TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pesquisas Acadêmicas: ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 8

ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Aureni Lopes

Prof. Vilson Ribeiro de Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Licenciatura em Pedagogia (Ped.0331) Estagio III

01/10/2013

RESUMO

O processo ensino aprendizagem nas series iniciais é muito interessante pois eles tem muito que dividirem com o professor, pois são questionador com suas opinioes e sempre as expondo com as aulas ainda mais se for dinâmica com filme e datashow eles se interagem e descobrem as novas informações e muito prazeroso para o professor apesar que as vezes acabam afrontando o professor com sua indisciplina alguns atrapalhando a aula por desrespeitar o professor quando todos falam ao mesmo tempo e não escultem o mestre da sala. Mais foi muito prazerosa e experiencia.

Palavras-chave: Fundamentação Teorica .Relação Entre Erofessor e Crianças.

1 INTRODUÇÃO

O estagio foi realizado na Escola Mun. De Ens. Fund. Francisca Florentina de Medeiros localizada na Rua Tetra Campeão, Bairro 104 Vila Moises, São Domingos do Araguaia Pará.

A escola tem um papel fundamental na vida de qualquer pessoa. Por isso, há uma necessidade de imediata de profissionais qualificados dentro das salas de aula, adeptos de uma pratica educativa baseada no aprender a aprender, que esteve presente também na formação desses tais profissionais. Não e somente uma crise resultante de uma inadequação de profissionais as novas tarefas impostas à escola, mas também uma crise do saber que ate agora construiu esses profissionais.

Quando entro em uma sala de aula devo esta sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, as perguntas dos alunos, as suas inibições; um ser critico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho a de ensinar e não a de transferir conhecimento.Fingir que se ensina nada mais que transmitir o conhecimento seja em qual for o nível educacional. E a pratica dessa didática transmissiva no curso de pedagogia comprometera o exercício do profissional no processo educativo.

O estagio e uma atividade de grande importância para o curso permite aos estudantes, conhecer melhor a sua profissão e os desafios que nela se encontram.

O curso de pedagogia nos trás vários conhecimentos dos quais contam a historia da origem da vida o dês de seus primos ate os dias atuais. Por esse motivo o pedagogo deve estar bem preparado, antes de exerce qualquer função.

2. FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A organização do trabalho da educação infantil deve ser orientada pelo principio básico de procurar proporcionar, a criança, o desenvolvimento da autonomia, isto e, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios da ação que seja flexível e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam adultos ou crianças. Observando, esta construção não se esgota no período de zero aos seis anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil. Contudo o caráter de assistencialismo ainda se faz presente no que diz respeite aos métodos, nas práticas de atendimento e principalmente no pérfidos profissionais dessa área que por vez são consideradas como monitores e não professores de educação infantil.

Partindo dessa observação, busca-se respaldo teórico para a sustentação das ideias e conceitos emitidos em autores que abordam essa temática, tais como: Oliveira (2010), Aurora, Soares e Mendes (1996), Ferreira, Mello, Gosuen e Chaguri (2009), e Oestetto (2010).

3. A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E AS CRIANÇAS.

A base que sustenta as aprendizagens feitas pelas crianças na escola é a relação afetiva que cria entre elas e o professor. É necessário aproveitar todas as situações de interação que habitualmente se estabelecem entre a criança e o adulto para motivá-la a atuar, a assumir novos caminhos, a relacionar-se, a colocar as dúvidas e a buscar soluções. É preciso facilitar contextos ricos que permitam á criança defrontar-se com novas experiências que lhe sejam interessantes e nas quais possa experimentar manipular, observar, etc. A relação ótima entre professor e as crianças é aquela que se estabelece através de situações de comunicação real, que permite à menina ou o menino criarem novos significados, com os quais poderão dar sentido a suas aprendizagens. O professor deverá facilitar as ferramentas para conhecer a realidade e para ajudar a fazer uma memorização abrangente dos aspectos que vivencia na escola.

Os meninos e as meninas apresentam necessidades educativas diversas, as quais o professor deverá conhecer para pode ajustar à sua ajuda, conforme as capacidades manifestadas. É importante utilizar metodologias diversas que incorporem diferentes tipos de situações de interação; nesses momentos, o professor poderá proporcionar a ajuda que cada criança necessita, considerando as suas capacidades e as suas dificuldades. Em consequência, não se trata de prescrever um só método, mas de utilizar as estratégias que sejam adequadas para dar o tratamento educativo que cada menino ou menina necessita.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente texto tem como objetivo ressaltar o papel do professor na formação de cidadãos ajudando contemplar e desenvolver um processo único de ensino e aprendizagem no objetivo de fortalecer a relação dedatico-pedagogico e no dialogo dos agentes envolvendo-se no processo de formação profissional.

No primeiro momento, acreditamos ser necessário pensar um pouco sobre o que concebemos por reflexão e experiência e a partir daí interrogamos a formação e a atuação do professor que entendemos como professor reflexivo. Sabemos que o termo não e novo na historia da pedagogia ou nas teorias da educação. Mas acreditamos na força que dele emana para a pratica docente, seja nas de formação profissional docente.

O processo sendo avaliativo e realizado visando à exatidão de reprodução dos conteúdos as notas obtidas funciona perante a sociedade com os níveis de aquisição do patrimônio cultural.

Segundo Aruara Soares e Mendes (1996) no que se refere ao ensino voltado para a educação infantil ate o ano de 1889, há pouco a se registra em termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com