TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Artigos Científicos: EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Corporativa consiste em desenvolver nos colaboradores de uma organização suas habilidades e conhecimentos, para que, alinhados aos objetivos da organização, possam torna-la mais competitiva no mercado.

Entenda-se como Educação Corporativa todas as atividades realizadas para modelar, difundir e aplicar conceitos, teorias e todo tipo de conhecimento, no contexto de uma organização, e entre os membros dessa organização, outras organizações que interagem com a primeira, diferentes públicos relacionados e membros da comunidade impactada pela organização em questão, com o propósito de tornar tal organização mais capacitada para alcançar seus objetivos. (CHRISTOVAN T. Maria Carmem, 2008).

Learning Organization nada mais é do que a “Organização que aprende”. Na realidade, tanto essa quanto a teoria de Educação Corporativa, são duas teorias muito parecidas, sendo que se diferem apenas no fato de que o Learning Organization não envolve apenas os colaboradores, motivando-os a por em prática suas habilidades, mas engloba também o aprendizado através de mudanças na empresa como um todo, ou seja, transforma o aprendizado individual em aprendizado organizacional.

Learning Organization abrange não somente a aprendizagem e desenvolvimento de indivíduos, mas também a criação e adoção de estruturas, políticas e procedimentos que permitam que o aprendizado individual torne-se aprendizado organizacional (WEY, Maria Luiza, 2007)

Fazendo uma comparação entre os conceitos de Learning Organization e de Educação Corporativa notamos que os dois são bem parecidos, entretanto tem-se algumas diferenças: estruturar a organização e as pessoas é o objetivo das duas praticas, mas com um olhar mais clinico dos tipo de sistemas vemos as diferenças.

No conceito de educação corporativa, segundo as teorias, as empresas têm que ter um sistema mais estruturado, principalmente no alto escalão, onde as idéias surgem, pois é de lá que irá sair à estratégia de como serão feitos os processos. Enquanto que o Learning Organization tem a função de fazer as pessoas aprenderem a aprender, ou seja, a formulação da estratégia tem que ser de fácil entendimento para que desde o chão de fabrica até a diretoria participem.

Nesse contexto vemos que o Learning Organization pode ser mais aplicado em serviços pesados onde se trabalha mais com as mãos do que com a cabeça, ao invés da outra teoria que deve ser aplicada em pessoas mais estruturadas intelectualmente, porém as duas podem coexistir dentro da mesma empresa. Uma montadora, por exemplo, tem o seu chão de fabrica onde os trabalhos são mais pesados, nesse caso o learning organization seria melhor, o individuo precisa ter um estimulo para começar a aprender, para que com o passar do tempo os mesmos vão se soltando para então começarem a compartilhar os conhecimentos, para isso a organização tem que criar um clima favorável para que esses pensamentos se multipliquem.

Nessa mesma montadora a alta administração pode desenvolver um trabalho aprimorar seus gerentes de chefes intermediários, mostrando a eles as estratégias da empresa a médio longo prazo, por exemplo, nesse cenário as abordagens tendem a serem mais especificas e estruturadas com uma complexidade um pouco maior, ao mesmo tempo esse tipo de abordagem pode ser passada para o pessoal do operacional, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com