TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento E Psicologia Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento E Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações são maneiras encontradas pelo homem, de atingir os objetivos em comum.

Já o comportamento organizacional é a maneira como os indivíduos agem dentro da organização e como isso influencia o seu desenvolvimento.

Desta maneira as organizações empresariais buscam conhecimento, para que possam melhorar essas relações, gerando melhores resultados.

Cada pessoa tem característica e comportamento próprio, porem numa analise geral, toma-se as partes como o todo. Assim como em cada função desenhada na organização, existe uma expectativa comportamental a ser cumprida.

O comportamento organizacional tem o dever de compreender essa organizações e o que as influenciam. Aprimorando sua capacidade de previsão e trabalhando de forma que os indivíduos tenham padrões mais eficazes.

Já a cultura organizacional é tudo aquilo que é respeitado, valorizado e propagado pelas pessoas que fazem parte da mesma.

Essa cultura que é uma mistura das influencia de várias naturezas, desde o criador/fundador da empresa, passando pelo momento histórico e a maneira que foi criada, gerando assim sua personalidade.

Apesar de servir como guia para os seus, esta cultura também é desenvolvida a partir dos próprios e da chegada de novos indivíduos que podem a influenciar.

Isso estabelece uma identidade, gera integração e adaptação ao ambiente de trabalho.

Processos seletivos dentro das organizações procuram, colocar o individuo adequado a cada função, porem muitas vezes comete erros como, seleção estereotipada ou por efeito de semelhança.

A socialização na empresa também é muito importante, pois faz com que o funcionário entenda o que é esperado dele e ele passa a produzir de acordo com as expectativas, gerando comprometimento.

Quando há falhas neste processo, causa grande rotatividade trazendo custos a organização.

Toda organização possuem culturas e contra culturas (aquela que se opõe abertamente a cultura dominante) sendo vencedora aquela que melhor se ajustar ao seu contexto.

A melhor forma de estabelecer que uma cultura seja forte é reforçar os padrões desejados de comportamento e divulgando os valores da organização e atraindo funcionários com valores similares.

Os lideres também são grande influenciadores e causam identificação e espelhamento por parte dos novos funcionários.

Outras coisas como os rituais, historias organizacionais, heróis, símbolos materiais e linguagem organizacional reforçam a cultura.

As mudanças organizacionais tendem a gerar insegurança pois conflitam com a cultura institucionalizada. E normalmente as pessoas são resistentes à mudanças. Treinamento ou envolve-las nos processos decisórios, são medidas que contribuem para aceitação.

Estruturas organizacionais são resultado do tamanho das organizações.

A estratégia, o tamanho, a tecnologia e o ambiente determinam o tipo de estrutura de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com