TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Comunicação Alternativa

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.843 Palavras (24 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 24

INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS – IPEMIG

GISSILENE GONÇALVES DE OLIVEIRA

TDHA NO CONTEXTO ESCOLAR - compreensão

Belo Horizonte - MG

2018

GISSILENE GONÇALVES DE OLIVEIRA

 

TDHA NO CONTEXTO ESCOLAR - compreensão

Trabalho  de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto IPEMIG/FACEL como requisito para obtenção do título de especialista em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Comunicação Alternativa.

Belo Horizonte – MG

2018

OLIVEIRA. GISSILENE GONÇALVES DE.TDHA NO CONTEXTO ESCOLAR – compreensão. Belo Horizonte: IPEMIG/FACEL, 2017.Especializações em Educação  Especial Inclusiva com Ênfase em Comunicação Alternativa.

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo esclarecer e divulgar mais sobre o TDAH para os profissionais de educação, áreas afins, pais, alunos e familiares no intuito de amenizar o baixo desempenho acadêmico e os altos índices de abandono escolar, dessas crianças, pois além de terem maiores chances de serem repreendidas e castigadas podem ter outros problemas associados que vão dificultar na leitura, na escrita, na comunicação e no relacionamento com os outros. O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento muito comum entre as crianças e que pode acarretar sérios prejuízos à vida do indivíduo, atingindo os aspectos sociais, acadêmicos e profissionais. O diagnóstico do transtorno é complexo devido à grande complexidade de sintomas e a comorbidade com outras patologias.  Deste modo, é necessária uma avaliação cuidadosa da criança com suspeita de TDAH para não incorrer em erros futuros, além de proporcionar um tratamento mais adequado à necessidade do indivíduo. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica que analisou as publicações já existentes acerca da temática. Concluiu-se que a avaliação neuropsicológica é um recurso valioso que pode auxiliar no diagnóstico do TDAH.

Palavra-chave: TDAH. Educação. Avaliação

The present research aims to clarify and disseminate more about ADHD to educational professionals, related areas, parents, students and families in order to alleviate the low academic performance and high dropout rates of these children. higher chances of being reprimanded and punished may have other associated problems that will hamper reading, writing, communication and relationships with others. ADHD is a neurodevelopmental disorder very common among children and can cause serious harm to the individual's life, reaching social, academic and professional aspects. The diagnosis of the disorder is complex due to the great complexity of symptoms and the comorbidity with other pathologies. Thus, careful evaluation of the child with suspected ADHD is required to avoid future miscarriages, as well as to provide a treatment more suited to the individual's need. The methodology used was a bibliographical review that analyzed the existing publications on the subject. It was concluded that the neuropsychological evaluation is a valuable resource that can aid in the diagnosis of ADHD.

Keyword: ADHD. Education. Evaluation

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.................................5

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS 19


1.Introdução

Hoje sabemos que o TDAH é definido como um transtorno neurobiológico que acontece em crianças, adolescentes e adultos, independente de país de origem, nível socioeconômico, raça ou religião. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsiquiátrico, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e registrado oficialmente pela Associação Americana de Psiquiatria no manual chamado de Diagnostic and Statistic Manual (DSM). O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio bastante comum entre as crianças. Caracteriza-se por um conjunto de sintomas que envolvem a dificuldade em manter a atenção, mais precisamente por níveis prejudiciais de desatenção afetando também atividades de ordem motora gerando desorganização, impulsividade e inquietude.

Diagnosticado pela primeira vez em 1902 pelo médico inglês George Still, que o definiu como “um defeito no controle da moral”, passou por várias definições até chegar a atual conceituação reconhecida cientificamente. Tal fato ocasionou dúvidas por parte dos pesquisadores acerca da autenticidade dos diagnósticos, bem como sobe as causas deste transtorno. (BARKLEY, 1998).

Os estudos em torno do TDAH vêm ganhando destaque nos últimos anos, especialmente a partir da década de 80, em virtude do aumento do número de diagnósticos. O diagnóstico para TDAH é fundamentalmente clínico, baseado em critérios provenientes de sistemas classificatórios como o DSM-5 (APA, 2014). De acordo com o DSM-5 são descritas três apresentações para o TDAH conforme a prevalência dos sintomas: desatenta (TDAH-D); combinada (TDAH-C) e hiperativo-impulsivo-impulsiva (TDAH-HI).

O TDAH é diagnosticado com maior prevalência na infância e na adolescência, afetando em torno de 3% a 7% das crianças tendo início antes da idade escolar, com predomínio de 2 a 3 vezes mais no sexo masculino. (CAPOVILLA et al, 2007). Os sintomas acompanham o indivíduo na vida adulta, embora seja constatado que os sintomas são mais brandos como afirma Biederman e colaboradores, (2000). Ainda de acordo com os autores, a hiperatividade tende a diminuir e a desorganização fica mais evidente, acarretando prejuízos nos campos social, acadêmico e profissional.

Nesse contexto, a avaliação neuropsicológica permite, além do diagnóstico, a diferenciação de um distúrbio de atenção simples como à ansiedade, nervosismo ou preocupações (APA, 2014). Permite ainda precisar, identificar e descrever os padrões de funcionamento cognitivo típicos em detrimento de outras características individuais apresentadas pelos indivíduos com o transtorno, avaliando a intensidade do problema, possibilitando, assim, compreender as dissociações neurocognitivas presentes no TDAH. (GONÇALVES et al, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (242.4 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com