TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO Trabalho referente ao segundo momento sobre a NR-17

Por:   •  20/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Geovana Daniele Xavier   5130711

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

UBERABA/ MG

OUT/2016

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho referente ao segundo momento sobre a NR-17

UBERABA/ MG

OUT/2016

Resumo NR-17:

  A ergonomia pode ser definida como uma ciência multidisciplinar que estuda a relação entre o homem e seu trabalho. Ela é constituída por várias disciplinas como engenharia, arquitetura, psicologia, medicina do trabalho entre outras disciplinas.

  A NR-17,tem como objetivo esclarecer os parâmetros mínimos que devem ser aplicados sempre proporcionando segurança, conforto e um ótimo desempenho em seu local de trabalho. Essa norma regulamentadora é de enorme importância, pois a maioria das doenças são desenvolvidas  através dos ricos ergonômicos que muitos trabalhadores contraem devido ao seu trabalho. Alguns exemplos são: quando trabalham fazendo muitos movimentos repetitivos, podem acabar adquirindo LER; quando precisam carregar pesos sempre, podem acabar adquirindo problemas na coluna.

  Com o descumprimento dessa norma não são apenas os trabalhadores que sofrem com ela, com isso o donos de empresas ou seus chefes também acabam perdendo, pois o rendimento de seus funcionários acabam sendo menor.

  As perspectivas das condições do trabalho que são relacionados a  NR-17 são : levantamento, transporte e descarga de matérias, ao mobiliário, aos equipamentos e as condições ambientais e de organização do local de trabalho. O encarregado é quem é designado a fazer a analise ergonômica de seus funcionários.

  Algumas da normas regulamentadoras são:

  • Transporte manual de cargas mostra quando o transporte de toda carga é carregada individualmente, seja o levantamento ou descarga da carga. Todos os trabalhadores que forem realizar essa função devem receber treinamentos ou instruções dos métodos que deveram usar, com a finalidade de prevenir acidentes e não prejudicar a saúde.  Sendo que quando jovens trabalhadores ou mulheres forem realizar essa tarefa o peso das cargas deveram ser bem inferiores do que o peso que os homens carregam.
  • Trabalhador jovem são todos aqueles trabalhadores menores de 18 anos e maiores de 14 anos de idade.
  • Quando o trabalho for realizado na posição sentado o local de trabalho deve ser equipado e planejado para que não prejudique a saúde. E os assentos devem ter algumas restrições mínimas sendo elas: altura da cadeira ajustável, pouca ou nenhuma conformação da base do assento, a mesa deve ter a borda arredondada e o encosto deve ter levemente uma adaptação para o corpo para não prejudicar a lombar. Podendo existir suporte para os pés para se adaptar ao comprimento das pernas do trabalhador.
  • Para trabalhos que devem ser realizados em pé é necessário colocar algo para descanso dos trabalhadores possam usar no momento da pausa.
  • Os equipamentos de processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem fornecer as condições de mobilidade para ajustar a tela, a iluminação do ambiente para não haver reflexos e proporcionar ângulo correto de visão; o teclado deve ser independente e ser ajustável; a tela o teclado e o suporte de documentos devem ser colocados com aproximadamente a mesma distancia; os equipamentos devem estar em um suporte ajustável. Porém essas exigências não tem necessidade se o uso do equipamento for eventual.
  • Trabalhos que necessitem de solicitação intelectual e atenção constante são recomendadas as seguintes condições: nível de ruído de acordo com a NBR-10152; índice de temperatura entre 20 e 23°; velocidade do ar de 0,75 m/s e umidade relativa do ar.
  • Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação básica sendo natural ou artificial, deve ser distribuída igualmente em todo local de trabalho; deve evitar ofuscamento, reflexos e sombras.
  • A organização do trabalho deve levar em vista as normas de produção, o modo operário, a exigência do tempo, a determinação de conteúdo de tempo, o ritmo de trabalho, o conteúdo da tarefa.
  • Atividades com sobrecarga muscular nos ombros, pescoços, membros inferiores e superiores, devem ter as seguintes observações levar em conta a saúde do trabalhador, devem ter pausas para descanso, quando haver um afastamento de no mínimo 15 dias o trabalhador deverá voltar ao ritmo gradativamente.
  • Atividades de processamento de dados eletrônicos deve observar o tempo máximo de trabalho que não deverá exceder 8 horas, devendo haver pausas de 10 minutos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com