TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Trabalho Escolar: ESTRATÉGIAS DE MARKETING. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Patrícia Alexandra Domingues

Professora Rosangela Becker Cossa

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Marketing (CMA0024) – Marketing

14/05/2013

RESUMO

O objetivo do trabalho é mostrar que através da Estratégia de Marketing podemos alavancar as vendas de uma empresa ou mesmo o inverso, temos várias referências de Propagandas que conseguiram atravessar décadas e ainda assim fazerem sucesso, os produtos se modernizam e junto com eles a empresa tem de investir de maneira a passar para os clientes a eficácia e as vantagens do cliente optar por determinada marca. Não podemos esquecer também que na Prestação de serviços também há de se ter excelência no atendimento, devemos lembrar que marketing tem sua colaboração e esta vinculada a uma única estratégia empresarial que é a satisfação do cliente, buscando aprimoramento nas qualidades dos produtos da empresa.

Palavras-chave: Marketing, Estratégia, Clientes.

1 INTRODUÇÃO

Estratégia é a produção de planos para se atingir objetivos, Estratégias de Marketing são aqueles planos feitos para atingir objetivos do marketing, uma boa Estratégia de Marketing deve ser eficiente de modo a cumprir eficientemente seu objetivo, no caso de estratégia de marketing empresarial, devemos lembrar que esta é vinculada a uma única estratégia que é a satisfação do cliente na qualidade do atendimento, buscando aprimoramento nas qualidades dos produtos da empresa mantendo uma visão clara e valorizados seus fornecedores. Com um bom atendimento e com a qualidade dos produtos o cliente fica satisfeito, a empresa alcança seus objetivos e consegue manter-se no mercado competitivo de hoje. Por isso a abordagem satisfação ganhou espaço dentro das administrações de empresas.

2 METODOLOGIA:

Em forma da metodologia, de acordo com Selltiz et. al. (1975), as pesquisas são classificadas em três grandes grupos: exploratórios, descritivos e causais.

Exploratórios: tem como objetivo de pesquisa a familiarização com o fenômeno ou conseguir nova compreensão deste, freqüentemente para acentuação a descoberta de idéias e intuições.

Descritivos: são aqueles que apresentam precisamente as características de uma situação, um grupo, ou um individuo especifico.

Causais: são aqueles que verificam uma hipótese de relação causal entre variáveis.

Há também um outro tipo de Marketing chamado de merchandising, que veremos a seguir.

3 MERCHANDISING

A palavra merchandising deriva da palavra inglesa merchandise, que se traduz para o português por mercadoria, surgidas no século XIX na Europa tinham o objetivo de expor o produto e valorizá-lo aos olhos do consumidor.

É uma atividade mercadológica que se insere no contexto das operações destinadas a fazer fluir os bens de consumo através dos canais de marketing, .Merchandising é uma atividade muito antiga, tão antiga como a venda em sí, pois desde que os homens da Idade Média começaram a escolher as ruas principais para expor suas mercadorias gritando e correndo para chamar a atenção dos passantes para seus produtos, já se estava fazendo merchandising.

4 FUNÇÕES E CARACTERISTICAS DO MERCHANDISING

O merchandising em sua pratica original, é um instrumento de promoção inserido no pilar de comunicação de marketing, aplicado exclusivamente no ponto-de-venda para estimular o consumidor à decisão final de compra, principalmente, à compra por impulso. Portanto, o principal destinatário das ações do merchandising é o consumidor final. Entre todas as decisões de comunicação de marketing, o merchandising é a única que pressupõe a necessidade dos quatro pilares do marketing, porque o ponto de venda é o espaço onde, simultaneamente, encontra-se o produto, preço, distribuição, comunicação e o consumidor, no principal momento do longo processo de produção e consumo, numa real oportunidade de fechar o negócio.

5 CONCEITOS DE MARKETING

Para KOTLER (1998, p, 53.): “O conceito de satisfação é o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto ou resultado em relação às expectativas da pessoa.” Segundo o conceito de Kotler a satisfação e focada diretamente à percepção do cliente em relação as probabilidade criada por ele, se o retorno oferecido pelo serviço prestado for menor que o esperado ele estará insatisfeito, se for o esperado, estará satisfeito e supera suas probabilidades, e ele estará muito satisfeitos.

Segundo Godri (1994, p, 59) “Atendimento e sinônimo de empatia e atenção”.

Para Drucker (2002, p. 35) esclarece que “só existe uma definição valida para a finalidade de uma empresa: criar um consumidor”.

Segundo Detzel e Desatnick (1995, p, 8): A satisfação do cliente é o grau de felicidade experimentada por ele. Ela é produzida por toda uma organização, por todos os departamentos, todas as funções e todas as pessoas. Entre os clientes se incluem compradores externo de bens e serviços de organização, fornecedores, comunidades locais, funcionários, gerentes e supervisores.

Aqui vimos diferentes conceitos, porém todos com o foco no cliente, o cliente é a estrela que tem que brilhar, pois dele depende todo o sucesso do plano de marketing.

6 O MARKETING QUE DEU CERTO

Um exemplo de sucesso de Plano de Marketing foram as Propagandas da empresa Bombril, até hoje não nos referimos a palha de aço, e sim dizemos Bombril. O garoto Propaganda Carlos Alberto Bonetti Moreno, se adaptava ao que estava em alta na época: um galã, uma novela, etc..., ao todo foram 337 comerciais gravados com a empresa. Depois deixar a Bombril em 2004, trabalhou ainda como garoto-propaganda da FININVEST. Devido a perda de mercado no segmento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com