TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estágio fundamental

Por:   •  18/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.519 Palavras (15 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Priscila Zancanaro Cassemiro, RU 808128

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ALFABETIZAÇÃO

CURITIBA

2014


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Priscila Zancanaro Cassemiro, RU 808128

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ALFABETIZAÇÃO

Relatório Pesquisa e Prática Profissional - apresentado a UTA – Metodologia do ensino da língua Portuguesa – Fase I, no curso de Pedagogia e Distância do Centro do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Karina Gomes

Centro Associado: Curitiba

CURITIBA

2014


SÚMARIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

1.CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR.................................................5

1.1CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA...........................................................6

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO......................................9

3.CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA...............................................................................................................10

4.CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA......................................................11

5.PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO...................................................................................................12

6.DESCRIÇÃO DAS AULAS ASSISTIDAS................................................................13

7.DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO OBSERVADAS.......................14

PLANO DE AULA.......................................................................................................15

ANEXOS....................................................................................................................17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................18

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19


INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e levantar dados sobre o Projeto Político Pedagógico, para descrever sobre a escola estagiada e colher dados para a caracterização da instituição.

 Quais as principais características da sala de aula e se houve outros aspectos relevantes que foram observados quanto à caracterização dos espaços observados.

        Falarei sobre a caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada, sobre a formação, tempo de serviço no magistério, tempo de serviço na escola, experiência na área educacional, cursos de formação continuada na área de educação especial, tanto dos professores como diretor, coordenador, secretário, pedagoga, profissionais responsáveis pelo lanche, limpeza e segurança dos alunos e da escola.

        Apresentarei a caracterização da turma estagiada, como número total de alunos, quantos do sexo masculino e feminino, à atitude dos alunos em relação às aulas e aos conteúdos, com é a comunicação dos alunos entre si e com o professor em questão e qual o perfil socioeconômico dos alunos da turma estagiada.

        Falarei sobre o perfil do professor observado durante o estágio supervisionado, qual a formação do professor, qual disciplina ministrada, qual a experiência profissional, como é a atitude do professor em relação à turma e a atitude do professor em relação ao seu aluno de inclusão.

        E por fim vou descrever as aulas assistidas e também como são feitas as avaliações das atividades desenvolvidas.


1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

                

        O Estágio Supervisionado – Alfabetização foi realizado na Escola Municipal Colônia Augusta, situada à Rua Stanislau Felibrante, n.º 80 - Bairro Augusta, CEP: 81.260 – 050, localizada na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (41) 3249-5728 e do e-mail em-caugusta@curitiba.org.br.

        A escola oferta atendimento na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino, e a Educação de Jovens e Adultos no noturno.

        A instituição atende um total de 213 alunos, desse total 07 são alunos em processo de inclusão.

        O estágio foi realizado no período de 20-10- 2014 a 06-11- 2014 no período da tarde, sendo observada a turma do 2° ano do ensino fundamental.

DESENVOLVIMENTO

1. 1 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA:

        A educação escolar é um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político de um país, de seu povo, e para a garantia dos direitos básicos de cidadania e da liberdade pessoal. Nesse sentido, concebemos a escolarização como um patrimônio da sociedade; sua administração, planejamento e execução devem-se dar de forma mais ampla e democrática possível, abrindo espaço para todas as concepções, culturas, etnias, princípios e orientações, respeitando o conteúdo expresso na Constituição Federal de 1988.

        A educação é aqui entendida como um instrumento de formação ampla, de luta pelos direitos de cidadania e da emancipação social, preparando as pessoas e a sociedade para a responsabilidade de construir, coletivamente, um projeto de inclusão e de qualidade social para o país. Analisa-se que, em razão do esgotamento dos recursos naturais, faz-se necessário e imprescindível que se desenvolva no interior da escola ações que se integrem nos aspecto

s ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos em relação ao desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (457.5 Kb)   docx (538.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com