TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho Escolar: ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

2 . ESTRUTURA DE MERCADO

A análise das diversas estruturas de mercado do setor supermercadista possui uma importância fundamentar para se entender o comportamento e as estratégias das empresas. É importante compreender as características de todas as estruturas existentes, sendo eles a concorrência perfeita, oligopólio, monopólio e concorrência monopolística.

2.1 CONCORRÊNCIA PERFEITA

Mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço. É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afetando o mercado e, conseqüentemente o preço de equilíbrio tem pouca influência sobre o mercado global. Suas características são:

• Homogeneidade do produto – Supõe que não existe diferença entre os produtos.

• Transparência do mercado – Todos os participantes tem pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.

• Liberdade de entrada e saída de empresas – Facilidade da empresa em entrada e saída da atividade.

A oferta e a demanda de produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre qual não pode influir.

A partir do preço equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.

Baseado no princípio de que no curto prazo todas as empresas têm a mesma tecnologia, todas obterão as mesmas margens de lucro.

2.2 OLIGOPÓLIO

Forma de mercado onde existem poucos vendedores, diante de um grande número de compradores, de forma que os vendedores exercem grande controle sobre preços dos produtos.

Se não houver concorrentes estrangeiros, o controle de preços é extremamente difícil. A fatia de mercado de cada fabricante é muito rígida e raramente há mudanças substanciais. Só através de leis muito eficientes e sérias intenções do governo é possível controlar os preços dos oligopólios.

Uma das características básicas do oligopólio é a interdependência mútua. Dado que as empresas determinam seus preços com base nas estimativas de suas funções de demanda, levando em consideração a reação de seus rivais, o normal será uma elevada dose de incerteza. Suas possibilidades são – Adivinhar as ações dos rivais; Competir somente na base da publicidade; Formar um cartel, isto é em vez de competir, cooperar e repartir o mercado.

Existe um acordo, entre as empresas, chamado Cartel. Esse acordo visa a fixação de preços e eventualmente, fatias de mercado, anulando assim a evolução dos preços pela lei da oferta e procura. Esses acordos, porém, tendem a ser instáveis, porque cada membro do cartel tem incentivos para abaixar os preços e vender mais do que sua quota. O atrito entre os interesses coletivos do cartel e os individuais de seus integrantes freqüentemente acaba em “guerra de preços”, nas quais cada empresa procura aumentar sua participação no mercado.

2.3 MONOPÓLIO

Estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com