TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Artigo: ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................... 4

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 7

4 REFERÊNCIAS.................................................................................................... 8

1 INTRODUÇÃO

O tema escolhido “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar o mundo pós-pc” vamos abordar questões importantes como, por que a Microsoft perdeu espaço no mercado nos últimos anos, e como ela deveria ter agido para que isto não ocorresse, e de que modo deverá agir para que tenha uma recuperação segura e sustentável.

2 DESENVOLVIMENTO

Deve-se ser realizada uma pesquisa de Marketing, uma pesquisa de soluções de problemas, que para este caso envolvem uma pesquisa de segmentação e uma pesquisa promocional, estes dois tipos de pesquisas dariam uma dimensão de como eles podem mudar de segmento de uma forma segura, sem ariscar!

Vejamos então o que é a definição de “Pesquisa de Marketing”

A pesquisa de Marketing é a identificação, a coleta, a análise, a disseminação sistemática e objetiva das informações para melhorar a tomada de decisão relacionada à identificação e à solução de problemas (também conhecida como oportunidades) no Marketing.

Falando sobre a Microsoft e o mundo pós-pc vemos que a Microsoft parou no tempo em meio a sua alta confiança, isso gerou comodismo, que é muito prejudicial para uma empresa, ela alcançou patamares altíssimos e pensou que nenhuma concorrente iria conseguir alcançá-la, esse foi um dos erros, também faltou um planejamento em decorrência do seguimento da modernidade.

Neste trecho do texto do próprio tema em questão, podemos ver que: “A Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android.” E segue explicando que: "A Microsoft foi lenta na resposta ao crescimento explosivo dos smartphones, impulsionado por novas interfaces e aplicativos.

Uma das soluções que poderia ter evitado está baixa, seria uma pesquisa de identificação de problema, pois ela envolve um item que seria essencial para a Microsoft neste momento de transição, seria a pesquisa das tendências, pois neste modelo busca-se encontrar informações que possam mostrar um direcionamento de tendências para o futuro.

Outra que seria ideal, é a pesquisa de previsões, neste modelo, busca-se coletar informações que possam mostrar “previsões” em relação ao ambiente, ao mercado em que a empresa está inserida. Previsões, por exemplo, com relação a oportunidades para o futuro.

Faltou visão futurista da Microsoft,vejamos outros conceitos que bem estudados teriam evitado problemas para ela.

Segundo Marques:

O conceito de posicionamento envolve o desenvolvimento de uma estratégia de Marketing dirigida a um determinado segmento do mercado e elaborada para conquistar certa posição na mente do comprador potencial. Um executivo de Marketing usa a estratégia e posicionamento pra diferenciar os bens e serviços de uma empresa em relação aos concorrentes e pra criar promoções que comuniquem a posição desejada.

Kotler e Keller (2006) salientam que a posição de um produto é a forma com o que o produto é definido pelos consumidores quanto aos seus atributos mais importantes, é o lugar que ele ocupa na cabeça dos consumidores com relação aos produtos dos concorrentes.

Produto segundo Kotler e Keller (2006), é muito mais que uma oferta tangível. É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade podendo ser algo físico, passando por um serviço, ou até mesmo um simples evento.

Quando falamos em produto ou criação de novos produtos, temos que levar em consideração aspectos fundamentais para que este possa ser disponibilizado no mercado com possibilidades de sucesso, são estes: Variedade do produto, Design, Características, Nome da marca, embalagem, tamanhos, serviços agregados, garantias e devoluções.

O produto ainda contém no seu ciclo de vida: Desenvolvimento, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

O Mix de comunicação também é uma ferramenta muito importante, vejamos:

Segundo Kotler e Keller (2006), o mix de comunicação de marketing e composto por seis formas essenciais de comunicação.

Propaganda, um dos itens mais utilizados do mix, que se utiliza dos meios de comunicação para chegar ao cliente, por anúncios impressos e eletrônicos, encartes de embalagens, cartazes e folhetos, outdoors e etc.

Passando agora para o modo de promoção de vendas vemos que ela consiste numa diversidade de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, visando estimular a compra ou venda de um produto ou serviço, como: concursos, jogos, e sorteios.

Diferente das relações públicas, que é uma variedade de programas utilizados para promover ou proteger a imagem da marca. Estas possuem apelos fortíssimos, devido a alta credibilidade, já que as matérias ou artigos tem mais credibilidade que os anúncios.Alguns exemplos: palestras, seminários, revistas e jornais corporativos.

Em eventos e experiências, o consumidor se torna pessoalmente envolvido, participando de eventos patrocinados pela empresa e projetados para provocar interações. Esses eventos podem estar relacionados a esportes, diversão, festivais e atividades de rua.

Em Marketing direto vemos que com a utilização de ferramentas como mala direta, telemarketing, e outros, com muita rapidez e interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com