TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA E PLENEJAMENTO

Monografias: ESTRATÉGIA E PLENEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E PLANEJAMENTO

O planejamento logístico é uma ferramenta administrativa que possibilita a percepção da realidade, a avaliação das direções e a construção de um referencial futuro, estruturando os procedimentos do processo de acordo com a missão e os objetivos empresariais, através de ações estratégicas, antecipando os resultados.

Estratégia pode ser definida por Montgomery e Porter (1998, p.3) como “a busca deliberada de um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa”.

Uma atividade que está sendo evidenciada atualmente no âmbito empresarial é a logística, consistindo na tarefa de se levar mercadorias de um lugar para outro, se vista de forma simplificada. Esta atividade é o mecanismo que aproxima indústrias, comerciantes e clientes, envolvendo elementos importantes como preço do serviço, pontualidade na entrega, condições físicas dos bens entregues, entre outros.

A logística empresarial associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põem em movimento.

Vencer o tempo e distância na movimentação de bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente é a tarefa do profissional de logística, sendo a sua missão, colocar as mercadorias ou serviços certos no lugar e no instante correto e na condição desejada ao menor custo possível.

No Brasil, observa-se que o mercado de transporte está em pleno processo de reestruturação em virtude da globalização e da abertura de mercado. Como conseqüência deste processo de globalização e de abertura de mercado, tem-se a chegada de empresas internacionais que iniciaram suas atividades no país impulsionando a implantação de ferramentas modernas de gerenciamento, agregando valor aos serviços que são oferecidos aos clientes, contribuindo, desta maneira para tornar o setor mais dinâmico.

Ter como estratégia logística o planejamento para melhoria do nível de serviços ao cliente, é apropriar-se de uma ferramenta de gestão que objetiva contribuir na determinação e elaboração de diretrizes cruciais ao desenvolvimento das atividades, tais como: localização de centros de distribuição, estabelecimento de tecnologias a serem utilizadas, projeto do sistema de entrada de pedido e seleção de modais de transportes, tipos de veículos que devem compor a frota, determinação do segmento de atuação e, também, do nível de serviço a ser oferecido aos clientes.

Portanto, desenvolver um bom processo de planejamento, é de importância extrema para a empresa, pois um planejamento logístico, orientado para atender as necessidades impostas pelo mercado, faz com que se mantenha o controle da empresa.

Assim, os gestores das empresas devem elaborar planejamentos logísticos flexíveis de forma que possam ser ajustados aos elementos críticos logísticos, estabelecendo ações apropriadas que devem ser utilizadas caso algum evento inesperado venha ocorrer.

NÍVEL DE SERVIÇO

Com a evolução do mercado e com a preocupação das empresas em relação ao nível de serviço oferecido aos seus clientes, procurou-se identificar e quantificar os fatores necessários para a elaboração de novos níveis de serviço como: prazo de execução e respectivo nível de confiabilidade; tempo de processamento de tarefas; disponibilidade de pessoal e dos equipamentos solicitados; facilidade em sanar erros e falhas; agilidade e precisão em fornecer informações sobre os serviços em processamento; agilidade e precisão no rastreamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com