TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Monografias: EMPREENDEDORISMO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Empreendedorismo no Brasil

. O GEM é um programa de abrangência mundial que vem realizando pesquisas sobre o nível da atividade empreendedora mundial, desde 1999. Inicialmente, o GEM contava com a participação de 10 países, por meio de uma parceria entre a London Business School, da Inglaterra, e o Babson College, dos Estados Unidos. Atualmente, o programa de pesquisas do GEM abrange mais de 80 países, com perspectivas de crescimento a cada ano, e é considerado o maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora no mundo.

O GEM tem como foco principal o indivíduo empreendedor, mais do que o empreendimento em si, e o empreendedorismo deve ser entendido como qualquer tentativa de criação de um novo empreendimento, como, por exemplo: uma atividade autônoma, uma nova empresa ou a expansão de um empreendimento existente.

Desde o ano 2000, o Brasil vem participando da pesquisa do GEM, que é conduzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e conta com a parceria técnica e financeira do Sebrae. Em 2011, a pesquisa do GEM passou a receber apoio técnico do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGVcenn/EAESP).

Segundo as pesquisas do GEM, o Brasil está classificado entre os países mais empreendedores do planeta, com uma taxa média de empreendedorismo de quase 25%, no período entre 2002 e 2012. Nesse período, a taxa total de empreendedorismo teve um aumento expressivo, passando de 20,9%, em 2002, para 30,2%, em 2012, representando um aumento de quase dez pontos percentuais. Isso significa dizer que, hoje, existem cerca de 30 empreendedores em cada grupo de 100 mil brasileiros pertencentes à população economicamente ativa do país. Essa evolução é compatível com o dinamismo da economia brasileira no período: o PIB cresceu em média cerca de 4%, em grande parte com base na expansão do mercado interno, o que abriu espaço para atividades empreendedoras dos mais diversos tipos.

Em 2012, o GEM Brasil entrou em uma nova etapa, com o aumento significativo da amostra pesquisada, que passou a contar com a participação de 69 países, onde foram realizadas as duas principais etapas da pesquisa: o levantamento de dados junto à população com idade entre 18 e 64 anos e a obtenção de opiniões de especialistas sobre as condições existentes nos países para o desenvolvimento de novos negócios. No Brasil, foram entrevistados 10 mil indivíduos na faixa etária citada, residentes nas cinco regiões do país (foram entrevistadas duas mil pessoas em cada região). Adicionalmente, foram entrevistados 87 especialistas de diversos segmentos da sociedade brasileira.

Em última análise, como o Brasil tornou-se um país de grandes oportunidades de negócios, em todos os setores, hoje e nas próximas décadas, continuará sendo um campo fértil para investimentos não especulativos de capitalistas nacionais e estrangeiros, bem como para empreendedores de pequeno, médio e grande porte. (http://www.jb.com.br, Jornal do Brasil).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com