TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação especial inclusiva

Por:   •  26/10/2016  •  Artigo  •  4.845 Palavras (20 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 20

A Educação Especial Inclusiva nos Dias Atuais

The Special Education Inclusive Today

Jaqueline

Eliane

Resumo

A educação especial inclusiva é entendida como um processo amplo, no qual a instituição de ensino deve possuir condições estruturais (físicas, de recursos humanos qualificados e financeiros) para que consiga acolher e promover condições democráticas de participação dos alunos com necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, ser aceito em seu meio e se realizar como pessoa. O presente trabalho teve como objetivo; analisar as necessidades da educação especial inclusiva, seu crescimento nos últimos anos e apresentar o papel da escola no crescimento e promoção da educação inclusiva. Para realização do estudo descritivo de revisão bibliográfica, foram pesquisados artigos disponibilizados por via online, sites e livros com referência no assunto, priorizando a educação especial inclusiva nos dias atuais. Foi possível identificar necessidades contínuas, impostas tanto pelas demandas da crescente atividade de inclusão, como também em decorrência dos avanços pessoais, que possibilitam a implementação de pessoas adequadas a cada tipo de grupo existente. Há necessidade de aprendizado no processo de educação e trabalho em equipe para a construção efetiva da educação inclusiva, contribuindo na construção de uma educação mais segura, autoconfiante e qualificada. E esse pleito aqui se justifica, posto que possua uma pesquisa aplicável sobre o tema.

Palavras chave: Educação Especial. Inclusão Social. Novas perspectivas.

Abstract

The special inclusive education is understood as a broad process in which the educational institution must possess structural conditions (physical, financial and skilled human resources) that can accept and promote democratic conditions of participation of pupils with special educational needs in the process teaching and learning, to be accepted in their midst and be held as a person. This work aims; analyze the needs of inclusive special education, its growth in recent years and present the role of the school in the growth and promotion of inclusive education. To perform the descriptive study of literature review articles available for online channels, websites and reference books on the subject, emphasizing the special inclusive education nowadays were surveyed. It was possible to identify ongoing needs, both imposed by the demands of the growing activity of inclusion, but also as a result of personal progress, in order to implement appropriate for each type of existing group people. There is need for learning in education and teamwork for effective construction of inclusive education, contributing to building a more secure, confident and skilled education. And this claim is justified here, since it possesses an applicable research on the topic.

Keywords: Special Education. Social Inclusion. New perspectives.


1 Introdução

A educação especial inclusiva vem se tornado um assunto de debate entre todas as escalas sociais e educacionais. Torna-se preponderante a inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas regulares de todos os ciclos da educação. Dessa forma, é irrelevante obter-se profissionais qualificados para atendimento destes alunos, uma vez que a busca pela educação inclusiva cresce de maneira abrangente em nosso meio. Nesse contexto surgem algumas dúvidas, como a de manter o ambiente saudável a este público especial, como oferecer uma educação de qualidade aos alunos especiais e fazê-los sentirem-se a vontade no ambiente escolar e principalmente: qual a situação apresentada pelas escolas que hoje recebem os alunos com necessidades especiais se estão todos preparados, qualificados e focados no atendimento deste público.

Com isso os objetivos propostos neste artigo são de demostrar como a educação inclusiva é uma proposta que vem sendo construída ao longo da história através de lutas e debates sobre direitos e oportunidades no seio da sociedade. Nos dias atuais, é preciso ampliar a prática integradora, inserindo o processo inclusivo, ciente, porém de que ainda vivemos num contexto social de exclusão que vem sendo descrito ao longo da história. A presença e o atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais vêm se modificado progressivamente e deve manter-se essa modificação de maneira abrangente na busca de melhores formas de aplicação das práticas educacionais a este novo público que surge na educação regular.

A inclusão de alunos especiais nas escolas regulares rompe com os paradigmas que sustentam o conservadorismo das escolas rotuladas como ‘melhor instituição de ensino regular’, uma vez que a inclusão fixa os modelos ideais, as normatizações a serem seguidas e o respeito ao próximo indiferentemente de sua deficiência.

Os ambientes educacionais inclusivos são essenciais para o desenvolvimento pessoal de todos os seres, pois há uma troca de informações que possibilitam melhor aprendizado a todos os alunos uma vez que não se ordenam diferenças entre torno de oposições binárias (normal/especial, rico/pobre, branco/negro), neles não se elege ninguém como sendo melhor do que o outro se ensina a respeitar as dificuldades de cada ser e ajuda-lo a enfrentar os obstáculos apresentados pela sociedade. Na educação especial inclusiva não se elege uma identidade como norma privilegiada em relação às demais, todos são iguais perante a sociedade.

Dessa forma, entendemos a importância da discussão sobre esse assunto e a emergência significativa deste tema no contexto educacional atual, partiu-se para uma pesquisa bibliográfica, pois desta maneira, torna-se possível reunir em um estudo, as ideias de vários autores que auxiliaram na análise da inclusão como tendência em nossas instituições escolares. 

Para tal utilizou-se pesquisa documental - procedimento que se utiliza de métodos e técnicas para a apreensão, compreensão e análise de documentos dos mais variados tipos.

O artigo foi subdividido em: 1) Introdução, 2) A educação especial inclusiva, 2.2 A escola no papel da educação inclusiva e 3) Conclusão.

A metodologia delimita a forma como foi desenvolvido o presente artigo, ao qual, trata-se de uma revisão bibliográfica e pesquisas sobre dados disponíveis em sites e artigos que tratam sobre o tema. No desenvolvimento, são analisados e relatados os acontecimentos propostos pelo estudo. A conclusão faz o encerramento do presente artigo, possibilitando uma reflexão sobre o tema proposto e sua aplicação nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (308.1 Kb)   docx (126.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com