TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA E COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  22/9/2013  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 ESTATÍSTICA 4

1.1 - A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS? 4

1.2 - O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. 5

1.3 – DE QUE FORMA A ESTATÍSTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL? 5

2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 6

2.1 – PORQUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO LABORAL? 6

2.2 – OS ASPECTOS CULTURAIS INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA REPOSTA. 6

2.3 – O FATOR DE PRODUÇÃO TRABALHO É REPRESENTADO PELO CAPITAL HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES. 8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.

O Objetivo do Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interage com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com estes colaboradores, sendo que o processo do trabalho administrativo, jamais pode ser entendido como conteúdo do mesmo.

1 ESTATÍSTICA

1.1 - A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS?

Sim. É através da Análise de Probabilidades que uma empresa poderá obter economia de tempo e de recursos financeiros.

Probabilidade é a medida de quão um evento é provável de ocorrer em relação ao número de resultados possíveis. O cálculo das probabilidades permite que você use a lógica e a razão, mesmo com algum grau de incerteza.

Eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios. Isto é especialmente verdade para as pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

Distribuição de Probabilidades - Nos Negócios

Resultado Econômico Probabilidade Retorno sobre o Investimento

Grande 20% 25%

Bom 40% 15%

Mais ou Menos 30% 5%

Realmente Ruim 10% 0%

• Resultado Econômico = O que poderia acontecer no próximo ano para a economia do país todo.

• Probabilidade = Estima as chances que aquela economia terá em cada resultado.

• Retorno do Investimento = Estima o lucro em cada resultado econômico.

1.2 - O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

O uso da Estatística não é restrito aos profissionais da área de matemática e estatística.

Em função da própria definição de Estatística, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com