TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade E A Formação De Professores

Artigos Científicos: Diversidade E A Formação De Professores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Formação de Professores para atuar com a diversidade: um desafio da contemporaneidade- Resumo

O mundo globalizado, cheio de mudanças em todos os campos, nos traz o questionamento sobre a nossa capacidade de aproveitar e dar sentido a esse processo de mudança. No meio desse questionamento se encontra a escola agregadora de diferentes opiniões e culturas, tendo como objetivo solucionar conflitos em relação às diferenças, em relação a ideia de mudanças, a quebra do paradigma e a formação de professores.

A partir dessas mudanças visa-se a construção de uma sociedade plural tendo como política o pluralismo cultural que tem como base a inclusão e a participação do cidadão, e as trocas culturais. Isso tudo desperta nos educadores a pergunta: “Estamos preparados para atuar com a diversidade?” trazendo o destaque para a formação de docentes, as mudanças contemporâneas e a diversidade.

É por meio da educação que há mudança da condição humana, por meio da educação o indivíduo adquire saber. Por isso a educação é substantiva, altera o ser humano (Vieira Pinto) e é por isso que se tenta procurar uma educação de qualidade que atenda a todas as culturas para assim construirmos uma sociedade plural, uma educação plural que respeite as diversidades. Contribuindo para isso existe várias leis e diretrizes aprovadas pelo Presidente da República e estão sendo criadas novas diretrizes curriculares para os cursos superiores de formação de professores que se coloca como uma das exigências que visam adequar o sistema educacional ao contexto histórico atual repleto de mudanças.

A sociedade brasileira é multiculturalista, diversificada, cheia de diferenças, e o movimento do multiculturalismo surge das reflexões teóricas acerca da importância da diversidade cultural, e faz-se necessário reconhecermos as diferenças e tomarmos atitudes não racistas e fazer com que a sociedade também aprenda, pois a educação é o arcabouço que propicia a mudança de comportamento e a possibilidade de nos fazermos críticos e reivindicadores da igualdade sempre que estivermos diante da injustiça e intolerância e a profissão docente sendo profundamente enraizada na prática cultural poderá fazer a sociedade se tornar plural.

A mudança nas investigações educativas está sendo constante, mudaram os paradigmas que fez com que acontecesse uma profunda mudança nos pensamentos, percepções e valores que formam a visão da realidade, com isso se dá o aparecimento de novas circunstâncias, de necessidade da diversidade e os limites de adaptabilidade. Nessa gestão de mudanças é preciso considerar como ponto-chave o processo de ensino , pois talvez o fator mais importante para alcançar um progresso e uma mudança educativa com êxito, e que tem muito a ver com a formação de professores.

A educação como fenômeno social total necessita ser planejada para ser atingida, ela possui um valor social que exerce muita influencia e provoca vários efeitos. A sociedade multicultural precisa ter a educação que respeita as diferenças e adapte, mas infelizmente ainda existe a exclusão dos grupos que não correspondem aos padrões étnicos culturais dominantes, necessitamos partir para a atuação para que acabe com as desigualdades e os preconceitos, isso se torna um desafio aos docentes, pois é pela educação que podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com