TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILOS DE LIDERANÇA

Dissertações: ESTILOS DE LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – CRIANDO VANTAGEM COMPETITIVA 2013/2

John A. Wagner e John R. Hollenbeck – Capítulo 2 – Administrando Diversidades e Diferenças Individuais

ESTUDO DIRIGIDO – 2

1- DIVERSIDADE NAS APTIDÕES

As Três Dimensões da Aptidão Física

Edwin Fleishman foi um dos primeiros pesquisadores a analisar sistematicamente a estrutura das aptidões físicas humanas, e grande parte da pesquisa nesse tópico, nos últimos 30 anos, representa refinamento e extensão do trabalho que ele iniciou. A ênfase recente, porém, mudou um pouco, da avaliação da aptidão física para a previsão do desempenho no cargo. Pesquisas voltadas para a ocupação, juntamente com o que se conhece da fisiologia humana, nos fornecem uma base sólida para entender a estrutura do desempenho físico. Esta estrutura é esboçada em tabela adiante.

A aptidão física ou capacidade física é composta de três dimensões principais: forma muscular, resistência cardiovascular e qualidade do movimento. A força muscular entra em três variedades ligeiramente diferentes (tensão, energia e resistência), e o mesmo vale para a qualidade do movimento (flexibilidade, equilíbrio e coordenação). Embora seja necessária uma análise completa de um cargo para determinar se ele requer capacidade física particular, em geral as aptidões listadas na tabela são as mais frequentemente requisitadas em dois tipos de cargos: os de serviços de proteção – como por exemplo, polícia municipal, bombeiros e departamentos correcionais e carcerários – e os de construção e outros que demandem esforço físico. Se o pessoal da polícia, dos bombeiros ou de instituições correcionais carecerem das aptidões físicas necessárias, eles ou as pessoas a quem procuram proteger poderão ser prejudicados. O teste para os tipos de aptidão física listados na tabela é muito mais comum hoje do que no passado, quando critérios de altura e peso substituíam aptidões específicas. Uma vez que se considera que medidas de altura e peso discriminam injustamente as mulheres e os membros de alguns grupos minoritários, hoje são raramente utilizadas.

AS TRÊS DIMENSÕES DA APTIDÃO FÍSICA

Força muscular • Capacidade para exercer pressão muscular contra objetos, como: puxá-los, empurrá-los, levantá-los, carregá-los ou baixá-los

• Exercer força muscular em investidas rápidas (energia muscular).

• Exercer força muscular contínua no tempo, com resistência à fadiga (resistência muscular).

Resistência cardiovascular • Capacidade para manter atividade física que resulte em aumento da pulsação por um período prolongado.

Qualidade do movimento • Capacidade de movimento seqüencial dos dedos, braços, pernas ou corpo para resultar em ação qualificada (coordenação).

Fonte: Hogan, J. “Structure Of Physical Performance in Occupational Tasks”, Journal of Applied Psychology

76 (1991), pp. 495-507.

Testes de aptidão física também são utilizados para selecionar os empregados para trabalhos, tais como os de construção, em que os cargos exigem força física e agilidade. Esses testes podem prever não só o nível de desempenho no cargo, mas também o risco de ferimentos associados ao mesmo. A pesquisa tem mostrado que a incidência de males na coluna pode ser prognosticada por testes de força física. Trata-se de uma constatação importante, porque os pedidos de indenização por invalidez relacionada à coluna vertebral tiveram seu índice aumentado em 14 vezes nos últimos 10 anos. Uma vez que os empregadores estão passando progressivamente a pagar as despesas médicas dos trabalhadores (e porque a dor nas costas é uma afecção tão generalizada e recorrente), os testes para prever problemas de saúde de um candidato são extremamente justificáveis em termos econômicos. A unidade que fabrica barco elétrico na General Dynamics Corporation elaborou até exames físicos específicos destinados a barrar indivíduos com risco de problemas de coluna.

As Quatro Dimensões da Aptidão Cognitiva

Embora as aptidões mentais não sejam unidimensionais, em geral constatamos relações positivas entre as notas de desempenho das pessoas em diferentes tipos de provas de capacidade mental. Dessa forma,normalmente, as pontuações de tipos diferentes de testes são somada e tratadas como um índice de inteligência geral. Os especialistas empregam o termo aptidão cognitiva geral em lugar de inteligência, porque o primeiro é mais preciso e suscita menos controvérsia sobre questões como o papel dos fatores genéticos na aptidão mental. O termo inteligência é empregado de modo vago na comunidade leiga, na qual o elevado valor social atribuído à inteligência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com