TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE PARA GRUPOS ESPECIAS E ADAPTADA

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE PARA GRUPOS ESPECIAS E ADAPTADA

Portfólio 1 – 6ª semana de estudos

Trabalho apresentado ao Centro Universitário      Claretiano para a disciplina: Educação Física Para Grupos Especias e Adaptada, ministrado pela professora Raquel Daffre de Arroxellas.    

ROBERTO PROCÓPIO DOS SANTO

1167028

VILHENA-RO

2018

A Inclusão Social abrange duas direções, envolvendo atuação junto à pessoa com necessidades educacionais especiais e atos junto à sociedade, no qual a integração, implica como recurso principal à promoção de mudanças no indivíduo, no sentido de normalizá-lo, enquanto a inclusão, antevê influências decisivas e assertivas, em ambos os lados da situação em um processo de desenvolvimento do sujeito e no processo de reajuste da realidade social atuando no sentido de nelas causar as adequações e legitimações tanto físicas, materiais, humanas, sociais, etc, ou seja, é indispensáveis para que a pessoa com necessidades educacionais especiais possa prontamente contrair condições de ingresso e acesso no cotidiano regular e na convivência na sociedade, com inserção legítima nos direitos humanos, isto é, com a convivência na diversidade há a possibilidade de proporcionar a administração das diferenças no aprendizado das relações interpessoais, aspecto básico da democracia e da cidadania.

As pessoas desde sempre tendem a olhar diferente para pessoas atípicas em seu meio, e não se relacionar com elas deixando essas de lado totalmente excluídas. Com o passar do tempo houve a necessidade resgatar essas pessoas atípicas para que venham a fazer parte do meio geral. Primeiro os indivíduos eram trazidos ao meu comum para se relacionar com todos, mas nem sempre essa relação acontece por diversos fatores, assim havendo uma necessidade promover outra ação que seja mais eficaz para que haja afinidade entre as pessoas, sendo assim surgiu uma nova forma contato entre elas a inclusão onde o grupo típico e atípico sejam capazes de relacionar-se.

Na integração as pessoas tentam inserir esse indivíduo na sociedade mostrando a deficiência que ele tem e buscando um lugar para ele com os demais cidadãos.   Já na inclusão observamos que a sociedade se modifica para que esse indivíduo se torne membro deles tratando como igual mesmo tendo alguma deficiência. Isso era um conceito que não considerava que as diferenças, na realidade, não se aniquilam, mas devem ser administradas no convívio social. Como se ao ser diferente fosse razão para determinar sua inferioridade enquanto ser humano e ser social. 

Os paradigmas são bem distintos o de integração diz, que pessoas que sejam capazes de seguir o estilo típico sejam integradas ao meio e sejam capazes de se relacionar com ele. E a inclusão a inclusão é feito esse relacionamento com o meio através das pessoas já inseridas a ele.

          Um exemplo é a vacina contra a gripe, pois é determinada uma classe de pessoa que é indicado a toma-la, como uma classe de risco, sendo que a gripe não escolhe a quem ira atacar. Então há uma integração em alguns determinados grupos de pessoas contra a doença, classificando quais devem tomar a vacina. Deixando de incluir a população total que também está vulnerável a doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (81.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com