TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFARTE MIOCARDIO

Pesquisas Acadêmicas: ENFARTE MIOCARDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 8

OBJETIVO:

O presente trabalho buscou fatores de risco do infarto agudo do miocárdio, bem como os hábitos de vida, foi constatado que apesar da mídia e todas as campanhas de informação muitos não conhecem as causas e as formas de prevenir o Infarto Agudo do Miocárdio. Este trabalho pesquisou também, sobre as causas e os principais fatores de risco que levam ao acometimento do Infarto Agudo do Miocárdio,

1.1 O QUE É?

O infarto do miocárdio se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artéria coronária está contraída ou obstruída, parcial ou totalmente.

Com a supressão total ou parcial da oferta de sangue ao músculo cardíaco, ele sofre uma injúria irreversível e, parando de funcionar, o que pode levar à morte súbita, morte tardia ou insuficiência cardíaca com conseqüências desde severas limitações da atividade física até a completa recuperação.

O infarto do miocárdio é a causa mais freqüente de morte nos Estados Unidos.

O infarto do miocárdio pode também acontecer em pessoas que têm as artérias coronárias normais. Isso acontece quando as coronárias apresentam um espasmo, contraindo-se violentamente e também produzindo um déficit parcial ou total de oferecimento de sangue ao músculo cardíaco irrigado pelo vaso contraído.

2 O INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO

De acordo com Robbins (2000), em situações normais, o sangue é bombeado pelo coração e circula, através das artérias e veias, irrigando todos os tecidos do corpo, inclusive o próprio coração. No Infarto Agudo do Miocárdio, há uma interrupção ou diminuição do fluxo de sangue para o coração, levando a uma redução da quantidade de oxigênio que chega ao músculo cardíaco. Quando o coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente, ocorre lesão da musculatura e, dependendo do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração morre e para de funcionar.

O Infarto Agudo do Miocárdio pode ocorrer em qualquer idade, porém percebe-se que quanto maior a idade aumenta o número de indivíduos acometidos pelo IAM, além da presença de fatores predisponentes à aterosclerose, sendo eles: a hipertensão, o tabagismo, diabetes mellitus, hipercolesterolêmica e outras causas de hiperlipoproteinemia.

Quase 10% dos IAM ocorrem em indivíduos com idade inferior a 40 anos, enquanto 45% são observados em indivíduos com idade inferior a 65 anos. Os negros e os brancos são afetados com igual freqüência, sendo que os homens apresentam maiores riscos de serem acometidos pelo IAM do que as mulheres.

Ainda para Robbins (2000), a conseqüência da obstrução da artéria coronária consiste em perda de suprimento sangüíneo necessário para o miocárdio, assim induzindo varias conseqüências morfológicas, bioquímicas e funcionais. A oclusão de uma artéria resulta em isquemia e potencialmente, morte celular.

A localização precisa, o tamanho e os aspectos morfológicos específicos de um Infarto Agudo do Miocárdio dependem:

- Do local afetado, da gravidade e velocidade de desenvolvimento das obstruções ateroscleróticas coronarianas;

- Tamanho do leito vascular per fundido pelos vasos obstruídos;

- A duração da oclusão;

- As necessidades metabólicas e de oxigênio do miocárdio em risco;

- As extensão dos vasos sangüíneos colaterais;

- Da presença, do local e da gravidade do espasmo arterial coronário;

- De outros fatores, como alteração da pressão arterial, freqüência cardíaca e ritmo cardíaco.

Os pacientes com IAM apresentam pulso rápido e fraco e, com freqüência, diaforese. A dispnéia, ocasionada pelo comprometimento da contratibilidade do miocárdio isquêmico, é comum e acompanhada de congestão e edema pulmonares.

De acordo com Boundy (2004), o diagnostico de Infarto Agudo do Miocárdio pode ser firmado tardiamente, ou até mesmos passar despercebido, porque o paciente idoso não apresenta os sinais e sintomas, do Infarto Agudo do Miocárdio. Esses sinais e sintomas incluem: temperatura corporal baixa, redução da pressão arterial, queixa de desconforto e transpiração, sintomas semelhantes a outras doenças. Geralmente, não há dor e, além disso, o idoso é mais suscetível a sofrer um Infarto Agudo do Miocárdio silencioso.

3 FATORES DE RISCO QUE LEVAM AO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Segundo Morton (2007), por meio de estudos epidemiológicos, foram identificados vários fatores de risco que levam ao acometimento do Infarto Agudo do Miocárdio. Eles foram classificados em dois grupos: os fatores de risco importantes e os fatores de risco contribuintes.

Os fatores de risco importante são:

3.1 Idades: O aumento da idade está associado às mudanças anatômicas e hemodinâmicas no sistema cardiovascular. Essas alterações incluem degeneração do colágeno, perda de elastina, espessamento da camada média vascular e redução da complacência vascular. Isso ocorre mais precocemente no sexo masculino. Já no sexo feminino, o Infarto Agudo do Miocárdio acomete numa idade mais avançadas. A idade média em que os homens são acometidos pelo IAM está entre 45 anos, enquanto as mulheres a idade é acima de 55 anos.

3.2 Sexos: A morbidade e mortalidade do Infarto Agudo do Miocárdio são maiores e mais precoces no sexo masculino. Os hormônios femininos aumentam o HDL e com o aumento do HDL, diminui o nível de colesterol no sangue, além de que a mulher tem hábitos de vida mais saudáveis que os homens.

3.3 Hereditariedades: Mesmo quando os fatores de risco causadores das doenças cardíacas são controlados, se a pessoa tem um dos pais ou irmão que desenvolveu doença cardíaca antes dos 55 anos de idade, geralmente possui um risco duas a seis vezes maiores para desenvolverem Infarto Agudo do Miocárdio, do que aqueles sem antecedentes familiares, embora se presuma que o risco seja uma combinação de influências ambientais e genéticas.

3.4 Tabagismo: A nicotina do cigarro provoca um estreitamento da artéria capaz de diminuir a oferta de sangue para as artérias do coração, além de que a nicotina pode aumentar a pressão arterial e o número de batimentos do coração por minuto, aumentando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com