TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Monografias: ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Pode-se dizer que a Macroeconomia se aproxima da Microeconomia. A Macroeconomia pode ser definida como o estudo do comportamento da economia como um todo, isto é, dos fenômenos econômicos abrangentes, como o nível de preços, a inflação, o desemprego, a política monetária de um país. No campo da macroeconomia, podemos destacar o funcionamento do mercado de bens e serviços, mercado de trabalho como um todo, mercado financeiro e mercado cambial. Enquanto a vida econômica de um país depende de milhões de ações isoladas, realizadas por empresas, trabalhadores e funcionários do governo, o foco da Macroeconomia é analise das conseqüências globais dessas ações individuais.

A Macroeconomia trata, portanto, das quantidades econômicas agregadas, tais como o nível e a taxa de crescimento do produto nacional, taxas de juros, desemprego, inflação, as transações externas de um país, mercados agregados de bens e serviços. Por exemplo, para poder entender como operam os mercados agregados é necessário que se compreenda o comportamento das empresas, dos consumidores, dos trabalhadores e dos investidores que os compõem. Dessa maneira os macroeconomistas tem se preocupado, cada vez mais, com fundamentos microeconômicos dos fenômenos econômicos agregados e grande parte da Macroeconomia é na realidade, uma extensão da analise microeconômica.

Já a Microeconomia preocupa-se com a eficiência na alocação dos fatores de produção,as quantidades de bens e serviços ofertadas e demandadas, os preços absolutos e relativos dos bens e serviços, e a otimização dos recursos orçamentários de cada um dos agentes econômicos.Por isso é um ramo da economia positiva,uma vez que suas perspectivas são montadas baseadas em dados reais.Estuda o comportamento das famílias ,das empresas e os mercados nos quais operam.Trata dos preços ,a renda e a quantidade produzida.O foco da microeconomia está no mercado no qual as empresas e consumidores interagem entre si,conforme analises de fatores econômicos que determinam o comportamento de ambos.

Em suma a Microeconomia preocupa-se em estudar o comportamento econômico das unidades individuais, tais como consumidores, empresas e proprietários de recursos. Ela trata basicamente dos fluxos de bens e serviços das empresas para os proprietários para as empresas, da composição desses fluxos e da formação dos preços dos componentes desses fluxos.

Contudo, vale salientar que, embora, aparentemente dispares ambas tratam do mesmo objeto: o sistema econômico.A Microeconomia trata do comportamento das unidades econômicas,enquanto a Macroeconomia aborda o conjunto da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com