TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Dissertações: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  10.773 Palavras (44 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 44

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

EDUCAÇÃO

ESPECIAL E INCLUSIVA

Marilene Costa Muniz Vetorassi

Colatina/2014

MARILENE COSTA MUNIZ VETORASSI

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Especial e Inclusiva, da Universidade Candido Mendes, sob orientação da Prof.ª Istela Racanelli.

Colatina/2014

MARILENE COSTA MUNIZ VETORASSI

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Candido Mendes – UCAM, para obtenção do título de Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

ORIENTADOR(A):

______________________________________________________

Istela Racanelli

Tutora do Curso de Educação Especial e Inclusiva

_________

Nota

Colatina, _____de _____________de 2014.

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois sem ele não teria conseguindo vencer mais este obstáculo, ao meu esposo Sidney e minha filha Mayara pelo carinho e compreensão, aos meus pais e irmãos pelo apoio e dedicação, muito obrigada a todos. À minha família – que me incentivou a fazer este estudo; À minha orientadora, Prof.ª Istela Racanelli – que me forneceu orientações seguras, guiando meu caminho; Ao setor administrativo, docentes, alunos e demais funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manhães de Andrade que mui gentilmente me acolheram e proporcionaram as ferramentas e apoio necessários à construção deste trabalho.

A Deus, o que seria de mim sem a fé que eu tenho nele.

Aos meus pais, irmãos, meu esposo Sidney, minha filha Mayara e a toda minha família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

À tutora Istela Racanelli pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão desta monografia.

À professora e coordenadora do curso, pelo convívio, pelo apoio, pela compreensão e pela amizade.

A todos os professores do curso, que foram tão importantes na minha vida acadêmica e no desenvolvimento desta monografia.

Aos amigos e colegas, pelo incentivo e pelo apoio constantes.

“ Ensinar não é transferir conhecimento,

Mas criar as possibilidades para a sua

própria produção ou a sua construção”.

Paulo Freire

RESUMO

Este presente trabalho visa realizar uma reflexão e trazer à luz algumas considerações acerca da Inclusão Escolar, refletindo sobre a trajetória do portador de necessidade especial no âmbito social e educacional e também a participação do educador nesse contexto. O estudo desenvolveu-se, fundamentalmente, por meio de pesquisa bibliográfica, consultando-se livros, revistas, sites, sobre o tema, bem como por meio da prática pedagógica, realizadas a partir da pesquisa de campo, na escola a partir dos quais foi possível analisar as questões com alunos, pedagogos e professores.

As reformas educacionais e a resposta à diversidade das necessidades educacionais dos alunos exigem novas aptidões em termos de formação docente, pois a maioria dos docentes formou-se ou continua sendo formada com base em uma perspectiva tradicional da ação docente que se centra na transmissão de conhecimentos teóricos, os quais muitas vezes tendem a não apresentar relevância social tanto para a escola como para o estudante.

Ensinar constitui a atividade principal na profissão docente e por isso deve ser compreendida como uma arte que envolve aprendizagem contínua e envolvimento pessoal no processo de construção permanente de novos conhecimentos e experiências educacionais, as quais preparam o docente para resolver novas situações ou problemas emergentes no dia a dia da escola e na sala de aula.

Palavras-chave: Reformas educacionais – Inclusão Escolar

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO _____________________________________________ __¬¬ 09

1 INCLUSÃO ESCOLAR --------------------------------------------------------------------10 1.1 O MARCO HISTÓRICO DA INCLUSÃO ESCOLAR --------------------------- 11

2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA------------------------------------------------------------------13

2.1 DA INTEGRAÇÃO À EDUCAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.9 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com