TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTASTÍSTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Dissertações: ESTASTÍSTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANALISE DE PROBABILIDADES

PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENARIOS EM

SEUS PLANEJAMENTOS......................................................................................... 4

3 ESTATÍSTICA ESTAR PRESENTE EM VARIAS ÁREAS...................................... 4

4 A ESTATÍSTICA AUXILIA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO..............5

5 AS ORGANIZAÇÕES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM

O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO LABORAL...................5

6 A INFLUENCIA DOS ASPECTOS CULTURAIS NO COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES...................................................5

7 A IMPORTANCIA DA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR PARA PROMOVER O CRESCIMENTO ECONÔMICO................................................................................6

8 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

9 REFERENCIAS.........................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Nas linhas que se seguem procuraremos abordar assuntos referentes ao uso de dados estatísticos e sua utilidade para as organizações. Viajaremos pelo o universo do comportamento dos indivíduos dentro das organizações, discutiremos os aspectos culturais e suas influencias no contexto empresarial e enfocaremos ainda, os efeitos da qualificação profissional e sua contribuição para o desenvolvimento econômico.

A estatística por meio da analise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos.

O uso de dados estatísticos contribui de modo significativo nos processos de tomada de decisão.

Com ênfase na observação dos fenômenos de tal forma a pesquisar as ligações de casualidade existentes entre eles, a estatística ajuda as empresas a modelarem suas ações norteadas por informações coletadas previamente.

Um ótimo exemplo acerca da previsão de cenários futuros aplica-se às empresas que operam ou dependem da agricultura, tais organizações usam dados estatísticos de períodos anteriores para tomada de decisões relacionadas à época correta de plantio, período de colheita, períodos que são favoráveis a vendas entre outros. Empresas que atuam na área de chocolates, por exemplo, usam dados estatísticos de anos anteriores para assim determinarem o numero de funcionários extras que serão contratados para a produção da próxima pascoa, a quantidade correta a ser comprado de embalagens, o espaço a ser reservados para armazenamento, contratos de logística e etc.

Como podemos observar a estatística é uma ferramenta presente e indispensável para as organizações, pois, a observação de dados estatísticos de períodos anteriores permite uma previsão de cenários futuros, proporcionando mais segurança e coerência nas ações a serem realizadas no presente, e com isso as chances de acertos aumentam consideravelmente, proporcionando à organização mais vitalidade e solidez.

A estatística estar presente em várias áreas

Conforme explica Castro, a estatística encontra aplicações em quase todos os campos da atividade humana: O sociólogo usa-a pra conhecer sobre populações, os meteorologistas para conhecimento sobre o tempo e seus reflexos na agricultura, nas navegações etc.; a biologia para estudo das doenças, suas causas e suas consequências.

A definição dada por Castro é tão abrangente e satisfatória que decidi reproduzi-la por completa em minha produção, acrescentando e reafirmando Castro no que se refere ao uso de dados estatísticos em todos os campos da humanidade. Um ótimo exemplo disso é a observação estatística acerca do meu salário e sua vida útil mensal. Tal observação sugere-me a adoção de medidas que visam contenção de gastos para os próximos meses.

A estatística auxilia no processo de tomada de decisão

Observar o passado para planejar o futuro! Esta afirmação aplica-se perfeitamente ao contexto estatístico. Podemos afirmar até com certa dose de autoridade que a maioria das decisões tomadas dentro de uma organização empresarial está ligada direta ou indiretamente à estatística. Definir em qual região uma determinada empresa deve abrir uma filial, por exemplo, é uma das formas mais explicitas do uso da estatística. Crescimento econômico da região, qualidade e custo de mão de obra, disponibilidade e custo com logística, demanda pelo produto ou serviço a ser ofertado são informações relevantes ao processo de tomada de decisão, fornecidas pela estatística.

As organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral.

O material humano é o maior patrimônio das organizações, portanto, entender, valorizar e motivar as pessoas dentro das organizações apresenta-se com uma poderosa ferramenta de sustentabilidade para as empresas.

As pessoas são diferentes, pensam diferentes e gostam de coisas diferentes. Entender isso é para as organizações dar um passo a frente na corrida rumo ao sucesso. É missão para as organizações entender o que motiva seus colaboradores e assim motivar-lhes. Entender a cultura regional também figura como uma ótima ferramenta a ser usada na implantação de uma cultura organizacional sadia e prazerosa.

Já estar comprovado que conhecer, entender e valorizar os indivíduos contribui significativamente na produtividade das organizações.

A influencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com