TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade sexual na escola: A importância da intervenção docente

Por:   •  16/1/2019  •  Seminário  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

Diversidade sexual na escola: A importância da intervenção docente

Introdução/Justificativa

A escola é um local privilegiado para trabalhar os valores éticos de respeito ao outro, mas infelizmente para muitos professores abordar o tema da diversidade sexual na escola é uma forma de incentivar crianças e jovens à homossexualidade. Seja por questões morais ou religiosas, o princípio da laicidade do Estado nas instituições públicas não é respeitado em sua totalidade, quando o que se quer de fato é apenas que alunos e professores percebam que o diferente merece respeito e que respeitar as diferenças não significa ser igual. O presente trabalho visa à conscientização real da diversidade sexual e mostrar como a prática docente pode contribuir para minimizar preconceitos, romper modelos rígidos e desmistificar diferenças dentro dos muros da escola através de valores éticos e da prática cidadã. Pelo meio de um estudo de campo pretende-se mostrar as dificuldades dos professores ao lidar com relações de gênero e suas variantes, mostrar também as angústias, anseios e aceitações de alunos envolvidos direta ou indiretamente com tais questões. Criar um material de orientação para docentes contendo conceitos e indicações de filmes e livros a fim minimizar ou mesmo sanar dúvidas e angústias, proporcionando uma reflexão para desenvolver o pensamento crítico e aprimorar a compreensão das diferenças sexuais, favorecendo a construção de valores e atitudes livres de preconceitos. Espera-se que após a leitura e compreensão do material os professores estejam atentos à homofobia, aos estereótipos de gênero e preparados para mediar toda e qualquer situação de preconceito, respeitando a dignidade humana, promovendo a construção de uma ética fundada aos direitos humanos e exercendo a cidadania.

Objetivos

- Apontar as dificuldades dos professores e identificar a forma como eles lidam com o tema diversidade sexual na escola em qualquer circunstância.

- Conhecer a opinião dos alunos com tal tema e como encaram essa diversidade em seu dia a dia.

- Elaborar um material para orientação dos docentes para melhor esclarecimento e domínio em trabalhar tais questões dentro dos muros da escola com ética e respeito à todos os alunos.

Esquema

Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo realizada com professores e alunos de escolas públicas, a fim de mensurar como é e se é abordado o tema diversidade sexual no cotidiano escolar.

Essas entre diversas outras falas na análise de dados deixam claro que a falta de informação, a falta de direcionamento pode em muitos casos, acarretar em uma prática docente preconceituosa, excludente e sem ética.

Ao longo do trabalho são conceituadas as questões que acercam a diversidade sexual como gênero, sexualidade e orientação sexual. Com a tabulação dos dados de 40 professores e 95 alunos que participaram da pesquisa e com base no exposto, o trabalho termina com a criação de um manual orientador na humilde tentativa de proporcionar melhores esclarecimentos e minimizar dúvidas para uma prática educadora ética e inclusiva.

Metodologia

A pesquisa seguiu um enfoque exploratório, pois, manteve o objetivo de aprimorar ideias através de um levantamento bibliográfico, juntamente com uma pesquisa entre os professores e alunos do qual estão ligados de forma direto com o assunto estudado.

A investigação tem caráter quantitativo e qualitativo, com características de um estudo de caso, pois oferece um direcionamento do componente analisado para uma realidade ideal, retratando e explorando situações do cotidiano e descrevendo situações do conjunto da investigação.

O estudo de caso segundo Gil (2002) é um modelo de pesquisa muito utilizado nas ciências biomédicas e sociais. Incide no estudo mais intenso e puxado de um ou poucos objetos, de forma que permita seu extenso e detalhado conhecimento, trabalho quase impossível mediante outros delineamentos já considerados.

Trata-se de uma análise descritiva com objetivo de expor as características do corpo docente e discente de determinadas escolas com relação a um tema

escolhido. Com a preocupação de identificar, relatar e comparar aspectos para uma possível intervenção, um questionário com professores e discentes foi elaborado, bem como um debate entre os alunos para investigar como é encarada a diversidade sexual no âmbito escolar.

Marco Teórico

As ideias do trabalho foram ancoradas nos seguintes autores:

AQUINO, JULIO GROPPA. / BORTOLINI, ALEXANDRE. / BENTO, BERENICE. /

BUTLER, CASTRO. / LAURETIS, T. / FOUCAULT, MICHEL. / FREUD, SIGMUND.

REICH, WILHELM. / ROUDINESCO, E.

Resultados/ Considerações finais

Pode-se dizer que, muitas vezes, a não aceitação do diferente acontece através do nosso complexo de superioridade em definir aquilo que na nossa compreensão é a “verdade absoluta”. Os princípios morais e éticos que estão aprofundados na nossa cultura são defendidos exatamente por não querer ou conseguir aceitar e conviver com as diferenças.

O pensar, muitas vezes, entra em choque com as novas percepções de vida em sociedade. É preciso reconhecer que muitos destes conceitos precisam ser reavaliados, diante das mudanças que ocorrem na sociedade moderna.

Nesse sentido, romper barreiras e aceitar o novo é um imenso desafio que requer muita disposição. Por isso, muitas vezes, é mais cômodo culpar os indivíduos considerados diferentes, para que eles se encaixem a sociedade e se esforcem para serem iguais aos outros, ou seja, “normais” e “corretos”.

Com base no exposto, os professores precisam despertar a consciência nos alunos e incita-los a não construírem uma concepção preconceituosa que coloque modelos convencionais a serem seguidos pela sociedade heteronormativa. Pode-se dizer que os padrões sociais do qual somos destinados a seguir são direcionados para acolher os interesses de uma classe social dominante para o controle da sociedade.

Nessa perspectiva, os educadores possuem a dura missão de refletir sobre o meio social e propor uma mudança para que todo ser humano tenha os seus direitos garantidos.

Em toda pesquisa com os docentes fica nítido que se trata de um assunto raramente comentado em escolas, mesmo com uma diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com