TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLAS

Casos: ESCOLAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE UNIUBE

DAYANE DIAS DE PAULA

O AMBIENTE ESCOLAR

CARIACICA - ES

2013

DAYANE DIAS DE PAULA

O AMBIENTE ESCOLAR

Trabalho apresentado á Professora Luciene Cristina Ferreira, da disciplina de Prática Pedagógica; do 1º Período, turno Noturno, turma de quinta-feira feira do curso de Pedagogia. Pesquisa reflexiva sobre os aspectos observados na analise de duas escolas.

CARIACICA – ES

2013

Foram analisadas duas escolas, uma da rede publica, cujo nome é Escola Estadual de Ensino Fundamental “José Maria Ferreira”, e outra do ensino privado, nomeada “ Colégio Castro Alves ”.

A primeira escola analisada foi a da rede publica de ensino, EEEFM “José Maria Ferreira”.

A escola recebeu este nome em homenagem à família Ferreira, prospero comerciante de café da região. Era casado com a senhora Terfina Rocha Varejão, hoje nome de uma das maiores escolas de Itacibá/Cariacica. José Maria nasceu em Portugal e veio para o Brasil com 9 anos de idade, e aqui prosperou muito vendendo e exportando café. Segundo informações a escola originou-se no ano de 1958. O governo vigente na época era o de Juscelino Kubitschek, o governador do estado do Espírito Santo era Carlos Fernando Lindenberg. A escola atende uma clientela de classe média e baixa que atualmente consta em seus registros, 1100 alunos matriculados, distribuídos em 3 turnos, sendo 22 turmas do 1º ano à 4ª série do 1º grau, e 4 turmas de 5ª a 8ª série, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Localiza-se em Cariacica, no bairro Nova Brasília, na Rua Cachoeiro de Itapemirim, possui dois andares, no térreo se localizam as salas de aulas, a diretoria, os banheiros, o refeitório e o pátio utilizado para as aulas de educação física. Entorno da escola encontramos uma sorveteria, uma mecânica e um material de construção. O bairro possui três escolas públicas, uma escola particular, uma creche, dois supermercados, duas farmácias, uma papelaria, três materiais de construção, vários salões de beleza, bares e uma praça com academia popular que foi reformada recentemente pela prefeitura. A infra-estrutura do bairro é boa, a maioria das ruas já foram asfaltadas, todas as casas possuem água encanada e energia elétrica e apenas uma minoria não possuem rede de esgoto, também existem muitos telefones públicos no local. Mais como qualquer outro bairro, providências ainda devem ser tomadas pela prefeitura, como a melhora no policiamento e nos pontos de ônibus.

No decorrer do ano a escola comemora a páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia de São João e natal, entre outras festas como gincanas organizadas pelos professores. Na escola ainda não existem projetos voltados para a comunidade, mais diversos são realizados internamente junto com os alunos, um deles é o Projeto Ciranda da Leitura, que tem o objetivo de desenvolver no aluno o gosto pela leitura, tornando-o uma atividade prazerosa que oportunize, também, o desenvolvimento da expressão oral e escrita, como a visão do mundo e a construção de novos conhecimentos, para tornar os alunos bons leitores e desenvolver muito mais do que a capacidade de ler, destes que estão inseridos no processo de ensino aprendizagem.

Abaixo temos o depoimento da mãe de um aluno da escola “José Maria Ferreira”

Fernanda Schnerock Sabino

“A escola é de suma importância para a nossa comunidade, primeiramente porque é a única do bairro que atende as crianças de 1º a 4º série, segundo porque ajuda a nos pais a conscientizar nossos filhos sobre vários assuntos que fazem parte do nosso dia-a-dia, como preservar a natureza, não jogar lixo nas ruas, violência, gravidez na adolescência, política, entre outros”.

A segunda escola averiguada foi o Colégio Castro Alves.

O Nome Castro Alves foi escolhido pela figura que o jovem representa: força e coragem!

O Colégio teve seu primeiro dia de aula em 12 de fevereiro de 1992. Esse sonho se tornou realidade a partir de um projeto de vida idealizado pelos proprietários Suely e Getúlio Carvalho. Na época da fundação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com