TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO FUNDAMENTAL 1

Exames: ESTAGIO FUNDAMENTAL 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente estágio da docência no Ensino Fundamental, tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora ,dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. O referido estágio é de suma importância para o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática de sala de aula,conviva com os alunos e professores e habitue-se ao ambiente escolar com seus problemas,desafios dificuldades,mais também repleto de alegria, realizações e sobretudo, cheio de vida e vontade de aprender.

O estágio é um momento fundamental á de qualquer profissional, é a partir da conclusão do estágio que estamos, do ponto de vista institucional, aptos a exercer a docência em pedagogia.

Objetivo geral desse trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de regência de classe, no Colégio Eco Cultural. Aqui estão registradas as condições em que se realizou o estágio, os procedimentos e planejamentos assumidos em sala de aula, bem como um conjunto de reflexões que procuram esclarecer o modo como foram conduzidas as aulas, manifestando também meu modo de compreender a experiência de estágio.

A experiência vivida através da prática em sala de aula me mostrou claramente o que significa ser professor. Saber como explicar determinado conteúdo ao aluno.

Portanto é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar, para exercer com êxito sua futura profissão. Aprender que a função do professor é aprender e ensinar. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.

O estágio nos da á oportunidade de testar na prática, o aprendizado teórico que temos ao longo do curso. É hora de por em teste, os conhecimentos pedagógicos adquiridos e refletir sobre o que e como devemos melhorar. Portanto, nosso objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento até chegar um patamar aceitável onde possamos dizer que esta mos prontos a assumir uma sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

A observação foi muito significativo e de grande aprendizado, pois,pude ver de perto a realidade da escola e compreender um pouco de cada criança ali presente, foi uma experiência riquíssima que possibilitou um aprendizado e uma reflexão a cerca da prática da professora e a prática que teria quando fosse atuar sozinha foi muito prazeroso esse período de experiência, pelo fato de poder assimilar habilidades e competências exercidas pelo professor em sala de aula e leva-las para regência.

A semana de observação foi pautada na reflexão a respeito das propostas na sala de aula e nas possíveis soluções a encontrar, por isso é importante o olhar de um professor que não deve se acomodar com as diversas dificuldades encontradas, porém, perceber nesta, o caminho para mudanças significativas, facilitando em todo o período de estágio.

O período de estágio, foi realizado nos dias 05/05/2014 a 16/05/2014, onde foram levantados dados a respeito dos aspectos físicos, pedagógicos e administrativos da escola, bem como aspectos relacionados ao corpo discente e docente.

O período de participação, foi desenvolvido atividades pedagógicas, visando detectar o nível de conhecimento da turma para poder aplicar o projeto de intervenção de forma satisfatória. A atividade diagnóstica foi realizada durante o período de observação, tento como objetivo conhecer o nível de conhecimento dos alunos.

Assim, durante o período de observação foi evidenciado que alguns alunos encontram-se ainda não alfabetizados e com dificuldades com leituras e escrita. Desta forma, propomos um trabalho que pudessem apropriar-se de atividades pedagógicas como um meio de desenvolvimento de habilidades tanto em interpretação e produção textual.

Durante a reunião ficou claro para todos nós, que os alunos do Colégio Eco Cultural, estão interagindo com o trabalhos de leitura e escrita.

A escola se organiza com os planejamentos os quais são realizados semanalmente todas as sextas-feiras. Através destes, são realizados projetos desenvolvidos em sala de aula, os quais os alunos têm oportunidades de se desenvolverem através de literaturas, músicas e peças teatrais.

Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil planejar o ano letivo,ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular, aprimorar expediente avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente.

O planejamento de ensino nas salas de aula é baseado em atividades diversificadas, os alunos tem acesso aos jogos paradidáticos, como xadrez e dama, entre outros que são participação dos alunos, tirando dúvidas e respondendo ás questões na sala, possibilitando uma rotina diversificada e produtiva para ambas partes.

A professora é graduada em pedagogia com experiência, possui um bom relacionamento com os alunos e me acolheu muito bem. Seus conteúdos são organizados e seus trabalhos desenvolvidos na sala,costuma usar diversos tipos de jogos, para que seus alunos possam aprender também brincando.

Apesar das dificuldades sociais eles são carinhosos, a maioria de mostram motivação e nos acolhem também de uma forma muito agradável. Pude observar durante as aulas a flexibilidade da professora com os alunos e o cuidado com os que tem mais dificuldades em desenvolver as tarefas,estimula-o a pensar e tem muito carinho por eles.

REGÊNCIA

A regência foi um período, onde pude executar um plano de aula.O mesmo partiu das necessidades colocadas pela escola, foi realizada juntamente com a professora graduada. O projeto que me chamou a atenção foi trabalhar os estilos musicais, dando a eles condições de aprender e tendo como objetivo desenvolver a imaginação através da música, fazer com que eles passem a ter prazer em ler e proporcionar atividades que desenvolva o interesse na literatura e escrita.

Desta forma, propomos um trabalho que pudessem apropriar-se da música como um meio de desenvolvimento de habilidades tanto em interpretação e produção textual.

A professora estava sempre presente tirando todas minhas duvida se dando força para tão grande tarefa. Também a projeto de interação elaborado foi algo muito rico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com