TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL / INCLUSIVA

Por:   •  20/10/2017  •  Monografia  •  4.711 Palavras (19 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 19

EDUCAÇÃO ESPECIAL / INCLUSIVA

Maria Cristina Reis Nogueira

  1. RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento crítico de questões relacionadas à Educação especial, promovendo reflexões sobre as políticas públicas da Educação Inclusiva no Brasil, de forma a ampliar a articulação entre a teoria e a prática no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais à rede regular de ensino. É discutir algumas das principais questões relacionadas à Educação Especial, seus princípios e modalidades.

Analisando alguns desafios e dificuldades sob a perspectiva de especialistas na área, juntamente com a contribuição da Declaração de Salamanca, um documento fundamental para a educação inclusiva que proporciona uma visão ampla a respeito dos assuntos relacionados à Educação Especial, verifica-se as inúmeras controvérsias existentes.

Focaliza, em especial, as controvérsias entre dois princípios: integração e inclusão. Estes princípios, muitas vezes considerados erroneamente como sinônimos, revelam-se como sendo duas vertentes,  polos opostos na Educação Especial.

Conclui-se que, apesar da preferência pela educação inclusiva e sua realização em classes regulares, a realidade tende a favorecer o ingresso de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas ou classes especiais.

Esta incoerência entre teoria e prática ocorre devido à falta de recursos e suporte pedagógico para a implementação e desenvolvimento da educação inclusiva de forma efetiva em classes regulares. Argumenta-se ainda que a maior barreira a ser superada ainda é o preconceito e a falta de informação, que impedem que a inclusão se estenda do ambiente escolar para a comunidade local na qual a escola se insere.

Palavras-chave: Inclusão – integração

ABSTRACT

This paper aims to deepen understanding of the critical issues related to special education , promoting reflections on public policy of Inclusive Education in Brazil , in order to increase the articulation between theory and practice in the process of inclusion of students with special educational needs special to the regular school system . It will discuss some of the key issues related to special education , its principles and methods .

Analyzing some challenges and difficulties from the perspective of experts in the field , along with the contribution of the Salamanca Statement , a key document for inclusive education that provides a broad overview about the issues related to special education , it turns out the numerous controversies .

Focuses in particular controversies between two principles : integration and inclusion. These principles often mistakenly considered as synonyms , are revealed as being twofold , opposite poles in Special Education .

We conclude that , despite preference for inclusive education and its realization in regular classes , the reality tends to favor the admission of students with special educational needs in special schools or classes . This inconsistency between theory and practice occurs due to lack of resources and educational support for the development and implementation of inclusive education effectively in regular classes .

It is also argued that the biggest hurdle to overcome is still prejudice and lack of information , which prevents the inclusion extends the school environment for the local community in which the school is located .

Keywords : Inclusion – integration

  1. Definição do assunto:

É uma modalidade da educação escolar que realiza o atendimento educacional especializado definido por uma proposta pedagógica que assegura recursos e serviços especializados para apoiar o processo de escolarização.

Fundamenta-se na concepção de direitos humanos, para além da igualdade de oportunidades.

Define-se pela garantia do direito de todos à educação e pela valorização das diferenças sociais, culturais, étnicas, raciais, sexuais, físicas, intelectuais, emocionais, linguísticas e outras.

Tem como objetivo alterar a estrutura tradicional da escola fundamentada em padrões de ensino homogêneo e critérios de seleção e classificação.

A inclusão de alunos portadores de necessidades especiais é um dos mais complexos temas atualmente discutidos no cenário atual.

Entretanto, o avanço é gradativo, e com isso cresce o desafio de garantir uma educação de qualidade a todos sem distinção, pois incluir alunos considerados “diferentes” no sistema comum de ensino requer não apenas a aceitação das diferenças humanas, mas implica transformação de atitudes, posturas, e principalmente em relação a pratica  pedagógica, sendo necessário a modificação do sistema de ensino e a organização das escolas para que se ajustem as especificidades de todos os alunos.

A concepção da escola inclusiva deve reconhecer as diferenças humanas como normais e a aprendizagem centrada nas potencialidades do sujeito, ao invés de impor aos alunos rituais pedagógicos  preestabelecidos.

  1. Tema:

Educação especial e inclusão têm sido dois temas que estão em evidência neste início do século XXI. Todos, de uma forma ou de outra, conseguimos definir “deficiência”, “necessidade”, “inclusão”, “exclusão”. Afinal de contas, somos cidadãos do mundo e, em algum momento, vivenciamos ou participamos de alguma situação mencionada acima, quer seja incluindo ou excluindo o outro. Focando a escola, ambiente   onde a maioria dos leitores atua, podemos inferir que cometemos um grande engano ao subestimar as capacidades dos alunos portadores de necessidades especiais, geralmente escolhendo o  caminho mais fácil para ele percorrer, sem deixar que ele próprio se conscientize da necessidade do aprendizado.

Toda e qualquer criança tem o direito a uma educação que lhe permita realizar o seu   máximo potencial humano, independente da sua capacidade de aprendizagem. 

Toda e qualquer criança tem o direito a uma educação que lhe permita realizar o seu máximo potencial humano, independente da sua capacidade de aprendizagem.

A inserção de educandos portadores de  necessidades educacionais especiais, no meio escolar, é uma forma de tornar a sociedade mais democrática.

Da mesma forma, a transformação das instituições de ensino em espaço de inclusão social é tarefa de todos que operam com a alma e o corpo das crianças portadoras de necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (364.5 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com