TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-commerce

Monografias: E-commerce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  4.342 Palavras (18 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 18

Logística do E-Commerce no Brasil

RESUMO

Na última década o Brasil vem obtendo considerável crescimento econômico, que levou o país a um cenário de estabilidade e crescimento econômico e aumento do crédito ao consumidor. Neste mesmo período o mundo passa por uma revolução tecnológica com lançamentos de produtos e serviços numa velocidade nunca antes vista. O crescimento da venda de computadores pessoais e do uso da internet no Brasil nos últimos anos, associado ao contínuo desenvolvimento da banda larga impulsionaram o hábito de compras online. A indústria de comércio eletrônico no Brasil vem se desenvolvendo consideravelmente de forma a atender essa demanda, dado esse fato, torna- se necessário entender sua Logística, para identificar sua eficácia com relação ao nível de serviço, processos e custos operacionais.

Palavras - chave: e-commerce – internet – vendas.

1. INTRODUÇÃO

Com o processo de inclusão digital e os avanços tecnológicos em que a sociedade brasileira vem sendo submetida nas ultimas décadas o uso da internet como ferramenta de entretenimento, informação e atividades que possam agilizar os processos do dia a dia como, por exemplo, compras em geral e o uso dos bancos vem sendo utilizado cada vez mais pelos brasileiros.

O e-commerce (Compras realizadas pela internet) vem sendo utilizado cada vez mais em função da praticidade de realizar a compra na comodidade e conforto da sua casa e receber o seu produto em um curto espaço de tempo.

A popularização dessa atividade e aumento de demanda contribuiu para o surgimento de novas empresas no setor e o aumento da concorrência entre as empresas que ampliaram suas atividades e passaram a oferecer além dos serviços de sua loja física o serviço on-line.

Com a crescente demanda desse serviço a eficiência logística das empresas vem sendo colocada a prova todos os dias, sendo que esse aumento da demanda foi incompatível com a capacidade das empresas de se organizarem e planejarem sua atuação nesse novo cenário.

O despreparo de algumas empresas tem impactado negativamente a imagem da atividade de e-commerce além da organização que não tem conseguido atender ao cliente no tempo acordado no ato da compra.

Diante da realidade exposta acima resolvemos pesquisar as debilidades do comércio eletrônico no país a partir da seguinte pergunta problema.

Quais são as debilidades do e-commerce no Brasil?

Objetivo Geral:

• Identificar as debilidades do e-commerce B2C.

Objetivos específicos:

• Analisar o comércio eletrônico e suas perspectivas no mercado brasileiro

• Identificar o fluxo da logística de distribuição do e-commerce

• Elencar os principais obstáculos que acometem a logística do e-commerce.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Conceito do E-Commerce

Segundo Wigand, (1997), genericamente falando, comércio eletrônico inclui diversas formas de atividades econômicas conduzidas através de conexões eletrônicas. Entretanto Peixoto (2001) define e-commerce como um modo de realizar eletronicamente compras e vendas de produtos e serviços por consumidores ou companhias através de transações eletrônicas.

Com os grandes avanços tecnológicos iniciados em meados da década de 90 e propagação da internet, as empresas passaram a utilizar cada vez mais esses recursos eletrônicos em seus negócios, ganhando rapidez, eficiência e uma considerável redução de custos. O uso do e-commerce esta cada vez mais popular por trazer características que beneficiam o negocio e o cliente.

Novaes (2007) enumera algumas das suas principais características:

Tabela 1: Características do e-commerce

Fonte: Novaes 2007

O e-commerce é dividido em varias modalidades baseada na relação entre os atores do mercado (Empresa, Cliente, Governo) trazendo assim 5 possíveis modalidades de classificação do e-commerce:

B2B - Business-to-Business, comercio eletrônico entre empresas;

B2C - Business-to-Costumer, comercio entre empresas e consumidores;

C2C - Costumer-to-Costumer, comercio eletrônico entre consumidores;

G2B - Governement-to-Business, comercio entre governo e empresas.

G2C - Governement-to-Costumer – comercio entre governo e consumidor.

2.2. E-Commerce no Brasil

Nesta ultima década o Brasil passou por um processo de inclusão digital e popularização da internet e redes sociais, criando uma demanda de produtos e serviços do e-commerce, as empresas enxergaram esta oportunidade e estão investidos no negocio.

Se tratando de vendas de produtos no Brasil no modelo B2C, o e-commerce começou ate um crescimento no ano de 2001 com diversas lojas iniciando suas atividades on-line, desde então as vendas tendem a aumentar, no período de 2001 o setor de comércio online passou por um intenso crescimento (cerca de 50% ao ano), segundo os dados do site E-commerce. org.

Gráfico 1: Faturamento do e-commerce no Brasil

Fonte: Ebit, acessado em www.ecommerce.org.br

Tabela 2: Faturamento do e-commerce no Brasil

Fonte: Ebit, acessado em www.ecommerce.org.br

Analisando os dados do gráfico, vemos o quanto o e-commerce em 10 anos tem crescido no Brasil sem interrupções, segundo Prof. Dailton Felipini, mestre em administração da FGV, os consumidores do e-commerce no Brasil, está comprando com mais frequência, em maior quantia e valor, e com a inclusão digital a demanda esta aumentando diariamente, comprar pela internet no Brasil está deixando de ser novidade e virando um habito.

Muitas empresas surgiram no Brasil para atender esta nova demanda, onde quando falamos de e-commerce B2C temos que destacar a B2W - Companhia Global do Varejo, empresa de comércio eletrônico no Brasil. Ela surgiu em dezembro de 2006 a partir da fusão entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com