TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Conhecendo o Microscópio

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

“Conhecendo o Microscópio”

Kamyla da Silva Lima[1]

A invenção do microscópio trouxe grandes avanços para a ciência, trazendo benefícios para a raça humana. O transtorno vivido pelos seres vivos antes da descoberta desse instrumento era imensurável, as epidemias que não escolhiam raça, etnia ou classe social abalavam e destruíam tudo que tinha vida, inclusive a humanidade, que foi a mais afetada por essa série de doenças incontroláveis e desconhecidas, até então. Após o surgimento do equipamento e muitos estudos, pôde-se iniciar o combate e prevenção das doenças, o que ampliou ainda mais a ciência e o mercado de trabalho da mesma, trazendo diversas vantagens e evolução para todos.

Com tantas descobertas foi inevitável o reconhecimento e valorização da ciência, a procura por profissionais que atuam na área e interesse das pessoas em atuar na mesma se tornou mais frequente, o que nos trouxe até aqui. As razões por esse interesse é diversificado, como, busca por melhorias de vida, interesse em contribuir no avanço da ciência, amor pela área ou profissão, como é o meu caso, dentre outros. Uma destas alternativas ou a união delas nos fez ingressar no curso de Biomedicina, que nos levou até a aula de laboratório, da disciplina de biologia humana, ocorrida no dia 30 de agosto de 2018, no turno da noite, onde tivemos como companheiros de estudos apenas uma parte da turma, para que fosse melhor compreendimento as informações, e como docente Carla Fernanda Coelho de Melo Sampaio e seu auxiliar Francisco, técnico em laboratório.

O objetivo da aula foi a apresentação e explicação das funções das partes do microscópio. Dias antes de utilizarmos o laboratório do Centro Universitário Claretiano, foram dadas orientações e feita algumas exigências, conforme as normas da ANVISA/MS, quanto ao uso do ambiente, dos equipamentos e materiais encontrado no mesmo e como deveríamos estar paramentados para participar da aula. No dia em questão tínhamos que estar devidamente vestidos com calça comprida, sapato fechado, jaleco branco de mangas compridas, longo até os joelhos, estar com os cabelos presos e não usar acessórios.

Assim que entramos lavamos as mãos e colocamos as luvas de procedimentos, nos sentamos rente à bancada, onde estava sob a mesma o microscópio protegido por sua capa, a professora Carla nos entregou um mini manual de orientações, para melhor esclarecimentos sobre os nomes e funções das partes do equipamento em conhecimento. Em seguida a mesma autorizou a retirada da capa e nos ensinou o nome de cada parte do instrumento, que são, base ou pé, fonte de iluminação, estativo ou canhão, platina ou mesa, pinça, tubo óptico ou canhão, botão de liga/desliga a fonte luminosa, braço ou estativo, parafuso macrométrico e micrométrico, revólver e óticas oculares, objetivas e condensador com diafragma. Apesar do microscópio encontrado no mini manual ser diferente do utilizado na prática, por serem de marcas diversas e por esse motivo algumas de suas partes serem encontradas em locais diferentes no aparelho, consegui obter bastante conhecimento, com o auxílio da professora Carla e de seu auxiliar.

Após sermos autorizados e orientados a ligar o microscópio na tomada e no botão liga/desliga, podemos descobrir com mais percepção a função de algumas partes ainda não entendidas, esse compreendimento e exploração do aparelho só aumentou quando entregaram uma lâmina para cada aluno, sendo que cada uma delas continha um tecido e numeração diferente, somente após observarmos bastante a nossa tivemos a oportunidade de apreciarmos as demais. No total eram 16 lâminas, que tiveram a oportunidade de serem analisadas, sendo a de número 1 tecido do Rim, número 2 tecido epitélio estratificado(traquéia), número 3 tecido pele fina, número 4 tecido da traquéia, número 5 tecido do músculo liso, número 6 tecido da veia, número 7 tecido do esôfago, número 8 tecido cartilaginoso/ósseo, número 9 tecido estriado cardíaco, número 10 tecido do músculo estriado esquelético, número 11 tecido da glândula salivar, número 12 tecido linfoide(baço), número 13 tecido do apêndice, número 14 tecido do estômago, número 15 tecido do intestino grosso e número 16 tecido do pulmão.

Devido ao tempo curto de aula não tive a oportunidade de analisar melhor todos ou uma quantidade maior de tecidos, já que eu estava tentando focar no objetivo da aula, que era explorar e conhecer o microscópio e suas partes, então ao receber a minha lâmina tentei não tirar o foco do real motivo que nos levou a essa aula, que era adquirir o máximo de conhecimento sobre o uso e manuseio do equipamento, com isso acabei observando apenas 3 tecidos, o da lâmina de número 8 tecido cartilaginoso ósseo, 9 tecido estriado cardíaco e 12 tecido do baço, sendo que o tecido da lâmina de número 9 foi o mais analisado por mim, já que foi a lâmina entregue a mim no início da aula. Os outros dois tecidos eram das duas colegas que se encontravam sentadas rente a mesma bancada que eu, porém o tecido que me deixou mais deslumbrada foi o estriado cardíaco, pude vê-lo em 4 dimensões, através do conjunto de 4 lentes objetivas, onde mostram uma visão de 4X, 10X, 40X e 100X, em 2 tonalidades diferentes, uma mais clara e a outra mais escura, podendo ser regulada através do parafuso regulador da intensidade da luz, que fica próximo ao botão liga/desliga do microscópio utilizado por mim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com