TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê MAT I

Dissertações: Dossiê MAT I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  5.384 Palavras (22 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 22

Dossiê MAT I Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais os conceitos da matemática aparecem na linguagem cotidiana? Dê exemplo de situações em que essa linguagem ocorre.

Os conceitos de matemática aparecem diariamente em nossa linguagem, na hora que o despertador dispara já estamos diante da matemática olhando a hora, quando cozinhamos usamos medidas, a distancia entre nossa casa e o trabalho, os horários que estamos sempre atentos para cumprir os afazeres, em meu trabalho me deparo com números de crianças, quantos funcionários há, elaboramos painel com datas de aniversario, diariamente estamos em contato com formas geométricas e números de telefones, sempre estamos fazendo contas para ver se o pagamento vai dar para pagar as despesas, vivemos fazendo cálculos estando desta forma sempre em contato com a matemática.

2. Quais os conceitos da matemática que se apresentam no corpo, na casa, nas ruas do bairro onde reside?

No nosso corpo temos o peso, altura, formas geométricas como a cabeça( circulo), o tronco(retângulo), os braços(cilíndrico), o nariz(triangulo), na casa temos as metragens dos cômodos, altura das paredes, formas geométricas como janelas, pisos quadradas, portas retangulares, telhado triangular, grades cilíndricas, na casa encontramos espaço e forma, nas ruas temos placas que indicam velocidade permitida, numeração das casas, comércios e instituições, distância percorrida, metragens das calçadas, formas geométricas.

3. No texto: Receita de Alfabetização, a autora Marlene Carvalho faz uma reflexão sobre o ensino. Com suas palavras justifique ou refute a opinião da autora.

A professora expõe no texto uma receita para alfabetizar, mas não existe receita e sim caminhos a seguir e quando esses caminhos não atingem a aprendizagem de todos devemos muda-lo, com intuito de alcançar melhores resultados. Não devemos usar sempre a mesma metodologia para alfabetizar e ensinar números, temos que estar sempre inovando para atender as necessidades de todos os alunos.

Observei no texto que a autora usa muito o método tradicional onde as crianças decoram apenas para tirar nota e passar de ano, vejo que isso ainda acontece, mas devemos usar métodos que o ensino se torne significativo para as crianças.

4. No texto: Aprendizagem escolar que processo é esse? Quais são as principais ideias apresentadas? Faça um breve resumo.

A aprendizagem escolar sempre foi estudada por pesquisadores e cientistas, nesses estudos os neurocientistas perceberam que os conhecimentos adquiridos pelo sujeito na convivência com a família, no social, e cultural vai dar subsídios necessários para o processo da aprendizagem escolar.

Começamos aprender desde o dia que nascemos, somos constantemente estimulados a aprender, um dos fatores que contribui muito com nossa aprendizagem é o meio cultural em que vivemos, pois um bom ensino é o que adianta o desenvolvimento. Desde pequeno a criança já vive em contato com a matemática mesmo sem saber, esse contato ocorre quando ela brincando de bola aponta no seu corpo a cabeça, a roda de um carrinho, esse contato esta internalizando a aprendizagem, sendo utilizado esse conhecimento na escola quando lhe for ensinado formas geométricas.

Tudo que falamos tem máxima importância para a aprendizagem escolar e para matemática, mas é preciso saber que para aprender os conceitos de matemática é preciso visualizá-lo e entender seus significados, pois ela refere-se a um conjunto de conceitos e procedimentos que comportam métodos de investigação e raciocínio, formas de comunicação. Precisamos mostrar para os alunos que não é impossível aprender matemática, temos que mostrar a eles uma matemática viva, que nasce com o aluno e ele mesmo vai desenvolvendo os meios de trabalhar, inserindo essa matemática na sua realidade. Temos que ensinar matemática partindo da realidade do aluno do que ele já conhece, fazendo relações com sua casa, seu corpo, com as ruas de seu bairro , desta forma vamos acrescentando os conteúdos científicos tornando essa aprendizagem significativa.

5. Como foi explicitado no texto 1 a compreensão dos conceitos formais da matemática?

Foi explicitado que os professores possuem um desafio na educação para organizar os ensinos e conteúdos de matemática e devem motivar os alunos a terem interesse em aprender. Portanto para que haja mais compreensão dos alunos é necessário ser trabalhado uma matemática viva, sempre partindo do que o aluno já conhece e da realidade que esta inserido.

6. Elabore uma atividade na qual os conceitos matemáticos de Espaço e Forma possam ser explorados.

A atividade elaborada para trabalhar espaço e forma na escola foi preparada a partir do que o aluno já conhece, seja na educação infantil ou ensino fundamental, sempre pensando em passar para a criança os conceitos corretos da matemática e sua função nesta questão. Trabalharemos na própria sala de aula e com seus objetos, após faremos desenhos, discussões e anotações que podem facilitar nosso conhecimento, avaliando-os de uma forma coletiva.

7. Descreva como esta atividade pode ser aplicada na Educação Infantil e posteriormente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Trabalharei com as crianças uma atividade dando ênfase espaço e forma, como já comentamos. Com todos os alunos sentados, explicaremos como será nossa atividade. Pediremos que cada criança desenhe a sala de aula, seus lugares na carteira e onde a professora fica, respeitando a ordem de todos os dias. Após terem elaborado o desenho vamos conversar sobre distancia. Exemplo: quem senta mais perto da professora, quem senta mais perto do quadro, ou da porta fazendo comparações com a distancia percorrida por quem senta na primeira e na ultima carteira, fazer uma analise dos objetos na sala e suas formas geométricas, contar as carteiras, cadeiras, após esse trabalho faremos um cartaz com a participação de todos do desenho da sala destacando as formas geométricas.

Na educação infantil, a mesma atividade será trabalhada da seguinte forma, vou expor o cartaz na sala e juntos faremos comparações com nossa sala, sobre o que é igual e o que é diferente, após apresentarei as crianças várias peças de madeiras em forma geométricas irei mostrando e pedindo para eles qual objeto na sala tem a mesma forma. Exemplo: ao mostrar um retângulo eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com