TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Psicologia Organizacional E Gestão Comportamento, Clima E Cultura/

Exames: E Psicologia Organizacional E Gestão Comportamento, Clima E Cultura/. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a crescente competitividade impõe às organizações a necessidade de repensar as estratégias organizacionais de modo a focar esforços em fatores que representem efetivamente uma oportunidade de diferenciação. Nesse sentido, as teorias e práticas contemporâneas têm apontado os indivíduos como sendo a dimensão que merece maior destaque, uma vez que o retorno esperado é sempre frutuoso. Isso é especialmente válido para aquelas empresas que tem o seu core business baseado no conhecimento. Nesse tipo de organização, os processos diários são baseados na aquisição, criação, compartilhamento e utilização do conhecimento não apenas com eficiência, mas, sobretudo com iniciativa e criatividade. Nesse contexto, a Gestão das Competências torna-se uma ferramenta de gestão interessante para garantir que haja um cuidado com todo o caminho percorrido pelo homem em sua trajetória na empresa, desde sua seleção até sua alocação na organização, passando é claro por sua remuneração e reconhecimento.

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais voraz. Empresas cada vez mais exigentes, buscando profissionais capacitados para ocuparem seus quadros de liderança com perfil de multi especialistas, e, profissionais motivados, com boa formação para seu chão de fábrica. Por outro lado, os profissionais com suas limitações financeiras e de qualidade do ensino oferecido pelas instituições educacionais, O Restaurante Fellini por sua vez tem como base a toda a mudança, dando condições de trabalhos aos seus funcionários, proporcionando bem estar, com o desenvolvimento e implementação de uma Gestão por Competências reconhecendo a sua importância para o sucesso da organização, bem como apontando as principais dificuldades encontradas, espera-se com isso contribuir com a gestão de pessoas em outras organizações de forma a minimizar seus desafios.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente fala-se em gestão de pessoas, ao invés de recursos humanos. O que alterou foi a forma de pensar e considerar as pessoas de uma organização como simples recursos humanos organizadas,considerando atualmente uma nova abordagem de seres dotados de inteligência, conhecimentos,habilidades,atitudes, personalidades,aspirações,percepções que ajuda nas organizações a atingir seus objetivos e metas.

Com diversas mudanças, ao todo o contexto de ambiente de trabalho tornou-se turbulentos e imprevisível. Em plena era da informação, as áreas de uma organização devem gerenciar pessoas que trabalham em conjunto, pessoas inteligentes e produtivas, capazes de responder as responsabilidade, com iniciativas próprias e dotadas de habilidades e conhecimentos difusos, e ai que na busca de melhorias que o proprietário do Restaurante Fillini, situado no Bairro Leblom na Zona Sul do Rio de Janeiro desde 1993 vem trabalhando para proporcionar o diferencial em sua empresa, um empresário bem sucedido e um bom sucesso em seu segmento.Não se trata de administrar apenas pessoas, mas de administrar com as pessoas, esta é a nova forma e concepção.O recurso mais importante de qualquer organização, um capital muito especial, não pode e não deve ser tratado como mero recurso organizacional.

Nelson no começo de sua carreira teve muitas dificuldades mas superou problemas graves não se deteve na lembranças de momentos difíceis,mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida,para que pudesse chegar a este patamar de sucesso. Um deles foi quando decidiu abrir uma pizzaria no sistema fast-food, pizzas em pedaços, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o que acabou não dando certo, pois a localização do empreendimento não era favorável a tal empreendimento e produto. O segundo momento foi quando decidiu comprar um imóvel na Zona Sul, Leblon, e abrir seu próprio restaurante. O preço do Imóvel foi muito tentadora, aparentemente a localização parecia ser como base o seu sonho, embora o ponto comercial fosse considerado micado, a comida era boa, Nelson não não estava sabendo de como gerenciar o seu próprio negocio, como por exemplo o primordial que era a propaganda e markentig, e com isso não obteve sucesso esperado.

O cenário atual remete-nos a futuros empregos voltados para tarefas ou projetos de duração definida, já que as empresas estão mais interessadas por produtividade imediata. Trabalhos realizados já não são garantias de emprego. O profissional será selecionado pela aptidão potencial e a capacidade de se adaptar aos diversos desafios de mudanças setoriais em uma empresa, ou seja, ser um multi especialista. Logicamente, que estamos falando de profissionais para cargos de liderança, porém, dos profissionais para chão de fábrica também lhes será cobrado maior capacitação. Com todas as inovações admitidas na empresa do século XXI, é praticamente inadmissível que um operador não saiba trabalhar com informática. E contrário causa desinteresse, depressão, apatia, insatisfação, etc. Para o gestor é fundamental tratar as pessoas como seres dotados de características próprias de personalidade, motivações, valores pessoais e não somente como recursos dotados de habilidades, capacidades e conhecimentos. É importante perceber o ambiente e tratá-lo de forma a melhorar sempre mais o clima, não se esquecendo do seu papel como administrador. Somente então que Nelson ao ver a sua necessidade de crescimento foi em busca de novidades para implantar em seu restaurante como por exemplo visitando com correntes sendo como a concorrência trabalhava lendo revistas, jornais, com isso mudou do sistema “à La carte” para o de cobrança por peso,o cardápio foi totalmente modificado para dar melhor impressão aos clientes , buscou profissionais competentes, responsáveis e eficientes,Nelson aprendeu a se inteirar-se das novas práticas existentes no mercado,aprendeu a se atualizar com o mercado de seu segmento participando de vários congressos, pelo mundo a fora, lendo livros sobre Marketing e Gestão de Pessoas, se atualizando em empresas credenciadora em seu ramo de atividade, e com tudo se aperfeiçoando sobre administração sempre tentando encontrar ideias para que o seu empreendimento tivesse o diferencial de suas concorrentes.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com