TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Casos: ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO .....................................................................................................5

CONCLUSÃO.................................................................................................................09

REFERÊNCIAS...............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de discorrer sobre as informações econômicas do setor supermercadista no Rio Grande do Sul, buscandoavaliar a evolução da concentração de mercado do setor de supermercados. O trabalho também faz análise da estrutura deste mercado. Engloba os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e interrelações. Explora os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade. Expõe o conceito de ética empresarial inserido no contexto empresarial.Abordando assim os temas do semestre, demosntrando sua importantancia para o desenvolvimento das organizações, pois não somente monitoram o progresso como também proporcionam uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial.

DESENVOLVIMENTO

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Na abordagem deste trabalho, o enfoque de Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Trata ainda com as flutuações a curto prazo que constituem o ciclo de negócios. Políticas fiscais, monetárias, cambiais e creditícias. Lida com o estoque de dinheiro em circulação, a balança comercial, variações nos preços e salários, exportação e importação, etc.

Deste modo, a estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados: Mercado de Bens e Serviços; Mercado de Trabalho; Mercado Monetário; Mercado de Títulos e Mercado de Divisas.

Neste contexto, amicroeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço.Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço.A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção.Divide-se em:

Teoria do Consumidor, Teoria de Empresa, Teoria da Produção.

Em relação a estruturas de mercado, as várias formas ou estruturas de mercado dependem das seguintes características: Número de empresas que compõe esse mercado, Tipo de produto (homogêneo ou diferenciado), Se existem ou não barreiras a entrada/saída das empresas.

1) Concorrência pura ou perfeita.Características:Muitos vendedores (grande número de empresas), Produtores homogêneos,Não existem barreiras a entrada e as informações sobre lucros, preços, etc. são conhecidas por todos os participantes.

2) Monopólio

Apenas uma empresa é responsável pela produção (oferta).

Não existe concorrência e nem produto substituto. Os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor ou simplesmente deixarão de consumir o produto.

A curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado como um todo.

3) Concorrência monopolística.Características: Número grande de empresas com certo poder concorrencial, Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, Existem produtos substitutos. Exemplos: prestação de serviços (médicos, odontológicos, limpeza, abastecimento, oficina, etc).Marcas de produtos (alimentos, produtos de limpeza, lojas de roupas e medicamentos).

4) Oligopólio - Caracteriza-se por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Exemplos: Montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria de bebidas, indústria química farmacêutica, etc.

Em relação ao setor supermercadista abordados no texto, pode-se observar que vive um momen¬to de estruturação, influenciado pelas transformações que têm ocorrido na economia brasileira. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade. Para isso, o setor tem promovido ações como troca de controle acionário, fechamento de lojas menos rentáveis, profissionalização da adminis¬tração, capitalização das empresas, maior utilização de automação comercial, uso intensivo da informática, racionalização de operações, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços.

Observa-se ainda a entrada de gigantes varejistas estrangeiras que realizam maciços investimento no País, através de abertura de novas lojas, aquisições e fusões.

Após a leitura do texto, observa-se que ocorre uma concentração do setor que pode ser considerada moderada, e que se verificaa presença de economias de escala eadiferenciação de produto, pode-se afirmar que o setor se estrutura como um oligopólio diferenciado-concentrado.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL

Seja na análise de dados ou na estimativa de metas, a Estatística e seus métodos quantitativos estão presentes na grande maioria das organizações.Os Métodos Quantitativos aplicados a gestão empresarial, que podem colaborar para o crescimento de uma empresa.

a)Medidas Descritivas - é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados, dentro das medidas descritivas há três divisões,

I- Medidas de Tendência central

É um valor central ou valor típico para uma distribuição de probabilidade.Quando se trabalha com dados numéricos, observa-se uma tendências desses de se agruparem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com