TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório estágio fundamental 2

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CELIDALVA SANTOS DA SILVA PEREIRA         RA: 5727174768

LUCIANA MARIA DINIZ LIMA                         RA: 5787149002

LUCIANA SILVA AGUIAR                                 RA: 5727174780

MARCIA PERO CAVALCANTI                        RA: 5730144697

TÉCNICAS PEDAGÓGICAS PARA O SUCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

SÃO PAULO/SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CELIDALVA SANTOS DA SILVA PEREIRA        RA: 5727174768

LUCIANA MARIA DINIZ LIMA                         RA: 5787149002

LUCIANA SILVA AGUIAR                                 RA: 5727174780

MARCIA PERO CAVALCANTI                        RA: 5730144697

TÉCNICAS PEDAGÓGICAS PARA O SUCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Atividade realizada na disciplina de Projeto Integrador I, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Elizângela Siqueira e Tutor Presencial. Rodolfo Francisco.

SÃO PAULO/SP

2015


Tema de Pesquisa: TÉCNICAS PEDAGÓGICAS PARA O SUCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

           

Análise Bibliográfica

BIBLIOGRAFIA

JUSTIFICATIVA

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura: formação de professores. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2003. 160p.

 

Esta obra divide-se em duas partes. Na primeira apresenta temas como A era da alfabetização, Analfabetismo e alfabetização, A história da escrita, Breve história das metodologias, As cartilhas e suas mazelas, A pedagogia: tradição e ruptura, Um saber eclético: a alfabetização, todos subdivididos em tópicos, que tratam de alfabetização, leitura, escrita, práticas pedagógicas e metodologias. Na segunda parte, traz A história das modalidades de leitura, A leitura da escrita hoje, Aprendizagem e leitura em discussão, que fala do livro como objeto de arte, do cotidiano do leitor, das muitas faces da leitura. Enfim, no decorrer de todo o livro o autor aborda temas de fundamental importância para a prática do professor, no processo de alfabetização e leitura.

Análise Bibliográfica

BIBLIOGRAFIA

JUSTIFICATIVA

FERREIRA, Maria Beatriz. A lei 9394/96 e o contexto da formação do alfabetizador. In: RIBAS, Maria Holzmann (org.). Formação de Professores: escolas, práticas e saberes. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2005.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Por considerar-se que uma educação de qualidade depende principalmente da ação pedagógica desenvolvida em sala de aula e que essa ação, por sua vez, está diretamente ligada à formação do professor, propõe-se, neste texto, uma reflexão sobre o contexto de formação do professor alfabetizador, com base na Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Verificar como a LDB contempla a formação do professor; e analisar, no âmbito da referida lei, o contexto de formação do professor alfabetizador. O estudo possibilitou a constatação de que, apesar de polêmica e de suscitar críticas, a LDB trouxe avanços à formação docente, abrindo espaço principalmente para a formação em serviço, na qual - através do binômio reflexão/ação - o professor amplia o seu saber fazer e passa a melhor compreender o que fazer.

Este trabalho enfoca a questão da formação inicial de professores, problematizando o estágio supervisionado que se caracteriza como instrumento de mediação na aprendizagem dos saberes da docência. É uma proposta de revisão bibliográfica numa perspectiva de contextualização dos pressupostos e fundamentos da formação docente contemporânea, de caracterização dos saberes docentes, destacando o estágio supervisionado enquanto prática mediadora na formação destes. A discussão é instigada a partir das seguintes questões: Como se caracteriza a formação docente na contemporaneidade? Quais saberes demanda a profissão professor? Quais as contribuições do estágio supervisionado na formação inicial de professores? A discussão que se apresenta nos leva a constatação de que a formação de professores no Brasil, em perspectiva prática e de reconstrução social é algo recente, podendo associar-se à trajetória de pesquisa educacional que é também muito jovem no país.

NUCCI, E. P. di. Alfabetizar letrando: Um desafio para o professor. In: LEITE, S. A. S. Alfabetização e letramento: Contribuições para as Práticas Pedagógicas. São Paulo: Komedi, 2001.

O presente texto é um estudo sobre a hipótese de que a formação de professores pode ser mais bem compreendida através do conceito de letramento docente. Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento. Sustenta-se a idéia de letramento docente como leitura do mundo e da escola, e de capacidade de intervenção crítica nessas esferas. O conceito é construído com base nos critérios de construção do protagonismo do sujeito (dizer a sua palavra, no enfoque freiriano),

capacidade de leitura do mundo e da comunidade profissional em que atua (o que implica um grau de desvelamento do mesmo) e perspectiva de colocar os conhecimentos disciplinares em uma chave dialógica, em vez de monológica, na atividade educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com