TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Casos: ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

O setor supermercadista do estado do Rio Grande do Sul obteve um crescimento real em 2013, de acordo com levantamento realizado entre janeiro e fevereiro de 2013, levando se em conta uma porcentagem de 7,39%.

A representatividade do estado no total do setor em âmbito nacional também cresceu de 77% em 2012 para 80% no ano passado. Foi registrado também um faturamento de 272,2 bilhões em 2013, Um crescimento real de 5,8%. O Índice de Concentração de mercado indicou que o nível de concentração no setor está aumentando.

A tese dos autores reforça o comportamento das mudanças estruturais ocorridas no segmento varejista no Rio Grande do Sul, principalmente pela entrada de redes estrangeiras no mercado gaúcho, primeiramente com o Carrefour, depois, com o grupo Sonae, que investiu pesado no setor tanto pela abertura de novas lojas como pelas fusões e aquisições de concorrentes a situação é acentuada em Porto Alegre e Região Metropolitana, onde o foco de atuação das redes Sonae, Zaffari e Carrefour é mais direcionado e intenso. O processo de concentração caracteriza-se por uma polarização, em direção aos grandes centros, em que há o domínio de poucas empresas e, por outro lado, há regiões nas quais o mercado se encontra pulverizado.

E considerada umas das cidades mais hospitaleiras do Rio Grande do Sul, a nova Petrópolis, cidade esta, de colonização Alemã, mantém até hoje suas raízes, através de festas folclóricas, gastronomia e arquitetura. O forte mesmo do comércio local são as malharias. O turista vem de outros lugares para comprarem as suas roupas e se preparar para o rigoroso inverno do Sul do país. Existem cerca de 130 fábricas que produzem uma grande variedade de modelos e cores de malhas com preços excelentes.

O Plano Real foi o responsável pela recuperação da credibilidade da moeda nacional. A economia brasileira enfrentava uma série crise e o processo de hiperinflação parecia inevitável.

O jornal que mais veiculou informações sobre a moeda nacional foi o jornal do comércio do Rio Grande do Sul- jornal de economia e negócios da região gaúcha que divulgou matérias sobre financiamento de imóveis, expectativas do governo da presidente Dilma e algumas noticias positivas sobre o crescimento do setor.

As empresas de origem brasileiras que atuam nesse ramo procuram adotar procedimentos no sentido de aumentar seu poder competitivo, como melhorias nas lojas, vendas das lojas menos rentáveis e criação de organizações com central de compras e distribuição nas redes varejistas de médio e pequeno porte. Pois o fato do Brasil possuir um grande mercado consumidor baixo poder de competi¬tividade instalado e pouca restrição da legislação quanto a entrada de novas empresas no mercado provocou interesse das empresas do ramo estrangeiras em investir suas instalações no Brasil.

Quanto às empresas nacionais que não conseguem se ajustar à nova realidade, podem optar pela associação ao capital estrangeiro como uma estratégia de permanecer no mercado. No setor supermercadista, de modo particular em Porto Alegre, observa-se uma expansão das grandes redes estrangeiras e brasileiras por meio da aquisição de pequenas e médias empresas do setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com