TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 3 PASSO 1

Artigos Científicos: ETAPA 3 PASSO 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3 PASSO 1

Nas unidades de alimentação e nutrição, são ambientes de trabalho que oferecem muitos riscos ocupacionais, O atendimento á critérios de segurança e de higiene e fundamental para a prevenção de acidentes de trabalho, constituindo-se o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual e o fornecimento dos mesmos pelo o empregador. Por essa razão, o empresário deve ser consciente de que a prevenção trás benefícios tanto para o empregador como para empresa é antes de tudo é um investimento é não uma despesa.

Uma unidade de alimentação e nutrição desempenha atividades relacionadas à alimentação e nutrição e tem como objetivos planejar a assistência alimentar a clientela e funcionários fornecendo alimentação adequada, desenvolvimento de programas de educação nutricional, individual e coletiva, planejamento e execução de pesquisas na área de nutrição e colaborar na formação de profissionais da área da saúde e avaliar as atividades desenvolvidas pelo o serviço (TEXEIRA et al.2006)

As unidades de alimentação e nutrição apresentam riscos consideráveis de acidentes, em decorrência do intenso movimento, aliado, em geral, à inexperiência pessoal e o ambiente dotado de grande variedade de equipamentos elétricos. Está demostrado que os acidentes nas UNA têm causas e podem ser prevenidas. As causas gerais são as condições inseguras, equipamentos defeituosos, falta de protetores, iluminação e ventilação inadequada, falta de equipamentos de proteção individual (EPIS) adequados, além de atos inseguros, negligentes, excesso de segurança, falta de supervisão falta de cooperação é indiferença à segurança CONCEIÇÃO & CAVALCANTI, 2001.

Para evitar acidentes de trabalho e doenças profissionais, é necessário um conjunto de medidas técnicas educativas, médicas e psicológicas, Para preveni-las é necessário que o uso dos EPIS seja adotado como medidas de segurança. Ministério do trabalho por meio as NR-6 obriga a empresa fornecer gratuitamente EPIS, em estado adequado é em perfeito estado de conservação. Ao trabalhador cabe usá-los de forma correta.

RISCOS AMBIENTAIS PRESENTES NA AREA DE UAN

Áreas Riscos Ambientais Classificação

Balcões de distribuição Repetitividade Risco ergonômico leve

Higienização de bandejas Ruído

Produtos químicos

Excesso de peso

Umidade Risco físico elevado

Risco químico elevado

Risco ergonômico elevado

Risco físico elevado

Pré-preparo restaurante executivo Levantamento de peso Risco físico médio

Preparo de sobremesas Umidade

Equipamentos Risco físico leve

Risco de acidentes leve

Cocção e caldeiras Calor

Ruído Risco físico elevado

Risco físico elevado

Lavagem de panelas Umidade Risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com