TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação De Jovens E Adultos (eja)

Dissertações: Educação De Jovens E Adultos (eja). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  1.528 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento de Aula EJA

Tema da Aula:

A História do Descobrimento do Brasil e os Índios.

Turma:

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Recursos:

Computador, Caça- Palavras, Vídeo e Historia do Brasil e do Índio.

Estrategias:

Apresentação de Caça- Palavras e Leitura de Texto.

Objetivos pretendidos:

– Estudar os principais fatores que condicionaram a expansão marítima do século XV e discutir sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

– Desenvolver e sensibilizar os alunos sobre a importância de conhecer a história dos índios, seus usos, costumes e hábitos alimentares.

– Compreender a importância das nossas raízes e incentivar o respeito as diferenças.

– Estimular a flexão sobre as verdadeiras origens e como os antepassados foram importantes para o desenvolvimento do Brasil.

– Apresentar o potencial do registro histórico para se entender melhor o mundo.

– Demonstrar como as novas tecnologias podem ser uteis para abordar processos históricos.

Avaliação:

Neste trabalho temos objetivo explicitar a importância de incluir os alunos da EJA na era digital. Realizaremos isto através de uma abordagem multidisciplinar, unindo o período histórico referente ao descobrimento do Brasil a novas tecnologias digitas.

Nos dias atuais, além da importância do saber ler e escrever, também há necessidade de ter noções básicas e poder ter contato com a tecnologia. Possibilitar a inclusão dos jovens e adultos neste mundo digital garantirá aos alunos da EJA maiores possibilidades de inserção social. No entanto, para concretização deste ato ainda há muito a ser implementado e superado, visto que envolve alguns fatores como: falta de professores capacitados para lidarem com as tecnologias; a dificuldade de adquirir os meios tecnológicos e manuseá-los dos alunos de mais idade da EJA; entre outros. Esses entraves tornam mais difíceis à aprendizagem em relação à tecnologia, dificultando a inserção digital dos alunos da EJA. Podemos afirmar que ainda há muito a ser feito para transformar a situação destes jovens e adultos.

Desta maneira, inserir abordar um tema histórico junto ao meio digital pode vir a facilitar o entendimento das novas tecnologias aos alunos do EJA, além de mostrar as funcionalidades destas novas ferramentas.

A História do Descobrimento do Brasil e os Índios.

Apresentação:

A “Descoberta do Brasil” é o termo que se convencionou utilizar para marcar a chegada dos portugueses às terras desconhecidas do outro lado do Atlântico.Com uma nova rota para as Índias em mãos, D. Manuel, então rei de Portugal, decide mandar sua primeira missão ultramarina pelo novo caminho, porém pouco sabiam das surpresas que os aguardava pelo caminho.

Em 9 de março de 1500, zarpam de Lisboa os treze navios que formaram a esquadra comandada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral. Em 22 de abril do mesmo ano ele aportou em terras até então desconhecidas para os europeus. A princípio, os portugueses acreditaram que o local era apenas um monte em uma ilha qualquer em meio ao oceano, e ali rezaram a primeira missa em terra firme desde o princípio da viagem. O lugar recebeu o nome de Monte Pascoal - hoje Porto Seguro, na Bahia.

Após algumas explorações no novo território, surgiu entre os portugueses uma dúvida: o lugar era apenas uma ilha? A princípio, acreditaram tratar-se de fato de uma ilha, que recebeu o nome de Ilha de Vera Cruz. Ao descobrir que esta ideia era um erro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com