TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação especial inclusiva

Por:   •  5/5/2015  •  Monografia  •  8.250 Palavras (33 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

        

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho...

À Deus, pela sua infinita misericórdia e a minha família, por ter tido paciência em todas as horas que precisei, dispondo de tempo para me incentivar e me apoiar nesta caminhada.


AGRADECIMENTOS

A Deus por ter me dado a sabedoria para desenvolver este trabalho.

A minha família, por fazerem parte de toda a minha história.

Aos professores que, pelo resultado de um esforço comum dividiram comigo os seus conhecimentos transformando nossos ideais em realizações.

EPÍGRAFE

“Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”.  (Autor desconhecido)


NOGUEIRA, Rosane de Fátima. Educação Especial Inclusiva. 2014. 30 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Educação Especial Inclusiva -

Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Frederico Westphalen, 2014.

RESUMO

Nos dias atuais a mudança de paradigmas existente no cenário educacional tem contribuído significativamente para o reconhecimento e o respeito às diversidades individuais dentro do ambiente escolar. Este trabalho tem a perspectiva de que a educação inclusiva seja um processo em construção. Não existe um conceito inacabado do que seria a sociedade inclusiva. O que existe são indivíduos comprometidos com a inclusão e que trabalham para que ela de fato aconteça. Assim, este estudo procura abordar as dificuldades que são enfrentadas para a efetivação de uma sociedade mais inclusiva, principalmente no ambiente escolar como a discriminação, a pouca informação da sociedade e a carência de pessoas qualificadas na área educacional. Muitas mudanças vêm ocorrendo em nosso país voltadas para a Educação Inclusiva para atender a todos sem distinção. Em especial no caso do aluno com deficiência intelectual, são muitos os caminhos pedagógicos que podem ser percorridos pelos educadores, primeiramente, o conhecimento sobre tal deficiência e suas implicações cotidianas e, a partir desse ponto, definir as ações pedagógicas que serão operacionalizadas, devendo estas estar interconectadas entre os vários aspectos do saber, do sentir e do fazer.  Ainda não há um consenso do que seria uma sociedade inclusiva. Como acadêmicos e futuros profissionais da educação defendemos que a educação inclusiva seria uma prática a ser construída e que ainda existe um longo caminha a percorrer para alcançar esse objetivo.

 
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Profissionais. Diferenças. Respeito

LISTA DE FIGURAS

Figura 01: Números de deficientes intelectuais no Brasil por região         18

Figura 02: Cariótipo        22

Figura 03: O que devemos usar e o que não devemos usar        23

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 01: A inclusão em números         15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        10

2 EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA        11

2.1 Deficiência Intelectual         16

2.1.1 Principais Causas da Deficiência Intelectual        18

2.1.2 Como tratar        20

2.1.3 Principais tipos de DI        21

2.2 Síndrome de Down        21

2.2.1 Preconceito        25

2.2.2 Inclusão de crianças com SD        26

3 CONCLUSÃO        28

4 REFERÊNCIAS        31


  1.  INTRODUÇÃO

         Sabemos que a Educação enfrenta hoje o grande desafio de garantir a escolarização adequada aos alunos, inclusive àqueles com necessidades especiais. Em plena era da inclusão social, dois assuntos provocam, ainda hoje, divergências na interpretação dos profissionais da educação: educação especial e educação inclusiva. Estudos realizados mostram que até o século XVIII, as concepções de deficiência estavam voltadas para o misticismo e o ocultismo, ou seja, eram fundamentadas com base no cunho religioso ou em poderes sobrenaturais.

         A ciência não era usada para o desenvolvimento das concepções sobre deficiência, assim, as diferenças individuais não eram compreendidas. Dessa forma, as pessoas portadoras de deficiência foram ignoradas pela sociedade durante muito tempo. A mesma sociedade que excluiu as pessoas portadoras de deficiência também se omitiu, pois não ofereceu serviços adequados para atender as suas necessidades.

         A educação especial ainda lembra um sistema educacional paralelo a rede regular de ensino e que funciona apenas junto às escolas especiais e classes especiais. Assim sendo, as atividades da educação especial, segundo esses profissionais, são realizadas exclusivamente em escolas ou salas separadas. E os alunos da educação especial se limitam as crianças, adolescentes, jovens e até adultos com algum tipo de deficiência.

         No decorrer dos anos houve grandes avanços e conquistas na educação, em todos os sentidos. Hoje, a Educação Especial já é entendida como um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, completar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das habilidades dos alunos que tem necessidades educacionais, em todas as etapas e modalidades de educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)   pdf (436.7 Kb)   docx (171.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com