TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILOS DE COMUNICAÇÃO

Dissertações: ESTILOS DE COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 6

OS ESTILOS DE COMUNICAÇÃO

Comunicar-se bem não é uma ação simples, como pode parecer à primeira vista. Alguns aspectos devem estar sempre presentes na mente de quem quer comunicar alguma coisa a outra pessoa:

1. O responsável pelo sucesso da comunicação é sempre aquele que emite a mensagem.

2. As pessoas não percebem as mensagens de modo idêntico. A mesma mensagem pode ser apreendida, de modo diferente, por pessoas diferentes porque possuem Estilos de Comunicação próprios, assim como diferentes Estruturas de Referência, compreendendo Emoções, Valores, Conhecimentos e Comportamentos.

3. Ao emitir uma mensagem cujo objetivo é principalmente convencer o interlocutor a respeito de alguma coisa, o comunicador deve "falar a linguagem do ouvinte", isto é, deve adequar a forma da mensagem ao estilo de comunicação do ouvinte)

. _ .

4. Antes de conhecer os estilos de comunicação.de outras pessoas, é fundamental que conheçamos o nosso próprio estilo.

Para isso, vamos analisar os Estilos de Comunicação mais importantes que podem ser utilizados nas situações do nosso dia-a-dia e, especialmente, nas ações negociais para implementação de mudanças.

Existem quatro estilos de comunicação importantes que podem ser utilizados nas situações de trabalho ou de vida.

As funções de comportamento associadas a cada um dos estilos são:

ESTILO FUNÇÕES

Intuitivo Concepção, percepção e indução

Analítico Análise e lógica;

Sensitivo Relacionamento, emoções e sentimentos

Produtor Percepções sensoriais

CONCEITOS BÁSIC0S SOBRE OS ESTILOS DE COMUNICAÇÃO

Existem sete conceitos importantes sobre os quais repousa a teoria do “Estilo de Comunicação”

1. São quatro estilos de comunicação: Analítico, Sensitivo, Intuitivo e Produtor.

2. Todas as pessoas usam um “mix” dos quatro estilos

3. Em geral, as pessoas usam um dos estilos na maior parte do tempo, o chamado “estilo primário”. Cada pessoa tem, também, um estilo de “suporte" que é o seguinte de uso mais freqüente.

4. Os estilos de comunicação são manifestados no comportamento. Assim sendo, você pode observar como os outros se comportam para identificar os seus estilos “primários” e de “suporte”.

5. Quando os estilos de comunicação são usados demais ou subutilizados, surgem problemas.

6. Em geral, as pessoas são mais receptivas a um estilo de comunicação que é semelhante aos seus estilos "primários" ou de "suporte".

7. É possível adaptar ou modificar, temporariamente, os próprios estilos “primários” para atender ao estilo de outra pessoa.

PERFIL DO TIPO INTUITIVO

Ocupações atribuíveis ao estilo basicamente Intuitivo:

• Entre os Intuitivos, encontramos cientistas, pesquisadores, artistas, professores, escritores, planejadores e pessoas de "boas idéias".

Como reage, tipicamente, o Intuitivo:

• O Intuitivo age e é normalmente respeitado como um pensador rápido e profundo. O Intuitivo freqüentemente revela uma excelente imaginação e tende a se questionar e questionar os outros. O lI1tuitivo não costuma "tomar as coisas como garantidas". Existe, freqüentemente, uma certa "mágica" na capacidade de antecipar ou de prever - "saber antes que os outros saibam". Assim, o Intuitivo funciona como uma pessoa que parece ter boa visão e capacidade para ver certos relacionamentos entre coisas, que muitos outros não entendem ou não estão aptos a compreender. Algumas vezes, as pessoas dizem que o Intuitivo é "um mundo em si mesmo". O Intuitivo se ressente se for colocado em uma situação onde, por qualquer razão, se sinta obrigado a pensar e operar de uma maneira estruturada e bem-defInida. O Intuitivo gosta de criar estruturas a partir da desordem e de se sobressair em tarefas integrativas e situações que demandem uma visão a longo prazo.

Seu lado positivo:

• Quando o Intuitivo está operando no seu melhor nível, ele é um líder e um visionário - aquele que pode atravessar a "cortina de fumaça da tradição" e das práticas passadas, focalizando o ponto crucial da situação. O Intuitivo é usualmente apto a ver novas e lucrativas direções ou soluções de grande valor que outros deixaram passar e, freqüentemente, traz abordagem e idéias novas.

Seu lado negativo:

• Na pior das hipóteses, o Intuitivo pode ser visto como "longa visão, curta ação". Isto significa que ele pode evitar alguns pequenos detalhes isolados. O Intuitivo pode, freqüentemente, estar tão convicto do poder e valor de seu discernimento e de suas contribuições, que a necessidade de documentação ou provas para satisfação de outros não chega a lhe ocorrer. Na realidade, por vezes, eles podem parecer impacientes e irritados com outros que solicitam detalhes de evidência ou não dão valor às coisas que devem.

pelas razões acima, o Intuitivo pode ser criticado por ser "excessivamente abstrato" ou "teórico". Algumas vezes, na pior das hipóteses, as pessoas vêem os Intuitivos como agindo de forma "superior" ou sendo condescendentes em suas comunicações.

CARACTERÍSTICAS

• É pensador, rápido e profundo.

• Questiona a si e aos outros; conseqüentemente, "não acredita que as coisas sejam óbvias".

• Parece, às veies, saber das coisas antes dos outros.

• Ressente-se de ser cerceado ou ser solicitado a operar de forma bem-definida.

• Aprecia criar estrutura própria, a partir do "caos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com