TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIPE E LIDERANÇA DE RECURSOS HUMANOS

Tese: EQUIPE E LIDERANÇA DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  5.114 Palavras (21 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 21

EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS

ORIENTAÇÕES:

Estamos iniciando a 6ª etapa do nosso curso e a partir de agora vamos estudar e trabalhar com o componente Equipe e Liderança, uma disciplina currícular de extrema importância para o futuro líder e gestor das modernas organizações.

Abaixo, algumas orientações sobre os seus estudos:

1. 1. Atividade 01 – Realizar as leituras

Nesta primeira quinzena você realizará a leitura da Parte II, capítulos IV, V e VI do seu livro texto, denominado “Administração dos recursos humanos - Equipe e liderança de recursos humanos”, de autoria dos professores Nilo César Ayer e Renner de Brito.

Você também contará com o auxilio de leituras complementares, através links sobre o assunto, inseridos do AVA:

Use as ferramentas que o AVA lhe proporciona. Os links sugeridos lhes ajudarão na absorção do conteúdo.

1. 2. Atividade 02 – Atividades de aprendizagem

A partir de agora, as Atividades de Aprendizagem serão pontuadas, valendo 25% da nota total do AVA.

Para isso, você deve se dirigir à “Atividades de Aprendizagem”, onde você encontrará as questões a respeito do assunto estudado.

1. 3. Atividade 03 – Fórum

Esta atividade pontuada, que acontece na 2ª quinzena, é extremamente importante para a absorção do assunto.

Exigem-se duas inferências diretas e com citações (que enriqueça o tema abordado (reportagens, links, citações de livros e outros)) e três inferências indiretas - comentários de três falas distintas - estas inferências também deverão ser fundamentadas no mínimo três inserções de respostas no sistema para se garantir a nota máxima.

Uma resposta para o tema principal e, outras duas para discutir as opiniões dos colegas de turma.

Vale lembrar que o fórum vale 25% da nota total.

ATENÇÃO: Respondam com textos lógicos. Não serão pontuados textos com apenas uma ou duas frases e sem relação ao assunto discutido. E MUITA ATENÇÃO COM O TEXTO. ESTES DEVEM SER REDIGIDOS COM A DEVIDA COERÊNCIA, COESÃO E GRAFIA DA GRAMÁTICA DA LINGUA PORTUGUESA!

1. 4. Atividade 04 – Atividades avaliativas

Avaliação Continuada:

Essas atividades serão distribuídas quinzenalmente, dentro do nosso componente, sendo compostas de questões abertas, com o valor de 3 (três) pontos cada, e questões fechadas, com o valor de 5 (cinco) pontos cada. Ao final desta etapa, você poderá obter até 80 pontos.

Leia-as com atenção. Não tenha pressa em responder. Analise com cuidado o que está sendo apresentado e o que está sendo solicitado. Um erro recorrente dos alunos é responder as atividades impulsivamente.

Cite as fontes em cada resposta discursiva e não copie as respostas de seus colegas. Não haverá pontuação nesses casos!

ATENÇÃO: Aqui, nas atividades do AVA, serão avaliados, além do conteúdo pertinente à disciplina, a sua capacidade de escrita. Muita atenção com esta parte. Construam textos lógicos, com coesão, clareza e sem erros ortográficos.

Escrever corretamente é um dos requisitos FUNDAMENTAIS de um futuro profissional. Não escrever bem poderá levá-lo a perder oportunidades de empregos em processos seletivos e, a perder credibilidade diante de seus colegas de trabalho ao lerem um texto mal redigido por você.

1ª AA

1ª AA

QUESTÃO 01

O que é liderança?

É um processo social e interativo que envolve comando, flexibilidade e contínuo trabalho de motivação e estímulo dos lideres em relação aos seus liderados. É a capacidade que algumas pessoas possuem e desenvolvem através de treinamentos, de conseguir que os outros, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente e persigam um determinado objetivo. Na organização, é a liderança que dá condições de existência ao trabalho em equipe.

É o cargo que a pessoa exerce que permite que se exerça a liderança, que nada mais é do que mandar que os funcionários cumpram o que a empresa determina.

É uma capacidade inata, somente algumas pessoas possuem o dom de liderar, não existindo outro meio de desenvolvê-la, nem mesmo através de treinamentos e aperfeiçoamento profissional.

Liderança é um processo onde, somente quem exerce o cargo de chefia, conduz um grupo de pessoas a um determinado objetivo.

É a capacidade de impor a sua autoridade perante os seus subordinados, visto que o líder exerce a sua autoridade sozinho, não necessitando do apoio de seus liderados

1ª ACQF

QUESTÃO 01

O trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento das organizações. É a partir desse tipo de trabalho que as metas são alcançadas - a partir do momento em que várias pessoas se unem a favor de um objetivo em comum.

Escolha abaixo, as alternativas que indicam as vantagens do trabalho em equipe:

Aumento de ganho salarial imediato; possibilidade de formar grupinhos a qual se tem mais afinidade.

Fidelidade nas decisões tomadas; individualidade mais aceita.

Novas aprendizagens; melhor tratamento das informações; redução da ansiedade; maior geração de idéias.

Maior aproveitamento das potencialidades; maior chance de sucesso.

Maior flexibilidade nas ações; menos erros; supervisão mais simplificada; simplificação nas comunicações.

1ª ACQA

QUESTÃO 01

O que significa Empowerment?

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com