TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO FUNDAMENTAL 1

Pesquisas Acadêmicas: ESTAGIO FUNDAMENTAL 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  4.508 Palavras (19 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 19

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

PIRACICABA - SP

2013

Mireliane Chaves Rocha– RA: 3886769044

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental II.

PIRACICABA - SP

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – EnsinoFundamental:

1 – Observação e Interação na Escola......................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................10

3 – Plano de Aula.......................................................................................................12

4 – Regência..............................................................................................................14

Considerações Finais..............................................................................................16

Referências Bibliográficas......................................................................................17

Anexos.......................................................................................................................18

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: MIRELIANE CHAVES ROCHA

RA:3886769044

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2012

Início do estágio: 22/05/2014

Término do Estágio: 19/ 06 / 2014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição:Colégio Portal Azul LTDA.

Endereço: Paschoal Guerrini N° 439 Telefone:3402-2333

Responsável: Jussara Lara Gonçales Martin

I – INTRODUÇÃO

Os cursos superiores, além de buscar a formação de cidadãos com competência para intervir no espaço social, pretendem preparar os alunos para o mercado de trabalho. Tal fato evidencia a necessidade de que os alunos de cursos superiores tenham oportunidades concretas de vivenciar as atividades definidas para a profissionalização pretendida, sendo o Estágio Supervisionado um momento fundamental para o cumprimento desta finalidade.

O Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia tem como finalidades oferecer ao aluno a oportunidade de aprender com a prática do trabalho cotidiano e desenvolver experiências com vistas à complementação do seu aprendizado e ao seu crescimento profissional e humano.

Em análise à Matriz Curricular do curso de Pedagogia das unidades da Anhanguera Educacional S.A., observa-se um volume de horas significativo para o Estágio Supervisionado. Certamente, esta inserção não ocorre por acaso. Ela espelha a importância que se atribui à familiarização do futuro profissional com o seu lócus de atuação, merecendo este momento um tratamento cuidadoso, pois é nesse espaço do currículo que se pretende ajustar prática e teoria, sem dicotomia, com a intenção de se formar um profissional crítico e competente.

Para a realização do Estágio Curricular foi escolhida a instituição Escola E.E Trem de Ferro, bem como sua localização Rua Alferes José Caetano nº1336 Bairro: Centro no município de Piracicaba.Na Unidade de ensino entregamos a Carta de Apresentação à Direção e solicitamos o Termo de compromisso por parte da mesma, caso nos fosse deferido o pedido de estagiarmos nas instituições.

Na sequência, assim que solicitado, foi disponibilizado o Plano Gestor da Unidade de Ensino e nossa pesquisa resultou no conhecimento do perfil da comunidade, e familiarização com a proposta pedagógica da Educação Fundamental.

Entrevistamos em seguida o coordenador Pedagógico que nos relatou como se dá a relação entre teoria e prática na instituição.

Do plano Gestor, levantamos os objetivos e organização Didática do Ensino Fundamental que tem como objetivo formar cidadãos críticos, participativo, aptos a ser inserido na sociedade.

Após, nosso empenho se deu no sentido de conhecer o plano de aula e a prática docente. Observamos em sala de aula, a rotina, as disciplinas e como se dá a relação professor-aluno e ensino-aprendizagem. Tivemos a oportunidade de observar todo espaço destinado ao ensino fundamental.

Tive a oportunidade de observar as series 1°, 2° ano das series iniciais que só acrescentou meu conhecimento e aprendizagem para minha formação acadêmica.

Realizei o estágio com observação detalhada das relações entre educadores, educandos, gestores e demais funcionários envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Sua filosofia de trabalho impõe um sistema acadêmico estruturado e desenvolvido em paralelo com a educação como um todo em todos os aspectos.

As atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com