TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/3/2017  •  Resenha  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

        O aluno chega à universidade e em média 4 anos da sua vida  resume –se à faculdade, chega o oitavo semestre

. É tempo de estagiar. O estágio por sua vez é a culminância de um curso de formação de educadores. É o momento de colocar em prática todo conhecimento construído a partir dos conceitos estudados.

        No curso de matemática, o estágio faz parte da disciplina Estágio Supervisionado. É dividido em duas etapas, a do Ensino Fundamental e a do Ensino Médio, totalizando 135 horas cada, cumpridas no oitavo e nono semestres respectivamente. É feito em escolas da rede pública da cidade de Caetité.

        Este curso tem como principal objetivo formar educadores competentes que possam atuar para a melhoria da qualidade do ensino da matemática e nesta etapa os licenciandos poderão ter esse primeiro contato com o mundo do aluno. É como se fosse um laboratório, podendo colocar em prática as idéias desenvolvidas na faculdade visando mudar a prática mais freqüente no ensino de matemática em que o professor apresenta o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstrações de propriedades, seguidas de exercícios de aprendizagem, pela reprodução. Atualmente tenho consciência de que busco alternativas para sanar essas deficiências.

        Com base no que foi exposto, a seguir relatarei as experiências  vivenciadas no estágio. Por último serão analisados seus resultados e comparados com os objetivos propostos por este curso.

        O estágio iniciou em 14 de julho de 2004, em que por alguns dias foram discutidos assuntos, tais como: planejamentos das atividades que seriam desenvolvidas durante  semestre e avaliação.

        O semestre foi dividido em três fases distintas: 1ª fase,  os alunos reuniam na sala planejando com os colegas e nos preparando para a fase seguinte. A segunda fase, foi o momento no qual fui observar e co-participar. E na terceira fase, foi à culminância do trabalho, preparação e entrega do relatório de estágio.

         Na primeira fase, foi um período de preparação onde reuni com os meus colegas na sala de aula dentro da universidade para confeccionarmos os planos de curso, de 5ª a 8ª séries, um de unidade para cada série e um de aula para cada unidade. Os planos foram confeccionados e apresentados ao professor para fazer alguns ajustes.

Nas aulas quase todos os dias os alunos ministravam aulas com duração de 20 min aproximadamente. Essas aulas eram dadas na nossa própria sala para os colegas da classe. Os conteúdos eram escolhidos pelos alunos sendo que uma aula por série. O professor orientava, se errávamos, ele corrigia no momento fazendo comentários sobre a postura, entonação de voz, domínio do conteúdo e uso do quadro. Dessa forma, conclui a 1ª fase, errando e aprendendo a partir dos erros.

        Durante todo o semestre foi possível discutir sobre diversos temas, como por exemplo, a avaliação e seus objetivos e todo processo ensino-aprendizagem.Para falar sobre avaliação elaborava provas sobre um determinado conteúdo e a partir daí analisava o objetivo de cada questão, ou a falta de objetivo na mesma, abordando também a postura que muitas vezes temos em elaborar questão sem deixar claro o que queremos que o aluno responda.

        Findando a 1ª fase, o professor escolheu turmas disponíveis na Escola Estadual Seminário São José, em Caetité-BA, turno matutino. Havendo ali, muitas turmas e só dois estagiários se disponibilizaram a trabalhar pela manhã, o estágio foi individual e as turmas foram escolhidas de acordo com a convivência do horário para cada estagiário.

Durante a observação pude acompanhar o trabalho da professora observando como se dava o processo ensino-aprendizagem naquele recinto.Concluindo a observação, tomei a postura a seguir no período de co-participação e regência.

Com a co-participação foi possível ter o primeiro contato com os alunos. Procurei enxergar suas expectativas e dificuldades. A maioria solicitava a todo momento a ajuda na resolução dos exercícios. Alguns mais tímidos ficavam mais afastados, mas nem por isso deixavam de ter a minha atenção.

Começou a regência e para que o ensinar, por parte de um, resulte no aprender por parte de outro, deve haver uma espécie de conexão entre professor e aluno e foi na posição não de professora ainda, mas de um aprendiz de professor que tomei a postura de perceber várias situações reais e concretas que um educador encontra em uma sala de aula. Procurei trabalhar buscando uma aprendizagem ativa, mostrando ao aluno que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobrir a si mesmo primeiramente.

Durante o período de regência, todas as quintas-feiras, professor orientador e estagiários encontravam-se na faculdade  para tratarem de assuntos referentes ao estágio, preparação de planos de aula e atividades a serem aplicadas.

É indispensável falar das características da turma em que foi feito este trabalho. Um grupo de 41 alunos, todos assíduos, de faixa etária entre 11 a 12 anos, a maioria proveniente de bairros periféricos da cidade de Caetité,  filhos de famílias humildes e o mais importantes é que isso não era obstáculo para eles. Com raríssimas exceções, todos se apresentavam inquietos e insaciáveis em busca do conhecimento. A maioria aprendia matemática com prazer.

        Os conteúdos eram explicados na aula e os alunos incumbiam-se de fazer as tarefas. Eram levadas atividades mimeógrafadas para serem feitas e corrigidas na sala. Como comecei a estagiar no final da terceira unidade, fiz a última avaliação da terceira unidade e a primeira da quarta unidade. Tais avaliações eram corrigidas e passadas as notas para a professora regente. Quero deixar claro que sem ajuda desta não poderia realizar este trabalho pois ela foi presente em todas as atividades, estava sempre a disposição dando total apoio.

        Em algumas aulas foram feitas dinâmicas para concretização da aprendizagem onde a turma participou com muito entusiasmo.

        Com base tudo que foi comentado, embora o trabalho tenha sido planejado para que não houvesse falhas, infelizmente houve, mas é natural perante o processo ensino-aprendizagem.

        Como foi colocado no início do presente relatório, esta foi a última fase do estágio,   onde citei alguns acontecimentos relevantes durante todo o processo.

Agora terminado o estágio, é fundamental ressaltar que foi um trabalho bastante enriquecedor com afirmações profundas a respeito do ensino da matemática e em busca de vencer os limites propostos pelo curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com