TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA.

Casos: QUAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  1.599 Visualizações

Página 1 de 3

QUAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA.

O professor deve ter aconciência de qual é a importante do EJA e o que ele significa para a sociedade e cada individuo, através da oportunidade de estudar no EJA o individuo terá a sua retomada a sociedade como um ser de direitos a história do seu país, a ler a escrever. Um ser que precisa ter a sua valorização sua auto estima retomada e através do EJA muitos terão e já tem essa oportunidade.

Paulo Freire teve para essa metodologia de ensino e de sua passagem por Angicos, onde mostrou que quando existe vontade é possível fazer um bom trabalho de alfabetização, mostrando também um pouco da atualidade dessa modalidade no nosso país.

Paulo Freire fala sobre ; O ser humano alfabetizado; o quanto é importante a educação na vida do homem, para que esse possa manter-se incluído na sociedade como um ser participativo, e que ler e escrever é uma das principais ferramentas para mantermos o contato com o próximo. Também é relatado a alfabetização e seus diferentes níveis, que mostra que em cada um o ser humano é capaz de desenvolver-se de um modo, até chegar na alfabetização plena, que é quando além de ler e escrever o mesmo já consegue compreender.a educação formal é necessária para a vida de todos os homens, pois somente dessa maneira somos capazes de conhecer os nossos direitos e assim se preciso brigar por eles, pois de nada adianta saber que direito e deveres existem se não podemos fazer nada para colocá-los em prática.

Mostra que alfabetizar-se é ser livre, é poder fazer com excelência tudo que essa nova sociedade exige de cada um de nós, pois se não passarmos pela educação no âmbito escolar, ficamos cada vez mais pra trás, até um dia não podermos mais sermos enxergados, pois aqueles que buscam o conhecimento esta á um passo grande de todos aqueles que pela educação se quer passou.

O problema da educação no Brasil, está marcada pela exclusão de camadas populares da sociedade que vem interditando a inúmeros cidadãos a possibilidade de acesso a língua e a um universo de saberes produzidos nas diferentes áreas do conhecimento.A alfabetização de jovens e adultos é um desafio, não só para administradores governamentais, universidades, professores, como também como para toda a sociedade e o próprio aluno.

A alfabetização não se resume a ensinar a ler, ela dá possibilidade para que o aluno se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo. para além da necessidade de alfabetização, a perspectiva da totalidade escolarização fundamental como patamar mínimo para a qualificação pessoal e profissional do sujeito, como condição para o acesso aos diferentes espaços culturais e como elemento possibilitador de reflexão e posicionamento político e autônomo. As bases do conhecimento sistematizado deverão estar em seus aspectos sócio-econômico-político-culturais, visando a construção da consciência crítica e reflexiva, onde as capacidades, atitudes e valores sejam necessário para que as pessoas melhorem a qualidade de vida e continuem aprendendo, tendo uma vida justa e digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com