientação espacial e a indisciplina de voo entre outros que podem ter contribuído, mas não foram comprovados pela investigação de acordo com o relatório.

Analisando a atitude dos pilotos e a indisciplina de voo que de acordo com o relatório foram considerados fatores que contribuíram para queda. Segundo o Cenipa a Indisciplina de voo, sem motivo conhecido, houve um desvio da aeronave no momento da descida. Atitude dos pilotos no momento de aproximação do solo, o fato de os pilotos terem feito um trajeto diferente do programado destaca que eles não aderiram aos procedimentos previstos ao fazerem a aproximação da pista de pouso de modo diferente do padrão, o que terminou gerando a necessidade de arremeter que em acordo com as normas se mostra seguro tal procedimento. Nas gravações através do rádio o piloto informou que tinha tomado os procedimentos para pouso, mas a posição da aeronave era outra. Segundo normas e as medidas que evitariam o risco da queda, o piloto deveria ter feito duas curvas no espaço aéreo próximo à pista de pouso – chamadas “bloqueio” e “rebloqueio” –, mas seguiu direto em direção à pista, em uma espécie de “atalho”.

Diante das análises é sugestivo entender que as atitudes humanas fora de padrão previamente analisados e aprovados como medidas seguras e com menos probabilidade de acidentes, são mais viáveis e seguras mesmo que no momento se ache necessário manobras diferentes. Seguir os parâmetros e normas pré-estabelecidas pelos órgão competentes se torna imprescindível, as atitudes são relevantes para prevenção e seguir um roteiro seguro.

O documento não mostrou possibilidades de falhas da aeronave pela tragédia.

Referências bibliográficas

www.youtube.com/watch?v=l9SessQQ7Vk

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/imagem-inedita-mostra-o-que-sobrou-do-aviao-de-queda-em-santos.html

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (294.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com