TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Obrigatório Educação de Jovens e Adultos EJA

Por:   •  6/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE SUMARÉ

Antonia Lucineide A. P. da Silva RA: 1114027

 

Estágio Obrigatório Educação de Jovens e Adultos EJA

Relatório de estágio obrigatório na educação de Jovens e Adultos (EJA) do curso de graduação de pedagogia da faculdade Sumaré – Tatuapé I, Orientado Lilianne Sousa Magalhães.

SÃO PAULO

2014


RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NO

 EJA –  Educação de Jovens e Adultos  

  1. Ano letivo: 2014          semestre 8º

2.        Identificação 

2.1. Instituição/escola: Colégio Mary Ward,

2.2. Disciplina ou outra atividade: Educação de Jovens e Adultos

2.3. Nome do(a) prof(a) ou do(a) responsável: Nair D.Vieira Gil

2.4. Data: 28/08/2013 à 08/09/2014 Período: das 18 horas às 20 horas

2.5. Classe/série/Outra modalidade: 2º ano 1º segmento

  1. Dados da sala de aula

Realizei o estagio de EJA no colégio Mary Ward. Nessa sala os  tem  entre 25 e 60 anos de idade, e as carteiras estão sempre bem organizadas, à sala é bem espaçosa podendo assim comportar todos os alunos. Eu fui bem recebida pela professora e alunos que me deixaram muito a vontade. Quando cheguei à professora me contou que havia iniciado atividades com poemas para os alunos, de Cora Coralina (1889-1985), ela me disse que os alunos gostavam bastante de trabalhos com poemas e poesia, pois eles se aproximavam bastante de suas vivencia me explicou a importância de escolher textos, poemas e poesias e até mesmo musica, por exemplo, que se aproxime da historia de vidas de cada um, assim esses alunos despertaram mais fácil a curiosidade e o interesse pelas leituras proposta.

  1. Aspectos físicos e interação aluno-aluno

Os alunos de forma geral são organizados com os conteúdos que a professora propõe troca experiência o tempo todo, com exceção dos mais jovens que notei não ficar muita a vontade para falar, relacionado ao assunto poema e poesia, então a professora bem atenta para não perder o foco desses alunos propões que os mesmos lessem um poema que ela trouxe para a sala é claro que perguntou se eles gostariam de ler e se sentisse a vontade para fazê-lo um dos alunos aceitou e fez a leitura, no final relatou que gostou de participar fazendo a leitura. Houve um relato de um aluno com idade aproximadamente 60 anos que disse. ”Gosto das aulas em que usa a leitura, porque aprendo coisas sobre o mundo”. Fiquei surpresa e ao mesmo tempo emocionada.

De acordo com Paulo Freire, fica claro que o educador sabe que no meio do caráter coletivo, convivem elementos de bom senso na experiência popular, ou seja, a participação exercida como  senso comum de todos. Por outro lado, o dialogo, o aprendizado e o respeito ao saber popular, não podem levar o educador a uma visão complacente que não contribua para inflamar o debate e o despertar para descobertas fantásticas. Pois aprender com o  outro, no dialogo com seus semelhantes nos faz perceber que "ninguém educa a ninguém, ninguém tampouco se educa sozinho, os homens e as mulheres se educam entre si, midiatizados pelo mundo". Freire (1993).

  1. Observações a respeito da aula e do desenvolvimento do aluno

Notei que a aula foi bem interativa, observei que a professora respeita as especificidades dos alunos, possibilitando que esses alunos de Eja aprendam a ler e escrever cada um no seu tempo e a sua maneira. Percebi que a professora conversa constantemente com os alunos sobre as estratégias que adota, incentivando os alunos a sugerir atividades que os agrada é claro que a professora media as escolhas adequando sempre à proposta de ensino-aprendizagem. Notei também que os alunos têm vergonha e se amedrontam com a possibilidade de errar ao ler e escrever, quando na verdade deveria ser encarada como uma etapa natural da aprendizagem. Observei que os alunos têm um bom desenvolvimento de leitura correspondendo às expectativas da professora, quando algum aluno não foi bem ela os incentiva para que não desanime.

  1. Participação dos alunos em sala

É necessário lembrar sempre da importância de respeitar e propiciar elementos que favoreçam a criatividade dos alunos, e nas minhas observações a professora valoriza a participação dos alunos. Ela selecionou materiais variados para que todos de alguma forma participassem, trouxe vários gêneros, alem de contos crônicos e poemas, com temática adulta, os alunos então escolheram o que mais interessava e folhavam prestando atenção na leitura, quando tinha dificuldade de ler eles faziam leitura de imagem, fazendo perguntas para a professora e para mim que estava juntamente com a professora apresentando e comentando sobre os gêneros para aqueles que perguntavam. Os alunos trocavam informações sobre a leitura que faziam, exemplo, quando era um poema diziam “eu conheço fala de flores, é de (Carlos Drummond)”, alguns não participavam e só observavam, pois tinham vergonha então à professora fazia perguntas para estimular todos a opinar.

  1. Organização das atividades (principalmente as atividades de linguagem)

Num primeiro momento a professora apresentou a autora Cora Coralina, contou a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns a muitas mulheres, contou também que a autora viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro, relatou que Cora Coralina sempre gostou de escrever, mais só muito tarde foi estimulada a publicar suas produções. A professora propõe atividades de leitura de texto poético o objetivo da professora era trocar opiniões sobre a leitura. Ampliar o repertoria literário e acionar estratégia que permitam descobrir o que esta escrita e onde. Num segundo momento a professora transcreveu o poema das pedras no quadro e leu em voz audível para os alunos, a mesma repetiu mias de uma vez e usou a mesma estratégia para que todos entrassem em contato com o texto. Num terceiro momento a professora pediu para os alunos relatar o que mais chamou a atenção de cada um, e foi listando as palavras depois pediu para os alunos colocarem no caderno e perguntou se achavam necessário acrescentar alguma palavra que fosse pertinente ao assunto. Em outro momento dividiu a sala em duplas e pediu para que eu distribuísse uma copia do texto para cada dupla, a tarefa era encontrar e grifar as palavras que já se sabe ler, inclusive o termo pedra que aparecia varias vezes, depois pediu para que eles explicassem como fizeram para encontrá-las no final a professora os convidou a refletir sobre a que pedras Cora Coralina podem estar se referindo. Pude Observar que as atividades eram ricas em aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (211.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com