TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO

Monografias: ESTAGIO SUPERVISIONADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  3.263 Palavras (14 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 14

Solange Beckemann Mayer

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA EMPRESA CONSTRUÇÕES HEINZMANN LTDA

Giruá 2013

Solange Beckemann Mayer

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA EMPRESA CONSTRUÇÕES HEINZMANN LTDA

Relatório de estágio supervisionado, apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Técnico em Contabilidade do curso Técnico em Contabilidade, Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann – Unidade CERB.

Profª Orientadora: Andrezza M. Bessegato

Giruá 2013

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, pela força e perseverança para manter o foco em meu objetivo; Agradeço a minha família por acreditar em meu talento, e por prestar apoio em todos os momentos; Agradeço aos amigos e orientadores, que de alguma forma ajudaram e/ou colaboraram para a realização deste trabalho.

“Descobri como é bom chegar quando se tem

paciência. E para se chegar, onde quer que seja,

aprendi que não é preciso dominar a força, mas a

razão. É preciso, antes de mais nada, querer”.

Amyr Klink

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................. 6 1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA.......................................................................... 7 1.1 ÁREA DE ESTÁGIO............................................................................................ 7 1.2 APRESENAÇÃO DA EMPRESA........................................................................ 7 2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.......................................................................... 9 2.1 Comparativo lucro Real x Lucro Presumido empresa Constr.Heinzmann Ltda... 9 2.1.1 O que foi feito..................................................................................................... 9 2.1.2 Por que foi feito.................................................................................................. 9 2.1.3 Como foi feito..................................................................................................... 9 2.1.4 Qual a aprendizagem com a atividade................................................................ 17 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................ 18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................ 20

6

INTRODUÇÃO

A empresa Construções Heinzmann Ltda, utilizou por muito tempo o tipo de modalidade Lucro Real, e optou em 2012, pela mudança para Lucro Presumido por sugestão do escritório contábil, para adequar-se corretamente à realidade da mesma. Diante a esse fato, surgiu a necessidade de elaborar um estudo abordando este assunto, relacionando-se assim as vantagens e desvantagens que seriam conseguidas com esta mudança, bem como fazer uma comparação entre as duas modalidades em relação aos valores já pagos mensalmente pela empresa no decorrer do referido ano e destacar os resultados obtidos através de tabelas comparativas.

A opção pelo Lucro Presumido é vantajosa apenas para as empresas cujo Lucro (Receitas (-) Despesas) é igual ou superior a 8%. Quando a margem de lucro é inferior a 8% é mais vantajoso optar pelo pagamento dos tributos com base no Lucro Real.

No caso da construtora, ao comparar esses dados, é possível optar pela modalidade que reduz o valor das alíquotas incidentes nos impostos gerando assim, menos custos.

Diante disso, o objetivo geral do trabalho é estudar os impostos incidentes no faturamento da empresa comparando os valores das taxas em relação às alíquotas aplicadas sobre as modalidades Lucro Real e Lucro Presumido, através de uma comparação entre as duas modalidades: Lucro Real e Lucro Presumido para verificar a modalidade mais vantajosa para o caso da empresa em estudo.

Logo, é de suma importância estudar o assunto em evidência, para que na conclusão do Estágio, seja adquirido um conhecimento mais aprimorado nesta área, e ainda, promover uma melhoria dentro da empresa, gerando conseqüentemente a otimização na qualidade dos serviços prestados.

7

1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Nome: Construções Heinzmann Ltda Endereço: Rua Bento Gonçalves, 569 Bairro: Centro CEP: 98870-000 Cidade: Giruá Estado: RS Telefone: (55) 3361-1552 E-mail: heinzmannltda@hotmail.com

1.1 ÁREA DE ESTÁGIO Setor: Contabilidade Data de início: 18/03/2013 Data de termino: 12/07/2013 Duração em horas: 200horas Nome do orientador na empresa: Adão Antonio Moraes Duarte

1.2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa de pequeno porte Construções Heinzmann Ltda, registrada no CREA sob nº 22.341, inscrita no CNPJ nº 88.550.413/0001-90 e inscrição estadual nº 055/0008624, estabelecida na cidade de Giruá RS, sito a Rua Bento Gonçalves, 569, enquadra-se de acordo com a natureza jurídica como Sociedade Empresária Limitada, tendo como atividade econômica a construção de edifícios, secundariamente a construção de instalações esportivas e recreativas, atua há cerca de 40 anos, no ramo da construção civil, na prestação de serviços de empreitada global: material e mão-de-obra, participando de licitações do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, seja pela Central de Licitações – CELIC, ou por convites recebidos pelas Secretarias de Obras Públicas (SOPs) e Coordenadorias Regionais de Obras Públicas (CROP), regionais.

Sua estrutura interna é simples, contando com um quadro de funcionários permanentes, e temporários. Como parte dos funcionários fixos, a empresa conta com um Sócio-Proprietário, (que faz o papel de administrador); um sócio secundário, (que exerce as responsabilidades técnicas), desde o ano de 2006, segundo a última alteração do Contrato Social; e uma Auxiliar

8

Administrativa que executa atividades gerais de escritório, e atividades específicas como controles financeiros, e da contabilidade básica. Recentemente foi contratada uma Engenheira Civil auxiliar, também exercendo serviços de responsabilidade técnica e uma secretária para atendimento em Geral. Os funcionários temporários são responsáveis pela mão-de-obra, fora do escritório, ou seja, são empregados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com