TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SÓCIO-EDUCATIVA

Por:   •  30/4/2017  •  Monografia  •  8.078 Palavras (33 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA SÃO FRANCISCO

FATESF

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SÓCIO-EDUCATIVA

JOÃO CARLO LOCATEL CHIPAMO

A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Cachoeiro de Itapemirim, E/S.

2017

JOÃO CARLO LOCATEL CHIPAMO

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Tecnologia São Francisco- FATESF, como parte das exigências para conclusão do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SÓCIO-EDUCATIVA

Orientador:_________________________

Nota Final:__________________________

Cachoeiro de Itapemirim, E/S.

 2017

RESUMO

Este presente trabalho aborda a temática da inclusão educacional de crianças com necessidades especiais e traz um panorama do que tem sido realizado a nível nacional nas escolas com vista a promover a inserção social de todos, garantindo o desenvolvimento pleno da cidadania em nosso país. Preocupou-se em demonstrar a relevância da inclusão das crianças ao meio em que habitam, tendo em vista a mudança de um paradigma ocorrida no século XXI. Como também os desafios para sua implementação no sistema educacional. Com vista a garantir direitos expressos em Nossa Constituição da República.

Sumário

1. INTRODUÇÃO        6

2. MARCOS HISTÓRICO E NORMATIVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA.        9

3. INCLUSÃO – O PARADIGMA DO SÉCULO 21.        19

3.2 Da Integração à Inclusão        22

4. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.        29

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        34

6. REFERÊNCIAS        36


1. INTRODUÇÃO

Apesar das primeiras experiências de inclusão tenham surgido na segunda metade dos anos 80, foi apenas no início da década de 90 que mundo da educação percebe a existência de um novo caminho para uma escola de qualidade, na qual o acesso a todos é irrestrito. Caminho este, conhecido como educação inclusiva.

Essa educação inclusiva constitui-se num processo em que há um aumento na participação de todos os estudantes nas escolas de ensino regular. Significa uma reestruturação da cultura, das práticas e das políticas experimentadas nos estabelecimentos educacionais de maneira que respondam à diversidade do alunado. Apresenta uma abordagem democrática e humanística em que o sujeito e suas especificidades são notados e considerados, objetivando a satisfação pessoal, o crescimento e a inserção social de todos.

Esse novo paradigma educacional se diferencia das antigas formas de inserção escolar de pessoas com deficiência e outros tipos de condições ditas anormais, pois ela demanda mudanças no modo como a educação deve se compreendida.

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino tradicional houve a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os estudantes tenham suas necessidade e especificidades atendidas.

Sob este olhar, o objetivo geral deste trabalho é discutir a respeito da inclusão educacional, enfatizando seu papel de mudança de paradigma nas dimensões social, consubstanciada na inserção dos indivíduos em suas comunidades, se desenvolvendo enquanto cidadãos, e pedagógica, através da busca por alternativas que viabilizem e potencializem suas capacidades de apreensão do conhecimento. Focalizando o processo de inclusão como garantia de acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino.

Quanto aos objetivos específicos, preocupa-se em identificar o trajeto trilhado pela educação especial ao longo da história; pesquisar marcos histórico e normativo, referente à educação especial inclusiva; enfatizar a inclusão como mudança de paradigma do presente século; explicar o período de transformação ocorrido entre os modelos de integração e inclusão; enumerar os desafios de implantação da educação inclusiva para crianças com necessidades especiais.

Para a elaboração dessa monografia foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva qualitativa. Sendo, a mesma, dividida em quatro capítulos. A saber, no primeiro capítulo, trata de uma investigação sobre as questões legais através da história da inclusão no Brasil e no mundo. O segundo capítulo dá destaque à modificação do paradigma no século 21, no que tange ao modelo inclusivista no âmbito da educação. Já no capítulo terceiro, realiza-se uma abordagem no que se refere à transição da integração para a inclusão. E no quarto e último capítulo especificou-se os desafios da escola, com vistas a efetivar a inclusão com sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)   pdf (276.1 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com