TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Artigos Científicos: ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  5.394 Palavras (22 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, seminário, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma objetiva e clara. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador. Em relação à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Estes três itens têm interferências do governo com a adoção de medidas econômicas. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim um gestor bem sucedido. A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.

decisões.

2 DESENVOLVIMENTO

O Rio Grande do Sul é atualmente a quarta economia do Brasil pelo tamanho do Produto Interno Bruto - PIB, chegando a R$ 296,3 bilhões. O Estado participa com 6,7% do PIB nacional, superado apenas pelos estados de São Paulo (33,1%), Rio de Janeiro (10,8%) e Minas Gerais (9,3%)². No que se refere ao PIB per capita, o Rio Grande do Sul também se mantém em uma posição privilegiada, com um valor de 27.514 reais1, o que o coloca bem acima da média nacional que é de 19.766 reais.

A economia gaúcha possui uma associação com os mercados nacional e internacional superior a média brasileira. Desta forma, a participação da economia gaúcha tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações.

Embora a estrutura setorial do VAB do Rio Grande do Sul em 2010, confirme a forte participação do Setor de Serviços no Estado, com o crescimento ocorrido durante as duas últimas décadas, pode-se dizer que a economia gaúcha é impulsionada por dois setores hegemônicos: a agropecuária e a indústria de transformação.

O setor agropecuário gaúcho apresentou, de acordo com os dados do ano de 2010, uma participação de 8,7% da estrutura do VAB com forte associação com o setor agroindustrial. De acordo com estudos existentes, se somadas as atividades agroindustriais, esta participação chega a 30% da estrutura econômica, além de ser o setor econômico mais desconcentrado no território. Deve-se ressaltar que o setor agropecuário tem sido fortemente impactado pelas estiagens que, em grande medida, explicam os maus resultados de algumas safras e impactam negativamente no PIB, como no caso dos anos de 2004 e 2005.

O setor industrial também possui grande relevância na economia gaúcha, participando com 29,21% do VAB. Destaca-se a importância da Indústria de Transformação, que participa com de 21,28% do VAB do Estadual, com destaque para setores como mecânica e produtos alimentares.

Dados preliminares FEE para 2012

IBGE/FEE 2010

SEPLAG - Estudo de Desenvolvimento Regional e Logística do RS

Rumos 2015

Participação do PIB do Rio Grande do Sul no PIB Brasil 2002-2010 (%)

Fonte: FEE. Núcleo de Contabilidade Social e IBGE. Coordenação de Contas Nacionais

Estrutura do VAB do Rio Grande do Sul por setores de atividade 2010 (%)

Fonte: FEE. Centro de Informações Estatísticas/Núcleo de Contas Regionais e IBGE/Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Contas Nacionais

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia economia atua no âmbito dos consumidores ou das empresas (ou indústria se preferir). Lida com as preferências dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, com a quantidade do bem que a firma deve ofertar a quantidade do bem que a indústria deve ofertar (relativa a cada empresa que produz o mesmo bem, a seu preço e a sua demanda). Trata do estudo dos monopólios, oligopólios, monopólios, concorrência perfeita. Teoria dos Jogos. Traça estratégias de maximização de lucros e minimização de custos para as empresas. Na microeconomia é possível o desenvolvimento de modelos de fenômenos sociais simplificados, o que pode ser útil antes de se lançar um produto novo no mercado, por exemplo, e por falar em mercado, esse é um dos pilares do estudo da microeconomia.

A Microeconomia está mais relacionada à economia da empresa. É estudada a oferta e a demanda, economia marginal, mercados (oligopólio, monopólio, concorrência perfeita, etc.), elasticidades, etc. Já a Macroeconomia estuda os entes econômicos e seus relacionamentos considerando variável como Poupança, Demanda x Consumo, PIB (Produto Interno Bruto), Famílias, Governos, Mercado Internacional, dentre outros.

A Macroeconomia fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através da quais a atividade econômica é controlada. Operando no “campo econômico” criado por tais instituições, o Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes.

Uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o Administrador Financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. Precisa também estar alerta para as conseqüências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afetam seu próprio ambiente de decisão. Afinal, por mais que eu tenha em mente minha equação de demanda devidamente derivada (micro), políticas econômicas, câmbio, inflação (macro), acabam por afeta-la a todo o momento, ou seja, uma coisa está intimamente ligada à outra. Nas empresas, assim como a análise da indústria onde ela está inserida e a caracterização de seu mercado (micro), é necessário também conhecer (e se antecipar) às atitudes do governo, no que tange a redução de taxa de juros, políticas de crédito e subsídios, comércio exterior (macro).

MÉTODOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com