TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CAB CUIABÁ

Artigo: ESTILOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CAB CUIABÁ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  4.241 Palavras (17 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 17

INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ESTILOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CAB CUIABÁ

CUIABÁ-MT

MAR/2014

ANA RAFAELA PEREIRA CHAVES

DIVINA DE ASSUNÇÃO PEREIRA

ELISÂNGELA MAKIYAMA DE SOUZA

KELEN CORREA

REGIANE AMANDA MONGE DIAS DA COSTA

ESTILOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CAB CUIABÁ

Estudo de caso apresentado à disciplina modelo de liderança, ministrada pelo professor Ms. Elton Castro Rodrigues dos Santos, para obtenção de nota bismestral à disciplina, no curso Tecnológico Gestão de Recursos Humanos, do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – ICEC.

CUIABÁ-MT

MAR/2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Liderança conforme Chiavenato é o processo de conduzir um grupo de pessoas a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. “Para ser líder é necessário ter seguidores, pois sem eles a liderança não existirá”. “Ser líder é ter a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam volutariamente em tarefas para a concretização de um objetivo em comum”(CASTRO ELTON,2014). Um bom líder é aquele que consegue resultados positivos, através do desempenho de seus colaboradores ou de sua equipe, com o incentivo de crecimento preservando a harmonia e o bem estar do grupo, é fundamental no gerenciamento do capital humano e é por isso que existe uma expectativa grande quanto ao desempenho desse profissional.

Sendo assim falaremos neste artigo sobre a Empresa CAB Cuiabá, que fica situada na capital cuiabana, na Av. Vereador Juliano da Costa Marquês, 3196 -bairro Carumbé, Cuiabá – MT, tendo como objetivo buscar identificar os tipos de lideres dentro desta empresa. Sob orientação do Prof. Ms. Elton Castro Rodrigues dos Santos,onde faremos uma pesquisa de campo com questionário de avaliação que serão respondidos por alguns colaboradores desta empresa algumas questões como descrição dos sujeitos: idade, tempo de serviço, escolaridade e cargo, turno de trabalho (horas), renda, de que forma a chefia imediata interfere no trabalho exercido, e sua bibliografia aqui firmada.

O estudo de caso referente a CAB CUIABÁ, vai abordar também a um pequeno referêncial teorico sobre antiga empresa a SANECAP, pois para mostrarmos o surgimento da atual empresa é necessário que conheça-mos um pouco da história da antiga organização, sob embasamentos teóricos, pesquisas bibliográficas, internet e entrevistas e questionários, que demonstrará a importacia da existencia de um líder dentro de uma organização, pois ele também é uma peça fundamental para o crescimento e conhecimento de uma grande organização.

Este estudo de caso poderá servir para os profissionais da área de Recursos Humanos, Administração ou todos os profissionais e academicos interessados no aprimoramento, nas organizações, do compromisso corporativo, da gestão do clima organizacional. Principalmente, está contribuição reside na apresentação de estudos sobre atributo de Liderança que definem, na personalidade do líder, um diferencial que conduz os liderados a eficácia, integridade e espirito de equipe.

2. ANTES SANECAP.

Antes da CAB CUIABÁ, chegar a então cidade Cuiabá, ocupava-se o órgão a empresa SANECAP, que deixou o abastecimento de saneamento e água em abril de 2012, localizava-se na rua Vila Maria, 235 – Bairro Baú – Cuiabá – MT ,78008-060.

Fonte: Sanecap.com.br, 2013.

A SANECAP – Companhia de Saneamento da Capital tinha como:

Missão

Promover soluções com qualidade e compromisso, proporcionando eficácia no trato do patrimônio público.

Visão

Ser referência na administração das obrigações institucionais estabelecidas em sua Missão.

Valores

Ética, qualidade dos serviços e satisfação dos clientes.

A CONCESSÃO

O contrato de concessão, assinado no dia 17 no Palácio Alencastro, permite à empresa operar, por 30 anos, os serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto dos 553 mil moradores da capital mato grossense.

As principais metas do contratos são, em três anos, garantir o abastecimento 24 horas por dia, com água de qualidade, 100% dos cuiabanos. Coletar e tratar todo o esgoto doméstico de Cuiabá até 2022. Para isso, investirá quase R$ 900 milhões, sendo que R$ 315 milhões nos primeiros cinco anos do contrato.

Atualmente 99% dos moradores da área urbana de Cuiabá são atendidos com água potável, mas somente metade da população conta com água todos os dias nas torneiras. Por isso, a nova concessionária começa investindo na regularização do abastecimento para que, no final de 2015, todas as residências deixem de ter problemas com as intermitentes faltas d’água.

Como apenas 28% dos esgotos gerados em Cuiabá são tratados, o Rio Cuiabá recebe diariamente 185 mil toneladas de esgoto in natura. A partir de agora, começa o trabalho para, dentro de 10 anos, Cuiabá figurar no ranking das cidades com 100% dos esgotos coletados e tratados.

3. CAB CUIABÁ

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com