TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES

Projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO E RELAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

ATPS

Relatório apresentado como atividade desafio de aprendizagem da disciplina ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO do Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp,No pólo de Valinhos, sob a orientação do professor-tutor presencial: Prof. Otacy. .

Valinhos/2012.

Primeiro Desafio

Etapa 1

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

De acordo com a pergunta até que ponto um tecnólogo em logística precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho? As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela intima interdependência das organizações e das pessoas.

A conduta do profissional diante das situações é fundamental, sua ótica, entendimento ao seu redor, sua conclusão, determinam suas atitudes. Lidar com a diversidade cultural é algo requer a aplicação de modelos de liderança utilizados em grandes companhias do mundo e que geram resultados satisfatórios. Um dos maiores problemas que uma empresa pode enfrentar comos funcionários ocorre pelo simples fato de ela não deixar claro para o novo colaborador as regras e o seu modo de funcionamento.

A ética e seus princípios são a base de um profissional, pois avaliam a boa conduta, ao meio de um mundo corruptivo e repleto de oportunidades destrutivas.

Uma empresa a qual sua base é fundada na ética jamais um profissional sem ela estará qualificado para sua vaga.

O mercado esta cheio de vagas para profissionais, mais existem profissionais e profissionais, aqueles que possuem um bom caráter, entendo que possamos somar ou dividir.

Através do mapa conceitual temos uma forma modificada de ensinar, de avaliar e de aprender, entendendo que as mudanças são necessárias, e fazem parte de uma estratégia de sobrevivência.Pessoas não gostam de mudanças, pois se acomodam e se acostumam com o que tem ao seu redor, através de mudanças somos levados a sair desse comodismo.

Já ouvi um estudo que um funcionário a mais de 10 anos na mesma função já não traz benefícios a empresa, e isso é verdade.

As pessoas necessitam de renovar o gás de tempo em tempo, com isso a mente flui, abre a visão ao seu redor, se torna dinâmico, versátil, se torna pessoas com maior aceitação e menos reação, aceitam desafios metas e estão sempre focados, prontos para uma resposta positiva e não um questionamento que não produz nada. A desvantagem da observação direta é que os funcionários deixarão de agir naturalmente durante o processo. Outro fator negativo é que ela será interrompida no caso de acidente de trabalho

Tendo esse gás e sendo ético eleva seu profissionalismo, desenvolvimento pessoal e profissional.

Etapa 2

O que é Ética:

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. A ética seria uma reflexão da influência que o código moral estabelecido em nos exerce , e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores estabelecidos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor e concordamos adotando como ético em nosso ver.

Ser ético nada mais é que cumprir os valores da sociedade em que vive, é agir sem prejudicar o próximo, é agir e se responsabilizar pelas conseqüências de suas ações. Todo ser ético pensa antes de agir e age sabendo que terá que assumir os resultados. Se houvesse ética, haveria respeito no diálogo e pelas idéias do outro, não no sentido de concordar com as injustiças, mas na perspectiva de mostrar a outrem que a práxis ética é imprescindível a felicidade humana

Segundo alguns filósofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconstância. Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos. Logo, é necessário educar nossa vontade, tendo de escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.

Assim, a priori, podemos dizer que a ética se dá pela educação da vontadeadotada entre a organização,família,religião entre outros.

Moral:

A consciência e o senso moral se manifestam em nossas vidas com bastante freqüência, em situações como, por exemplo, em que jovens sem experiência têm que escolher entre a juventude ou o filho que não foi planejado, em que um pai de família desempregado tem que optar entre ser honesto e continuar na mesma situação ou aceitar um emprego desonesto, na dúvida se devemos entregar para policia um homem que roubou uma fruta para dar de comer a uma criança, enfim várias situações que nos levam a refletir. Como podemos ver a consciência e o senso moral estão diretamente ligados a valores sociais como: honestidade, honra, justiça e também aos sentimentos provocados por esses valores como: vergonha, admiração, dúvida, entre outros.

Geralmente não paramos para refletir sobre os valores morais a que estamos sujeitos, isso porque somos educados para conviver com eles e aprendemos desde cedo que devemos servir a esses valores. A sociedade tende então a naturalizar os valores morais para que haja a manutenção dos padrões sociais mesmo com o passar do tempo, portanto a ética também é uma criação social e cultural. Cada sociedade criou e cria seus conceitos sobre o que é ser ético ou antiético. E para na julgarmos sem fundamentos precisamos conhecer primeiro as culturas diferentes da nossa e acima de tudo respeitá-las.

Lei :

Ela vem de varias formas, de varias classificações, mas esta ligada ao poder legislativo.

É um diploma legislativo (projeto ou proposta de lei) feito peloPresidente da República depois de aprovado pela Assembléia da República.

Antes de sair chama-se decreto e só se transforma em lei depois da aprovação.

Resumidamente,a classificação de lei no sentido amplo é edita uma norma, para somente depois passará pela avaliação do Poder Legislativo.Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com