TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCRITORES DA LIBERDADE

Pesquisas Acadêmicas: ESCRITORES DA LIBERDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  2.906 Visualizações

Página 1 de 6

ESCRITORES DA LIBERDADE

SÃO PAULO, 2014 .

DANIELLE RODRIGUÊS VIEIRA

ESCRITORES DA LIBERDADE

O filme retrata a história de uma professora, filha de um antigo defensor dos direitos civis que escolhe educar alunos em uma escola que possui sistema de integração voluntária, onde encontra uma realidade completamente diferente do que imaginava ser, além das barreiras que encontra com os alunos e os confrontos com professores e direção da escola que agem com preconceito com relação a sua sala, há suas renuncias em sua vida pessoal para completar sua árdua luta para educação a seus alunos.

Mesmo diante de tantas dificuldades ela busca meios de inclusão de sua turma a sociedade e de várias formas com seu método educacional os mostram que não há diferenças entre eles e os torna libertadores de sua condição social.

SÃO PAULO 2014

01

RESUMO

O Filme nós mostra que uma professora usou de varios meios pedagogicos para resgatar cidadãos que já não tinham nenhum valor para a sociedade

Ela conseguiu através de meios pedagogicos fazer com que seus alunos interagissem e reagissem ao meio em que estavam habituados.

Formando pessoas de valor e ajudando a combater a discriminação, o medo etc...

A história nós da visão do que queremos ajudar a construir para o nosso futuro.

02

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

QUESTIONÁRIO 05

RESPOSTAS 06

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 07

03

ESCRITORES DA LIBERDADE

O filme conta a história da professora Erin Gruwell, filha de um antigo defensor dos direitos civis onde se vê diante do desafio de educar um grupo de alunos na Escola Wilson, que possui um sistema de integração racial, adolescentes rebeldes, intolerantes desacreditados por um sistema educacional deficiente onde encontra um corpo docente que não acredita nestes alunos e os tratam como uma classe inferior, classe do primeiro ano colegial, onde brancos, negros, hispânicos e asiáticos são obrigados a conviver no mesmo espaço em um país que vive em guerra de bairros mais pobres causado por gangues e movidos por tensões raciais diante de territórios restritos, demarcados por cada etnia e vivem na ilusão de ter que lutar um contra o outro.

Logo é repreendida por seu pai, que reage negativamente ao seu projeto de lecionar para estes garotos.

Cheia de expectativas logo ocorre a frustração onde é ignorada por seus alunos, diante deste cenário a professora Gruwel, passa a encontrar caminhos alternativos para sensibilizar seus alunos tenta falar com eles por meio da música, faz comparações às suas vidas ao Holocausto contra judeus, negros e outras raças consideradas inferiores pelos nazistas, busca conhecê-los de fato.

Apesar de não receber o apoio da direção, que não era aberta a mudanças, conseguiu aos poucos romper com às barreiras e conquistar seu espaço. Utilizando seus próprios recursos inicia assim a inclusão a sociedade destes garotos dando lhes um projeto de escrita em diários com a oportunidade de falarem de si próprios de seus medos, angústias e das violências vividas, conhecendo eles busca trazer a autoconfiança transformando e possibilitando noções fundamentais sobre tolerância, respeito, aceitação das diferenças e convivência pacífica enfrentam assim seus obstáculos ela procurou histórias em que eles pudessem se identificar com elas onde leva os alunos para um museu mostrando a realidade do Holocausto.

Com a conquista da confiança de seus alunos passa a deixar sua vida pessoal de lado onde se depara com seus conflitos em sua vida pessoal, chegando a separação, mas obtéve o apoio de seu pai que não a desamparou e não há deixou desistir de sua luta.A determinação, empenho e abnegação de Erin em transformar vidas, embora pareça desanimadora e irreversível ela conseguiu mudou vidas, conceitos individuais do que é certo e errado e, principalmente, aumentou a auto estima de jovens que até então eram considerados perdidos ou sem futuro.O resultado desse trabalho pedagógico não poderia ser diferente recebeu autorização para lecionar a séries mais avançadas, continuando assim, com a sua turma da sala 203.

04

QUESTIONÁRIO

1- Qual a primeira reação da professora diante da recepção da turma?

2- Que estrategia ela utilizou para superar a resistência da turma?

3- Que elementos presentes na escola e na vida cotidiana dos alunos justificam a resistência da turma em relação professora?

4- Como a professora conseguiu conquistar os alunos para a sua proposta pedagogica?

5- O Sistema de Ensino não dava forças para que a professora realizasse uma prática pedagógica diferenciada. Cite uma cena em que isto fica evidente

6- A professora, no entanto, não se rende à vontade do sistema, ela busca campos de fuga,táticas para vencer a educação autoritária que querem que ela exerça. Relate uma cena que fica evidenciada táticas que a professora utiliza para a prática de uma educação libertadora.

7- Existe relação entre o sucesso da professora juntoaos alunos e o fracasso no casamneto? Que relações podem ser feitas a partir dos elementos apresentados no filme?

8- O que o filme nos ensina sobre:

A) Relação professor – aluno;

B) Discriminação social.

05

Respostas

1- No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustrações. E no final do seu primeiro dia de aula vai para casa triste e pensando o que poderia fazer para conseguir a atenção deles.

2- Na primeira tentativa ela trouxe um escritor famoso, mas não conseguiu sucesso, então ela leva um rádio e começa a tocar um de rap e repassa a eles a letra da música com isso ela consegui que eles falem com ela, mas ainda ela encontra resistência. Mas tarde ela coloca uma fita vermelha no chão e começa um jogo no qual ela vai fazendo perguntas fazendo que os alunos demonstrem sem palavras sentimentos e comecem a conhecer uns aos outros sem gritos, ameaças e começam a ter um pouco de respeito com seus colegas de sala.

3- Primeiro a professora é vista como representante do domínio dos brancos. A violência existe na vida desses alunos desde muito cedo e os acompanham até a escola.

4- Ela começa a ver os alunos de forma diferente, não os colocando como pessoas incapazes que vivem a margem da sociedade e ignorando a vida deles, ela trás para sala de aula suas realidades, seus medos, suas aflições e suas vivências e para ajudar que eles expressem seus sentimentos ela propõe que eles escrevam um diário, e que faça isso todos os dias.

Referências bibliografica.

Dirigido por LaGravenese, R e produzido por DeVito D, Shamberg M e Sher S.Titulo: Freedom Writers ou Escritores da Liberdade. Filme. Produção de Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher, dirigido por Richard LaGravenese. Alemanha, EUA 2007. 1 HD, 123 min. color. som

05

...

Baixar como  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »