TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILOS DE LIDERANÇA

Trabalho acadêmico: ESTILOS DE LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O referido estudo tem por objetivo analisar os fatos gerados pelo conflito de gêneros e de raças em um ambiente de trabalho e quais são suas respectivas consequências.

Para o desenvolvimento deste será dada uma relação completa dos personagens envolvidos no caso seguidos de informações como: qualificação profissional, cargo e características pessoais. Será também apresentado o motivo pelo qual se iniciou o desentendimento no ambiente de trabalho.

Para complementar o estudo será desenvolvido temas relacionados com o ambiente de trabalho, como: liderança, ética, cultura, mulher na economia, diversidade da força de trabalho e clima organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

Para melhor compreendermos a relação de conflito que o texto nos apresenta foi feito uma tabela - apresentada a seguir - com as principais características de cada funcionário para melhor nos instruirmos sobre os fatos ocorridos.

Personagem Cargo Qualificação Profissional Características Pessoais

Fernando

Chefe titular da área de Orçamentos, Finanças e Contadoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas

Prestativo com o serviço e o andamento de sua equipe

Carla

Servidora (substituta de Fernando)

Graduação e especialização em Perícia Judicial de Cálculo Trabalhista Competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas.

Ricardo

“promoter” da área de Orçamentos

Utiliza ferramentas de informática com desenvoltura Expansivo e brincalhão

Com base na tabela podemos imediatamente deduzir que Fernando apresenta um cargo de chefia importante na empresa e é bem quisto pelos demais, pois até o momento em que liderava sua equipe a mesma apresentava-se entrosada e com resultados positivos.

Paralelamente tinha-se a presença de uma funcionária, Carla, com graduação e especialização consideradas importantes para uma possível substituição de chefia, afinal Fernando se ausentaria por uns tempos por questões de saúde. Apesar de Carla nunca ter respondido pela equipe por período tão extenso, a mesma já demonstrou, competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas, com isso passou a ser a substituta de Fernando assumindo assim esse desafio. De suma importância também é a presença do funcionário Ricardo, conhecido pela equipe como o brincalhão da turma e expansivo, apelidando, de uma forma informal Carla como “mulata exportação”.

Carla passa então a ser responsável pelas atividades do setor, principalmente o fechamento mensal dos relatórios, tarefa não muito fácil visto que a empresa passavam por uma transição de base de dados.

Surgindo a necessidade de agilizar os serviços e manter tudo em ordem, com a ausência de um funcionário extremamente importante como Fernando, Carla pede a colaboração dos demais funcionários, pedindo para estes fazerem horas extras de trabalho, concretizando assim um rodízio entre eles. Ricardo por apresentar uma melhor desenvoltura com a informática e vir mostrando resultados com o novo sistema se dispõe a ficar com Carla depois do expediente, dizendo que não tinha nenhum outro compromisso pessoal considerado importante.

Começando a realizar os trabalhos juntos pós expediente como combinado com Ricardo, de uma maneira inconveniente, começa a dar algumas investidas em Carla, sendo elas: elogios, olhares profundos e presentes inusitados. A partir daí gera-se um conflito de gêneros entre eles, pois Carla se sente cada vez mais constrangida com os fatos ocorridos e retraída na hora de realizar sua função, tentando evitar ao máximo conversas paralelas com Ricardo, dirigindo-se a ele somente em casos profissionais.

Na noite do fechamento dos relatórios Ricardo não contente com o desprezo de Carla para com ele puxa-a pelo braço e a beija contra sua vontade. Carla totalmente desorientada com a situação fica irritada com Ricardo que insiste em que ela queria o beijo e que até outras pessoas do setor já haviam comentado, mas Carla prefere a discrição e não comenta com os demais.

Ainda não satisfeito, Ricardo passa a difamar Carla perante seus colegas de trabalho, dizendo que a mesma não cumpria com seus serviços deixando tudo sob responsabilidade dele que concluiu praticamente tudo sozinho. Afirma que a graduação de Carla não justifica sua substituição no cargo de chefia e supõe um caso entre ela e Fernando, sendo este o verdadeiro motivo dela ter o substituído.

Carla cada vez mais incomodada com os boatos passa a perder o controle de sua equipe, permanecendo sempre em sua sala, saindo somente quando imprescindível. Passa a não ser mais chamada para os eventuais encontros, algumas pessoas que antes almoçavam com ela chegam até a trocar o horário de almoço, e assim, cada vez mais, se torna desconfortável e desmotivada para continuar realizando seu serviço.

Fernando retorna ao trabalho percebendo uma relação pouca amena entre a equipe e Carla, e aos poucos vai tomando parte do que aconteceu pelos rumores.

2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA

O tipo de liderança que exerce Fernando é transformacional. Fica claro e evidenciado no texto que Fernando é uma pessoa que se preocupa com seus servidores e até mesmo os outros setores. Na liderança transformacional tanto lideres ou seguidores elevam um ao outro, o que é demonstrado no texto: uma equipe entrosada.

Já a liderança de Carla é vista como uma liderança do tipo situacional, pois ficou evidente em vários trechos do caso que Carla agia conforme a maturidade e a situação de seus colaboradores.

2.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO

Carla foi escolhida como substituta de Fernando, pois além de graduada era o único servidor que possui curso de Especialização em Perícia Judicial de Cálculo Trabalhista. Além de critérios de formação profissional foi considerada uma diversidade de força de trabalho, caracterizada por uma formação multicultural, pois viabiliza para a empresa uma seleção de colaboradores independente de cultura, religião, dando assim uma capacidade considerável para competir em um mercado global. Uma pessoa qualificada em diferentes áreas possibilita a empresa alcançar mercados até então fora do alcance.

Esses critérios são considerados justos, pois não se pensou em igualar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com