TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIA EMPRESARIAL

Artigo: ESTRATEGIA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO......................................................................................................... 9

4 REFERENCIAS.......................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como eixo norteador entender e explicar sobre alguns fatores que contribuem para a criação e sucesso de uma empresa, tais como estratégia empresarial, como intervenção em negocio, uso de um sistema de inteligência de mercado, além disso este trabalho tem como objetivo adquirir novos conhecimentos para a vida profissional e pessoal. Permitindo, conhecer e analisar questões de Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Plano de Negócios, e Administração de Produção e Logística; sendo possível entender qual a importância das tomadas de decisão de forma estratégica, tendo como referencial uma empresa de sucesso a Viajanet, percebendo o que as tornam cada vez maiores e desenvolvidas.

DESENVOLVIMENTO

A estratégia Empresarial é uma ferramenta de fundamental importância para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Claro que diversos fatores contribuem para que esta ferramenta funcione de maneira satisfatória. Para começar uma empresa, ou seja, abrir um negócio é necessário planejar e iniciar este negócio fazendo o projeto. Mas pra que o projeto seja executado com sucesso “(...) é importante definir o objetivo do projeto e o resultado pretendido”(LIMA 2010,pág. 76).

As cinco fases do projeto:

1. Iniciação: Fase de identificação das necessidades, da viabilidade, orçamentos e cronogramas, a equipe que irá trabalhar e a proposta. É a fase onde se inicia oficialmente o projeto através do Termo de Abertura.

2. Planejamento: Estudos e análises,recursos e o detalhamento do plano.

3. Execução: Execução dos planos do projeto, coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano.

4. Controle: Monitoramento, controle e modificações.

5. Finalização: Aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização.

O bom desempenho no gerenciamento do projeto necessita de alguns conhecimentos técnicos na área de projeto que devem ser aplicados durante a execução do mesmo.Vejamos a seguir as 9 áreas de conhecimento do projeto:

1. Gestão de Integração do Projeto

Processos que integram todas as áreas mencionadas. Identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto.

2. Gestão de Escopo

Conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças.

3. Gestão de Tempo

Descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto.

4. Gestão de Custo

Descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa de gastos e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do budget aprovado.

5. Gestão de Qualidade

Garante que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.

6. Gestão de Recursos Humanos

Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.

7. Gestão de Comunicação

Refere-se aos processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada.

8. Gestão de Riscos

Conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto.

9. Gestão de Aquisição

Planejar e realizar concorrência para compra de produtos e serviços e, administrar o contrato até seu encerramento.

Outro fator importante para a criação da empresa é sua localização que não deve ser escolhida sem uma análise envolvendo a área de produção e logística, pois a localização é um fator que pode fazer a diferença para o desenvolvimento da empresa e a área de produção e logística dispõe de métodos para a localização industrial.

Para decidir a localização de uma empresa o administrador deve analisar os seguintes dados: definições de mercado, produtos, rede, demanda dos clientes, tarifas de fretes e custos fixos e variáveis. Porém para a analise destes dados é necessário usar alguns métodos e técnicas. Os métodos exatos, que procedem com o objetivo de garantir uma solução matemática, ou seja, precisa para a definição da localização, consideram a resolução dos principais problemas. Entre eles estão a força direcionadora, que é o fator fundamental analisado, sendo, na maioria das vezes, o econômico, o número das instalações, a descontinuidade das escolhas, o grau de agregação de dados e o horizonte do tempo.

Segundo Ballou (2006), os métodos estáticos encontram dados para um período único, como por exemplo, um ano. “Planos de localizações podem, no entanto, cobrir, muitos anos de uma vez só, especialmente quando as instalações representarem um investimento fixo e os custos de uma localização para outra forem elevados”. Métodos para a análise de localização em multiperíodos são chamados de dinâmicos.

A programação matemática, classificada como técnica de otimização, é a ferramenta mais utilizada na análise. Ela enfoca a determinação das coordenadas geográficas de um ponto central em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com